68 marketplaces B2B SaaS para indie hackers.
Bruno Okamoto
24 Min de leitura

68 marketplaces B2B SaaS para indie hackers

O artigo de hoje é um artigo consultivo. Ou seja, você pode usar ele para se inspirar para buscar ideias e oportunidades para construir seu Micro-SaaS.

Favorite essa lista para revisitar quando quiser. Se precisar de sugestões para validar ideias, leia este artigo.

Como indie hacker e fã da Stair Step Approach, os negócios SaaS que mais me interessam são aqueles que se conectam a plataformas B2B em crescimento.

Geralmente, essas plataformas facilitam encontrar clientes, criar produtos mais direcionados, e construir confiança.

Shopify, Slack e Salesforce são exemplos de produtos B2B com marketplaces mais maduros e conhecidos, mas há vários outros exemplos. Dentre os diferentes marketplaces, há aqueles mais completos, que integram avaliações de usuários e manipulação de pagamentos, até aqueles “diretórios de integração” mais básicos.

Dentre os mais de 100 marketplaces e diretórios de integração que encontrei, 68 se destacaram como válidos para um indie hacker. Os que integram avaliações de usuários estão destacados com um (*) do lado de seus nomes.

Gestão de Relacionamento com o Cliente (Costumer Relationship Management – CRM)

Salesforce*

O Salesforce é um dos primeiros produtos SaaS que foi criado, e tem, sem dúvidas, o mais desenvolvido marketplace de aplicativos do mercado. Seu catálogo inclui avaliações de usuários, chat online, informações sobre preços, e muito mais.

Link aqui.

Hubspot*

O Hubspot oferece um conjunto de produtos, incluindo CRM, construtor de sites, construtor de formulários, e muito mais. O marketplace de aplicativos inclui avalições de usuários, quantidade de instalações de aplicativos, vídeos, e informações sobre preços.

Link aqui.

Pipedrive*

O Pipedrive não é tão conhecido quanto o Hubspot ou o Salesforce, mas, com mais de 95.000 o utilizando, podemos dizer que é grande. Seu catálogo do marketplace de aplicativos inclui classificações, avaliações, e vídeos (opcional).

Link aqui.

Zoho CRM*

Como as opções acima, o Zoho oferece tanto o CRM quanto um conjunto de ferramentas para empresas. Seu catálogo de marketplace inclui avaliações de usuários, informações sobre preços, e vídeos (opcional).

Link aqui.

Suporte ao cliente (Customer support)

Zendesk*

O Zendesk oferece um app de marketplace razoavelmente maduro, em que seu catálogo inclui avalições de usuários, informações sobre preços, e vídeos.

Link aqui.

Freshdesk

O Freshdesk faz parte de um conjunto de produtos da marca Freshworks. Seu marketplace parece bastante avançado e inclui algumas ferramentas úteis, como pesquisa, contudo, seu catálogo não oferece avaliações de usuários e informações sobre preços.

Link aqui.

Intercom

O Intercom não é exatamente uma ferramenta de suporte, mas eu não tive certeza de qual categoria deveria incluí-lo, já que esse é um produto que faz muitas coisas. Eles são mais conhecidos pelo seu widget de chat on-line. O catálogo do marketplace do Intercom conta com informações sobre preços, vídeos (opcional), mas não tem avaliações de usuários.

Link aqui.

HelpScout

O HelpScout não é tão grande quanto o Zendesk ou o Freshdesk, mas é bastante popular entre as start-ups, que estão normalmente mais abertas a testarem novos aplicativos. Seu diretório de aplicativos é bem básico, e não inclui itens como avaliações de usuários e informações sobre preços.

Link aqui.

Front

O Front é uma ferramenta de colaboração por e-mail que é normalmente usada para suporte ao cliente. Como o HelpScout, as funções de seu aplicativo são bastante básicas.

Link aqui.

LiveAgent

O LiveAgent é outro conjunto de ferramentas de suporte ao cliente. Seu diretório de integração é mais simples, muito parecido com o Front e com o HelpScout.

Link aqui.

