Estudo de caso: como Mauro Mequelussi construiu um portfólio de Micro-SaaS no-code

Como montar um portfólio no-code de Micro-SaaS?

Bruno Okamoto
9 Min de leitura
Estudo de caso: como Mauro Mequelussi construiu um portfólio de Micro-SaaS no-code

Construindo um portfólio de Micro-SaaS no-code

Quem é Mauro Mequelussi?

Mauro é um empreendedor nato. Apaixonado por tecnologia desde sempre. Desde cedo sempre foi focado em produtividade e tecnologia. Sua visão de mundo era muito clara e sempre gostou de estar por dentro das novidades tecnológicas.

Simplifico problemas complexos através de tecnologia

É formado em ciência da computação, é casado e tem um filho. Trabalha com tech desde os 12/13 anos. Quando era pequeno, seu irmão mais velho fazia faculdade de Informática, o que o fez criar gosto pela coisa. Ele também deixava Mauro fazer serviços como montagem, desmontagem, formatação, e então como todo bom nerd se apaixonou por computação.

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Aos 17 anos, começou a cursar Ciência da Computação e acabou se especializando no mundo de programação e lógica. Sempre teve facilidade com matemática.

Aos 19, entrou no exército como aspirante, e ficou lá por 7 anos, sendo que, durante esse tempo, esteve 4 anos cuidando da área de Informática, na parte de redes e infraestrutura. 

Durante seus anos no exército, teve a oportunidade de fazer vários cursos, chegando inclusive a montar, paralelamente, uma empresa de telefonia de VOIP e serviços, como auditoria das contas telefônicas para os clientes. Em 2018, vendeu sua empresa e foi para o mundo digital de marketing e infoproduto, por conta de sua esposa, que vendia cursos online.

O primeiro Micro-SaaS de Mauro Mequelussi: Odonto Marketing

Enquanto estudava oportunidades, em 2020, começou a observar este movimento no-code com muita força e, durante um bate-papo com um amigo dentista, vislumbrou uma oportunidade de fazer um Micro-SaaS em parceria, chamado Odonto Marketing. Usou da oportunidade, então, para aprender mais sobre Bubble.

A ideia do projeto era simples: criar vários templates de posts de redes sociais, e o cliente poderia apenas mudar o texto e a logo, e postar em várias redes.

Na época, não tinha muita noção a respeito de startups e de metodologias enxutas. Fez o produto em alguns meses e logo em seguida, 2 meses após o lançamento, percebeu que o produto não tinha escala como gostaria, e então deixou o produto para seu sócio.

Com a experiência adquirida, logo, foi em busca de novas oportunidades.

O Segundo Micro-SaaS de Mauro Mequelussi: Recup.in

A esposa de Mauro trabalhava com cursos digitais e lançamentos. Em uma conversa com ela, percebeu que havia muito dinheiro sendo deixado nos abandonos nos cursos. Percebeu isso, enquanto buscava melhorar a automação das vendas. Foi aí que teve a ideia do seu segundo projeto: um produto de recuperação de vendas.

Mauro aproveitou a rede de contatos da esposa e resolveu entrevistar os infoprodutores, para entender se de fato era uma dor latente, e de cara percebeu, que muita gente não tinha nem ideia de quanto estava na mesa. Assim, resolveu fazer um produto para ajudar o pessoal a recuperar essas vendas, chamado de Recup.in.

Como já tinha uma experiência em Bubble, desenvolveu o MVP em 1 mês, utilizando da rede de contatos sua e de sua esposa para trazer seus primeiros “early-users” para o produto – que era de graça. Foram 3 meses de teste, e depois houve o lançamento para o mercado – faturando R$30k no primeiro dia.

7 meses depois do lançamento, já havia faturado aproximadamente R$100k. Assim, foi automatizando e criando melhorias e, no meio do processo, observou outra dor dos mesmos clientes: a gestão de grupos do WhatsApp.

O terceiro Micro-SaaS de Mauro Mequelussi: Automatizap

Mauro desenvolveu o Automatizap em 15 dias, e antes de 30 dias já estava vendendo, com clientes pagando R$397 por aquele produto. Como já tinha uma base de clientes, então, fazer o cross-sell foi mais “fácil”. Desde o começo já possuía uma carteira de clientes e a consequente monetização do seu projeto.

Em 7 meses de projeto, o Automatizap passou de R$ 100k de faturamento

Depois do sucesso dos seus produtos, começaram a surgir vários concorrentes, principalmente com o Recup.in – quando grandes players começaram a criar essas ferramentas.

Ponto de atenção: Mesmo com retenção alta, um Micro-SaaS quando atua em um nicho sempre vai ter essa fragilidade mercadológica por ter um público “pequeno” e a briga com os concorrentes acaba sendo por preço e a conversão cai bastante. O suporte humanizado se torna um diferencial no longo prazo.

Isso forçou o Mauro a pivotar o Recup.in pouco mais de 1 ano depois do seu lançamento. Precisou reajustar as estratégias e a energia dispensada neste projeto, pois o mesmo foi perdendo tração da noite para o dia.

Para que o ecossistema do Automatizap e do Recup.in funcione, atualmente, Mauro busca entender muito bem o que os concorrentes estão fazendo e em que estão pecando. Mauro comenta que o mercado muda muito rápido, então, precisa ficar com os olhos abertos para poder se diferenciar dos concorrentes.

Churn se estabilizando com o tempo depois que os concorrentes surgiram

Mauro cita, por exemplo, que no mundo do no-code o pessoal faz muito app de delivery, já ele gosta de buscar coisas que não existem ou que sejam muito diferentes. E o seu foco é sempre na UX do usuário. 

Estar muito próximo do usuário e escutar eles ajuda muito na leitura do mercado e na criação de inovações, e não imitações

Facilitar é muito importante. A retenção se tornou, nessa história, a coisa mais importante na construção dos seus SaaS. Mauro quer ensinar para as pessoas como terem retenção para seus SaaS, pois considera que, através da UX, você pode acelerar a escala como no-code e ainda ter uma retenção bem alta.

Retenção é a métrica mais importante de um Micro-SaaS

Todos os Micro-SaaS que Mauro faz já são pensando em vender. Trata tudo como empresas diferentes, e deixa as coisas muito bem organizadas, sempre olhando para a escala.

Trocar o pneu com o carro andando é muito mais difícil

Outra questão é não querer resolver problemas futuros, por exemplo, pensar em um problema que pode acontecer quando tiver mil usuários quando ainda não tem nem CEM.

Se o MVP tá redondo é porque demorou muito para lançar. E verdade, será um eterno MVP.

Os próximos passos de Mauro Mequelussi

Para o futuro, Mauro pretende ajudar outros empreendedores(as) na construção de automações, plataformas e aplicativos com escala e velocidade utilizando No-Code e pretende lançar uma comunidade focada neste público. A ideia é criar um ecossistema para que empreendedores possam ajudar uns aos outros e trocar clientes, especialmente para aqueles que não estão conseguindo sair de 1 a 2 (de 0 a 1 já tem muito conteúdo disponível na internet). Mauro acredita que a tecnologia no-code vai revolucionar o mundo, ainda mais com a facilidade da inter-conectividade das APIs. Ele ainda quer continuar crescendo seus Micro-SaaS, mas não quer construir novos. Seu foco é ajudar os empreendedores e, talvez, participar de negócios que já estão rodando – com todo seu know-hall para agregar.

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