Marketing Side Project como Micro-SaaS
Transformando a newsletter em um ecossistema de empreendedores
Construir uma newsletter e montar um ecossistema inteiro em torno dela é um feito maravilhoso. Fiz vários experimentos e resolvi transformar este projeto em um artigo.
Vou começar este post falando sobre como montei a newsletter Nova Economia do Micro-SaaS, como validei meu público alvo, e qual é a proposta de valor do meu conteúdo – além de alguns growth hacks de como fui escalando a news com o tempo.
Quer participar da primeira e maior comunidade de Micro-SaaS do Brasil?
- Conheça todas as novidades do mercado
- Faça networking
- Troque informações e conhecimento com profissionais de tecnologia, marketing e negócios
Junte-se a mais de 5.000 profissionais em nossa Comunidade de Micro-SaaS Brasil! Conheça aqui. É Grátis!
Uma das minhas metas neste projeto é seguir com a construção do #BuildInPublic e deixar transparente todo o projeto que estou montando. Espero que isso te incentive de alguma forma a lançar seu primeiro Micro-SaaS.
Então, este artigo tem o objetivo de te ensinar (e inspirar) a montar seu Marketing Side Project. Isso é uma excelente ferramenta para você gerar presença na internet, gerar tráfego para seus Micro-SaaS e autoridade em um determinado tema.
Desde quando lancei a newsletter Nova Economia do Micro-SaaS, fiquei estudando sobre meu público (entrevistando +100 pessoas), sendo que o resultado dos meus estudos está na comunidade, com quase 1.700 membros em 10 meses de existência no Telegram, e + 550 membros no nosso fórum lançado em menos de 2 meses!
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-64-1024x710.png)
A partir daquele momento, decidi monetizar o ecossistema e, para fazer isso, venho construindo alguns produtos. A grande maioria estou construindo em parceria com outros empreendedores – porque, quando somamos esforços pelo mesmo propósito, nosso público se beneficia em dobro.
Customer discovery e o primeiro sistema de monetização (#GrowthHack)
A ideia foi simples: colocar uma “doação” como um investidor para me ajudar a construir o ecossistema de Micro-SaaS. O valor mínimo era de R$5 reais. Lancei esse projeto logo no início e, para minha surpresa, teve mais de 20 pagantes já no começo, e aos poucos a média se estabilizou em 8% de todos os leitores.
Para todo mundo que pagava, eu disparava um email automático através do Zapier + Gmail agradecendo pelo investimento, e enviava um link de agenda para bater um papo.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-54-1024x386.png)
Depois de +80 entrevistas, já estava mais do que claro quem era minha persona e suas expectativas. Então, decidi mudar o discurso, deixando como uma “doação para me ajudar a montar o ecossistema”.
Desde então, o MRR (fat. recorrente mensal) já passou de R$1k e vem descendo em uma taxa divertida de acompanhar.
O mais bacana de tudo é que tem gente desde os primórdios deste projeto ainda doando. Outras, aumentaram o plano de R$9/mês para R$90/ano, e até R$250/ano!
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-63-1024x713.png)
Canal de distribuição (#GrowthHack)
Quando lancei a newsletter Nova Economia do Micro-SaaS, testei vários canais de distribuição depois que já tinha uma mínima ideia de quem era minha persona. Eu sabia que para criar autoridade no canal eu precisaria ter paciência e cadência… E assim foi. Selecionei alguns grupos e comecei a postar conteúdo e pedir feedback dos membros toda semana, religiosamente. Isso ajudou bastante nos primeiros meses a gerar novos assinantes para a newsletter.
