15 formas de ganhar dinheiro com Micro-SaaS
O tempo vai passando, e cada vez mais vamos aprendendo sobre as oportunidades que construir um Micro-SaaS pode oferecer.
No artigo de hoje, trago uma visão sobre como entrar no ecossistema de Micro-SaaS, mas, não somente se limitando à visão das várias formas de você começar e, sim, ampliando os horizontes.
Para começar, você não necessariamente precisa saber desenvolver ou ter seu próprio projeto. Você pode usar suas habilidades, produtos e seu tempo.
No fim do dia, Micro-SaaS são pequenas empresas que precisam dos mais variados tipos de serviço, assim como qualquer outro negócio.
Sumário
Ideias e oportunidades para ganhar dinheiro com Micro-SaaS: 3 perspectivas diferentes.
Como empreendedor de Micro-SaaS
- Influencer + Micro-SaaS
- Infoproduto de Micro-SaaS
- Info-SaaS
- White Label
- Portfólio de Micro-SaaS
- SaaS enable marketplace
- Comunidades
- Serviços produtizados.
Como fornecedor para Micro-SaaS
- Vendendo serviço de desenvolvimento ou projeto desenvolvido
- Afiliados para Micro-SaaS
- Templates e boilerplates
- Consultorias, mentorias e serviços para founders de Micro-SaaS.
Como investidor
- Investindo em Micro-SaaS em troca de equity + futuros dividendos
- Vendendo ou comprando Micro-SaaS (carteira de clientes ou propriedade intelectual)
- Programa de aceleração (ou mentoria coletiva) para founders em troca de equity.
Este artigo baseia-se em um estudo realizado no meu grupo de networking da Comunidade Privada com empreendedores dos mais diversos nichos, mercados e experiências.
Como empreendedor de Micro-SaaS
Como empreendedor, há várias formas de ganhar dinheiro com Micro-SaaS. O caminho mais óbvio é construir o próprio projeto, mas, existem várias outras formas criativas de ganhar dinheiro paralelamente.
Influencer + Micro-SaaS
Se você é influencer e empreendedor de Micro-SaaS, é possível que ambas as “carreiras” cresçam juntas. Na “influência” está o poder do canal de distribuição com a tecnologia. Esse é o caminho mais rápido atualmente para escalar um Micro-SaaS, porém, há um custo, e a jornada também é longa.
Se você não é influencer, você também pode fazer parcerias para aproveitar esse canal de distribuição.
Algumas formas de fazer parcerias com influencers
- Prospectar influencers em suas redes socias enviando mensagem no privado, ou comentando em posts antigos;
- Chegar no influencer através de indicações e networking;
- Entrar em contato com a equipe do influencer;
- Pagar por mentorias e eventos em que o influencer esteja para acessá-lo de forma mais “fácil”.
E para os influenciadores, um caminho mais rápido para achar empreendedores de Micro-SaaS é dentro da comunidade.
Tenho um vídeo falando sobre essas oportunidades aqui.
Nos estudos de caso, há vários outros cases bacanas.
Infoproduto de Micro-SaaS
Cursos, assinaturas, workshops, webinars, e-books, e assim por diante.
O clássico do marketing digital. Vamos ver muito infoprodutor surgindo no mercado de Micro-SaaS, e isso vai ser divertido.
Agora, imagine SaaS + Infoproduto? Eis uma combinação poderosíssima.
Thumb do meu video do YouTube que falo sobre este movimento.
Nosso ecossistema e o mercado, como um todo, vão evoluir bastante nos próximos anos.
Info-SaaS
Esse é um novo formato bem interessante que está surgindo. Muitos infoprodutos estão transformando e/ou adaptando cursos para um formato mais recorrente, unindo software com seus infoprodutos.
A premissa é bem simples: transformar conteúdo em um passo a passo no formato de software.
Agora, com IA, é possível criar vários agentes, ou montar automações que facilitem o aprendizado do aluno. Isso aumenta a retenção e gera mais valor ao resolver um problema de ordem prática.
Discussão na dos membros da Comunidade Privada.
White Label
Existem várias ferramentas no mercado que funcionam como white label, ou o próprio empreendedor pode construir e revender a sua. Esse é um dos modelos favoritos de muitos empreendedores.
Experiências do Felipe da nossa Comunidade Privada.
O maior desafio do White-label assim é o fato de você construir sua casa no terreno dos outros, ou seja, você também depende deles para construírem novas funcionalidades, e assim por diante.
Mas no final do dia, ainda é uma das melhores opções disponíveis.
Portfólio de Micro-SaaS
Construir um Micro-SaaS é desafiador, mas, ao mesmo tempo é um laboratório de aprendizados.
Uma vez que você passa pela jornada de 0 a 1 e aprende como funciona o framework, construir outros projetos se torna algo relativamente menos complexo.
Instagram do Tiago Costa.
Um caminho que eu vejo cada vez mais comum é construir um portfólio de vários negócios recorrentes, pulverizando a fonte de renda e os riscos.
Uma forma de se beneficiar deste movimento é construir em público e ir criando um canal de distribuição ao longo do tempo para diminuir seu CAC.
Há dezenas de outras referências na comunidade e nos estudos de caso.