Ferramentas de desenvolvimento

Github

O Github é a plataforma de code hosting mais conhecida de todas. Seu marketplace não inclui avalições de usuários, mas possui outros recursos que são úteis, como os pagamentos.

Link aqui.

Heroku

O Heroku é uma plataforma de hospedagem e de nuvem. Seu marketplace não inclui avaliações de usuários, mas é bastante avançado, já que os clientes podem instalar aplicativos diretamente do marketplace, e acredito que podem, também, pagar por aplicativos através do Heroku.

Link aqui.

Atlassian*

O Atlassian cria várias ferramentas populares direcionadas para desenvolvedores e equipes de produtos. Isso inclui: Jira, Bitbucket, Confluence, entre outros. O marketplace é repleto de recursos, e inclui avaliações de usuários, quantidade de instalações, instalações indiretas, pagamentos diretos, e muito mais.

Link aqui.

Cloudflare*

O Claudflare é um conjunto de ferramentas muito popular, dentre as quais a mais conhecida é a CDN. Seu marketplace conta com avalições de usuários, classificações, e ainda tem um recurso interessante por meio do qual é possível visualizar aplicativos sem precisar baixar.

Link aqui.

Amazon Web Services (AWS)*

O AWS é o conjunto de ferramentas de desenvolvimento da Amazon. O marketplace conta com avaliações de usuários, dados sobre preços, entre outros.

Link aqui.

Google Cloud

O Google Cloud abrange os serviços de desenvolvimento oferecidos pelo Google. Seu marketplace de aplicativos conta com informações sobre preços, mas não inclui avaliações de usuários ou classificações.

Link aqui.

Microsoft Azure*

O Azure é o conjunto de ferramentas de web da Microsoft para desenvolvedores. Seu marketplace de aplicativos é bastante avançado, e inclui avaliações de usuários, informações sobre preços, e vídeos (opcional).

Link aqui.

DigitalOcean

O DigitalOcean é uma plataforma de hospedagem em nuvem (a qual, inclusive, estou usando para hospedar este site). Tem um marketplace mais básico, que não conta com avaliações de usuários, preços, etc.

Link aqui.

Vercel

O Vercel é uma plataforma de hospedagem principalmente para sites estáticos. Tem um marketplace de aplicativos muito básico, embora permita que os usuários instalem aplicativos diretamente do Vercel.

Link aqui.

Auth0

O Auth0 torna mais fácil aos desenvolvedores adicionar serviços de autenticação em seus produtos (autenticação como serviço), e tem um marketplace de integração.

Link aqui.

Construtores/Criadores de Sites

Shopify*

O Shopify é uma plataforma de e-commerce e tem uma dos melhores marketplace de aplicativos. O catálogo do marketplace conta com avaliações de usuários, pagamentos, vídeos, entre outros. Os criadores de aplicativos podem inclusive usar anúncios pagos no marketplace para alcançar mais clientes em potencial.

Link aqui.

WordPress*

O WordPress alimenta grande parte de todos os sites que existem. É o construtor de sites ou o sistema de gerenciamento de conteúdos mais conhecido. Seu catálogo de plugins conta com avaliações de usuários, números de downloads, entre outros. A maioria dos plugins são gratuitos e, dentre os pagos, grande parte cobra uma taxa única para utilização. Este é outro mercado com muitas oportunidades e grande concorrência.

Link aqui.

Squarespace

O Squarespace é também um construtor de site muito conhecido. Se você costuma ouvir podcasts, já ouviu um de seus anúncios. Seu marketplace é pequeno e menos avançado do que muitos dos citados acima. Não conta com avaliações de usuários, mas apresenta informações sobre preços.

Link aqui.

Webflow

O Webflow é um construtor de sites voltado para desenvolvedores e designers no-code. Parece estar crescendo rapidamente, mas seu catálogo ainda é muito básico.

Link aqui.

Wix*

O Wix é outro construtor de sites, principalmente utilizado por pequenas empresas. Seu catálogo inclui avaliações de usuários, vídeos, detalhes sobre preços, entre outras opções.

Link aqui.