Alguns grupos trouxeram bom retorno nos meus testes iniciais. Grupos de SaaS e de Bubble tiveram maior engajamento, enquanto de Startups e empreendedorismo tiveram um engajamento bem menor.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-65-1024x975.png)
Como todo bom empreendedor cara de pau, os grupos que escolhi postar conteúdo já tinham uma figura de autoridade, e para ser visto por ela precisava ter cadência e qualidade nos meus conteúdos.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-53-1024x230.png)
Esses resultados me levaram a oportunidades de conseguir entrevistas com eles no YouTube e isso alavancou o crescimento da newsletter e impulsionou bastante o SEO. Isso ajudou e ajuda muito -além de gerar amizades, com vários projetos no forno.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_webp,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F4c78db8e-a7b3-4009-bd6a-629d22d659d7_1902x1444.png)
Curiosidade rápida
Agregar parceiros com indicações de leitura da sua newsletter é uma forma incrível de ajudar outros empreendedores (que produzem bons conteúdos) a alavancar seus projetos. Considero isso um “give back” sem esperar nada em troca.
Quase 50% dos meus subscribers da minha newsletter Nova Economia do Micro-SaaS a assinaram de um parceiro. Incrível, né?
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_webp,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F87f6ad39-9704-4c27-a2df-c17049eb584d_1094x494.png)
Newsletter no LinkedIn (#GrowthHack)
Uma coisa interessante é que quando decidi começar a newsletter eu ia fazer 100% através do sistema de news do LinkedIn.
E o bacana é que quando você lança uma news por lá o sistema envia um invite da sua nova newsletter para todos os seus contatos (que tem ativadas as notificações de newsletter). Se você tiver uma boa credibilidade (ex: já produz conteúdo) ou o conteúdo tiver tudo a ver com sua rede, existe uma grande chance de o pessoal topar seguir a news.
No caso, eu fiz uma pequena e rápida pesquisa na rede social.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_webp,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F9c9ea2f6-28f4-49ef-bad0-d18e9db7790b_1314x1278.png)
E resolvi lançar a newsletter Nova Economia do Micro-SaaS lá. Para minha sorte, tive 3.7k de inscritos de cerca de 18 mil seguidores de largada. Após 10 meses, minha news já havia subido 1k organicamente – o que me deixou muito motivado em continuar postando lá.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_webp,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F64c6b3ec-f1db-4b1e-8730-71bb8ea23759_1332x844.png)
O desafio do Linkedin é que ele não me dá acesso aos emails das pessoas inscritas na newsletter. Fica difícil eu trabalhar sem ter os emails e métricas mais sólidas do conteúdo. A solução? Manter a newsletter fora da plataforma, e colocar CTA (calls to action) nos artigos para trazer as pessoas para minha newsletter.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-59-1024x629.png)
Mais uma coisa muito interessante é que o Linkedin tem um sistema poderoso de SEO. Ele traz muito mais impressões de conteúdo do que o Substack, mas, a conversão para a newsletter é muito baixa (provavelmente por conta do meu público alvo do Linkedin).
Canal de distribuição para uma demanda reprimida
Com o crescimento da newsletter Nova Economia do Micro-SaaS, da comunidade e da visibilidade das entrevistas no YouTube, muitas pessoas começaram a pedir outro canal.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_webp,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fccabe0c6-3ded-4445-8a45-8f4efce0a9ab_2048x1152.png)
O desafio de criar conteúdo, além da cadência, é o exercício constante de criatividade com foco. Cada artigo da newsletter Nova Economia do Micro-SaaS demandava tempo – entre estudo e escrita preciso de 2 a 5 horas por artigo. E um canal no YouTube + edição, para quem nunca fez um na vida, quanto demanda? Ainda assim, resolvi ir lá e fazer para descobrir.
Desafio aceito – lancei mais um canal de topo de funil para atingir uma demanda não reprimida. Precisei correr para me organizar com a rotina e com os novos desafios dessa curva de aprendizado.
Curiosidade: Fiquei dias me preocupando e me enrolando para lançar o primeiro vídeo – buscando a perfeição. Fui lá, lancei e só depois descobri que a gravação só sai som do lado esquerdo. Lição? Lança rápido.
Não dá para esquecer do principal: curtir a jornada e não deixar o trabalho invadir seu espaço pessoal, de sua saúde, de sua família e de seu lazer.
Micro-SaaS como side marketing project pode ser construído com calma.
Construa negócios calmos.
Construir um Marketing Side Project pode te trazer vários benefícios, validar negócios e construir audiência/autoridade (e até uma comunidade) em torno de um tema (ou de você).