SaaS enable marketplace
Alguns empreendedores estão desenvolvendo marketplaces dentro de seus Micro-SaaS. Isso permite outras ferramentas plugarem em seus negócios e crescerem organicamente. Em troca, eles cobram uma assinatura ou pegam um % da venda.
O modelo de negócio não é novo, mas, era, até então, usado com mais frequência em Startups mais consolidadas, para crescer mercado e aumentar receita.
Hoje em dia, dependendo do nicho, é possível se tornar referência rapidamente, e construir ferramentas que se acoplam ao SaaS principal, e não como novas funcionalidades.
Comunidades
Você pode criar comunidades pagas dentro de seu nicho como empreendedor de Micro-SaaS.
AI Builders: nasceu dentro da Comunidade de Micro-SaaS
Por exemplo, sua especialidade é construir Micro-SaaS usando N8N, então, para isso, você tem uma comunidade especializada nisso, que foca em empreendedores de Micro-SaaS.
Andre Prado no Youtube.
Assim surgiu a IA Builders, que hoje fatura milhares de reais ensinando empreendedores a construir Micro-SaaS e automações no-code.
Construir sub comunidades de nicho são uma excelente alternativa. Ainda vamos ver muitas nascendo nos próximos meses.
Quanto mais iniciativas houver, mais o ecossistema ganha.
Serviços produtizados
Como empreendedor, você também pode produtizar serviços, automatizar o processos, e criar um framework de entrega sob demanda. É um excelente caminho para produtizar demandas recorrentes, tais como serviços de design, desenvolvimento e até Pitchs.
Este é um dos caminhos favoritos dos freelas antes de começar no mundo do Micro-SaaS.
Como fornecedor para Micro-SaaS
Freelas
Este é o famoso freela ou contratação de projeto de escopo fechado. Há muita demanda e oferta surgindo diariamente, como podemos ver na Comunidade.
Este é o caminho mais simples e rápido de entrar neste mundo e ainda pagar as contas.
Afiliados para Micro-SaaS
Muitos gestores de tráfego do mercado do marketing digital estão vindo para a Comunidade de Micro-SaaS. A beleza de vender um negócio recorrente é que ele vai acumulando todo mês. É muito mais rentável no longo prazo do que vender infoproduto.
Já estamos vendo vários marketplaces como Hotmart, Eduzz e Kirvana que têm Micro-SaaS em primeiro lugar nos produtos mais vendidos.
Este mercado vai crescer bastante.
Se, em 2 anos, temos 1.700 Micro-SaaS mapeados na Comunidade, imagine quantos não nascerão nos próximos 3 anos? E quantas oportunidades para afiliados não há?
Templates e boilerplates
Estou vendo vários pequenos templates de páginas e funcionalidades (boilerplates) nascendo para os empreendedores da Comunidade.
Just Launch do BuildMicroSaS.
Caso não saiba, boilerplate de SaaS é um código base reutilizável que acelera o desenvolvimento de aplicativos SaaS, fornecendo componentes comuns como autenticação e gestão de usuários.
Também acho que esse mercado vai crescer bastante, principalmente em se tratando plug-ins e addons para ferramentas hard/no-code no Brasil (Ex: Bubble).
Consultorias, mentorias e serviços para founders de Micro-SaaS
Serviços, no geral, para os empreendedores de Micro-SaaS. O mais comum que vejo são mentorias para founders.
A jornada é longa e a falta de conhecimento pode levar a muitos desafios. Ter um mentor pode ajudar a encurtar o caminho e deixar a jornada mais leve.
Eu mesmo ofereço volta e meia esse serviço para alguns membros da Comunidade.
Como investidor
Investimento por equity + dividendos
Este modelo é o mais comum que vejo acontecer na Comunidade. Os investidores não querem só equity, pois sabem que, no longo prazo, talvez o foco não seja vender a empresa, mas, sim, os dividendos.
Por isso, acabam preferindo por um modelo híbrido, no qual fazem um aporte financeiro em troca de um pouco de participação do negócio e da distribuição do lucro.
O que eu gosto neste modelo é a possibilidade de o empreendedor manter o investidor ao lado, pois, como ele, há interesse no curto prazo (dividendos), permitindo que acompanhe de perto o negócio, e somando para o fundador.
Já participei de alguns investimentos na Comunidade de Micro-SaaS.
Vendendo ou comprando Micro-SaaS (carteira de clientes ou propriedade intelectual)
Este modelo é mais comum lá fora. Aqui no Brasil, ainda é muito incipiente e, quando acontece, constitui uma venda de um sistema por algum motivo, seja por não ter dado certo, pelo cansaço, ou simplesmente porque o criador do projeto perdeu o tesão.
Escrevi 3 artigos completos sobre o tema aqui:
Programa de aceleração (ou mentoria coletiva) para founders em troca de equity
Ainda não existe um programa no Brasil, mas, lá fora, existem alguns, como, por exemplo, Build Space, Tiny Seed, Founder Institute, etc.
Acredito que, com o tempo, vão começar a surgir programas de aceleração e novos negócios focados em ajudar vários founders coletivamente a aprenderem sobre a jornada de lançar e escalar seus Micro-SaaS.
É claro… está nos planos construir um projeto para a comunidade 🙂