Então, além de ser um excelente experimento pode te ajudar a criar bastante tráfego para seu Micro-SaaS e visibilidade. Um dos caminhos para começar pode ser, por exemplo, fazendo #BuildInPublic.
Em 2021, 35 mil pessoas visitaram um website chamado “How to say no” em 24 horas. A ideia? Uma coletânea de templates de emails que ensinam a dizer “não” em várias situações que foi viral.
Em menos de 2 semanas, mais de 106 sites fizeram backlinks do artigo, o que gerou maior autoridade para o site, além de ter ficado em primeiro lugar no Product Hunt, no Hacker News e no Reddit (40k upvote). Foi o sucesso de um projeto viral.
Essa estratégia foi apenas uma das várias utilizadas por Pat Walls – empreendedor por trás do Starter Story que gera +1.5M viewers no seu blog.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-51.png)
A ideia de Pat Walls era usar o Starter Story como um Marketing side project para seu Micro-SaaS TryPigeon (extensão do Chrome para Gmail), mas, acabou construindo um negócio que fatura 1M por ano.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-52.png)
O que é Marketing Side Project na prática?
São pequenos produtos digitais (ou serviços) que têm a intenção de atrair consumidores para seu negócio. Não consegui descobrir quem foi o criador do termo, mas, o livro Traction, conhecido aqui na comunidade Nova Economia do Micro-SaaS, aborda sobre essa estratégia – mais especificamente no capítulo 11, quando os autores falam de Engenharia como marketing, e citam exemplos de várias ferramentas, como calculadoras, widgets, sites educacionais, bases de conhecimento, etc.
Uma coisa que aprendi sobre esses projetos de atração de consumidores é que eles não podem ter foco direcionado para sua própria base, e tampouco podem ter o foco de gerar receita. Isso porque, no final do dia, o objetivo é sempre atrair novos clientes fazendo o menor esforço e gerando um maior resultado de aquisição, como na história de Pat Walls.
Exemplos de Marketing Side Project
Produtos físicos
Livros, ebooks, etc. – empresas utilizam isso para distribuir conteúdo em lugares/para públicos estratégicos;
Ferramentas de conversão
Um Marketing Side Project famoso na internet de conversão é o Kapwing, que serve como edição de vídeos online. Lançaram uma ferramenta gratuita para converter vídeos em MP3, GIF, MP4 ou JPG;
Checklists
Listas online ou para download para gerar leads;
Templates
Excel, Google Sheets, arquivos em PDF, etc. – estratégia super comum;
Jogos
Aqui no Brasil, ainda há poucas empresas utilizando essa estratégia, mas, lá fora, é bem conhecida. Algumas empresas fazem isso para gerar tráfego “viral” na base de compartilhamentos;
Diretórios e agregadores
Várias ferramentas de marketing utilizam essa estratégia. Na verdade, ela é muito comum por aí – consolidar informação tem muito valor quando vivemos em um mundo sobrecarregado de conteúdo;
Outro exemplo bacana é o Open Startups do Baremetrics, em que você conecta sua conta do Stripe e pode deixar todas métricas do seu Micro-SaaS públicas – famoso #BuildInPublic;
Calculadoras
Normalmente são rápidas, fáceis de fazer, e geram uma boa quantidade de leads. Um exemplo famoso é a How much to make an app, que viralizou uns anos atrás;
Quiz
Estratégia super comum também para gerar engajamento com as pessoas. Seja um quiz para saber algo sobre você, sobre uma empresa, etc.;
Ferramentas e aplicativos
Deixei por último o caminho mais conhecido pelos Indie Hackers para gerar lead, que é construir um Micro-SaaS especificamente para isso.
Essas são algumas ideias. Existem dezenas de outras sugestões para você fazer um Marketing Side Project, como, por exemplo, a criação da newsletter que citei no início do texto.
Estudo de caso de um Micro-SaaS gringo
Na lista acima, citei a Kapwing e seu projeto de ferramenta de conversão gratuita para a geração de leads para sua ferramenta principal.
Há alguns anos, a Kapwing era como qualquer Micro-SaaS, sem financiamento, sem muitos clientes e sem muita verba para crescer seu projeto, além da dedicação dos empreendedores Julia Enthoven e Eric Lu.
Eles haviam testado vários caminhos – coldemails, Google Ads, Facebook Ads, postar em vários grupos do Facebook, etc. – mas a tração do produto era muito lenta. Desses aprendizados, os empreendedores tiraram uma lição importante.
We learned that, for our product, SEO is king (Aprendemos que SEO é o rei para nosso produto)
Julia Enthoven
Então, eles começaram a fazer alguns experimentos para gerar SEO. A ideia deles era simples:
- Construir um Marketing Side Project;
- Hospedar no seu próprio domínio (falo mais disso no final do artigo);
- Conseguir mídia e atenção do público.
De forma resumida, ao conseguir exposição na mídia automaticamente conseguiriam mais backlinks para sua página. Por estar tudo hospedado no mesmo domínio, isso faria com que o Google rankeasse melhor sua página.
Atualmente geram +2M views por mês com tráfego orgânico.
Construindo visibilidade com o seu Micro-SaaS no Brasil
A ideia de Julia e Eric me fez lembrar muito da jornada com a minha empresa EUNERD. Nossa principal estratégia de fortalecimento de branding e exposição de marca foi atração de mídia.
O que fiz foi montar uma lista e me relacionar com centenas de jornalistas, além de abordar friamente alguns por email.
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-58-1024x732.png)
Voltando aos founders da Kapwing, eles lançaram mais de 10 Marketing Side Projects que geraram para eles esse tráfego imenso (2M+/mês), além de vários backlinks – mais de 106 em 15 dias!
![](https://timefocado.com/micro-saas/wp-content/uploads/2023/06/image-57-950x1024.png)
A lição que podemos tirar desse estudo de caso é que criar Marketing Side Projects é algo que não demanda muito tempo e esforço, mas, sim, bastante criatividade e curiosidade em descobrir qual canal funciona melhor para ser visto.
Diferença entre Produto e Audiência
O desafio de construir um Marketing Side Project é saber se você quer montar um projeto para gerar lead ou para crescer audiência. É muito importante que você entenda isso antes de construir o seu.
- Produto: No caso dos projetos orientados ao produto, você faz um projeto pensando em trazer leads com alguma dor, imaginando que em algum momento da jornada a dor possa ser resolvida com seu projeto principal. Enquanto isso não é necessário, o Marketing Side Project é usado para você captar o lead e ir esquentando o projeto principal.
- Audiência: Neste caso, você atinge pessoas que não tem necessariamente uma dor, ou não estão buscando por uma solução. Um exemplo é o Shopify, que construiu uma ferramenta para criar logos de graça. Quem cria logo não vai necessariamente montar uma loja virtual.
Além disso, eu recomendo que você faça o projeto pensando em uma boa e clean UX. Isso vai ajudar muito na credibilidade do projeto.
Outra dica que eu dou é sobre o uso do domínio. Se você usar um domínio com com a exata descrição do projeto, pode existir uma chance de o Google rankear melhor seu projeto. Por exemplo: em todo post eu escrevo Micro-SaaS no título e, hoje, o Google nos colocou em primeiro lugar da pesquisa com vários artigos.
Dicas de ferramentas para você construir Marketing Side Projects: Calconic, outgrow e Bubble para construir este tipo de projeto.
Para começar nessa jornada, eu recomendo pegar um tema que você curta muito, caso não tenha um Micro-SaaS, ou, pesquise cases de Marketing Side Project lá fora e fazer um experimento (ou buscar referências em portais bacanas, como o Marketing Examples); construir o projeto com uma ferramenta no-code, ou até mesmo usando uma newsletter; lançar a ferramenta em várias redes sociais e procurar enviar para pessoas no LinkedIn ou para repórteres e, por fim, otimizar seu projeto: pegue feedbacks com amigos e com a comunidade de Micro-SaaS para deixar o SEO o mais aperfeiçoado possível.