Magento*

O Magento é um construtor de sites de e-commerce, geralmente utilizado para desenvolver lojas on-line mais avançadas e personalizadas do que aquelas criadas no Shopify. Seu catálogo é avançado, e inclui avaliações de usuários, seções de perguntas e respostas, entre outros.

Link aqui.

WooCommerce*

O WooCommerce é o construtor de e-commerce do WordPress. Acredito que os plugins do WooCommerce são como plugins do WordPress ajustados especificamente para WooCommerce, mas existe um catálogo para plugins WooCommerce específico, separado, que conta com avaliações, preços, etc. Imagino que haja mais interesse em pagar por plugins WooCommerce porque é mais provável que os sites desenvolvidos com o WooCommerce gerem receita.

Link aqui.

BigCommerce*

O BigCommerce é outro grande player no mercado do e-commerce. Seu catálogo inclui pagamentos, avaliações de usuários, vídeos, entre outros.

Link aqui.

Volusion

O Volusion é outro construtor de sites. Não ouço muito a respeito dele, então não tenho ideia de quão grande é, mas, possui um catálogo básico de plugins, que inclui detalhes sobre preços.

Link aqui.

Marketing

Marketo*

O Marketo é uma plataforma de automação de marketing. Seu catálogo é bem avançado, e conta com avaliações de usuários, vídeos, e muito mais.

Link aqui.

MailChimp

O MailChimp é um dos provedores de e-mail mais conhecidos. Seu marketplace é um dos mais básicos.

Link aqui.

Segment

O Segment é uma Platarforma de Dados do Cliente que facilita o compartilhamento de dados entre várias nuvens. Seu catálogo, chamado de catálogo de integrações, é exatamente isso – mais um catálogo do que um marketplace com avalições e tudo mais.

Link aqui.

Drip

O Drip é um provedor de e-mail focado em e-commerce. Seu marketplace de integração é outro exemplo de marketplace básico. Suas opções não incluem avaliações de usuários ou detalhes sobre preços.

Link aqui.

ActiveCampaign

Outro provedor de e-mail com um diretório simples de aplicativos e integrações.

Link aqui.

Ferramentas de Design

Figma

O Figma é a ferramenta de design colaborativo do momento. Seu diretório de plugins é super simples, mas não mostra número de instalações – o que poderia dar uma ideia da escala que os plugins podem alcançar. A maioria dos plugins são gratuitos, mas encontrei alguns pagos que estão gerando uma boa receita.

Link aqui.

Sketch

Embora o Figma tenha tirado a atenção do Sketch, o Sketch ainda é uma ferramenta de design muito popular. Seu diretório de plugins é bastante básico, mas sei que a maioria dos usuários do Sketch usa os plugins e não se importa em pagar (geralmente pouco) por isso.

Link aqui.

Adobe*

O Adobe possui muitas ferramentas, mas as que estou mais familiarizado são as ferramentas de design do Adobe Creative Cloud (é claro que também conheço os produtos PDF). Seu marketplace é completo e inclui avaliações de usuários e, pelo que posso dizer, a maioria dos plugins são gratuitos.

Link aqui.

Framer

O Framer é outra ferramenta de design conhecida. Conta com um marketplace para “combos”, que incluem componentes e plugins. É bem básico, sem avaliações de usuários, mas mostra o número de instalações.

Link aqui.

Outras opções

Aqui estão várias outras opções de produtos B2B, que incluem marketplaces de apps, plugins, extensões, e que eu não consegui encaixar em nenhuma das categorias acima. Várias delas se encaixam em algum tipo de categoria de produtividade ou colaboração.

Zoom

O Zoom é um serviço de chamada/videoconferência muito conhecido. Eles lançaram, recentemente, os Zapps, que são aplicativos que aprimoram a experiência do Zoom. Como seu marketplace é novo e ainda não está completamente lançado, não faço ideia de como os Zapps se tornarão mais populares, mas aposto que existem ótimas oportunidades aqui.

Link aqui.

Slack

O Slack é um aplicativo de chat para equipes. Seu marketplace não inclui avaliações de usuários, mas já é bastante maduro. A maioria das equipes do Slack usa alguns aplicativos, e há recursos integrados ao Slack que ajudam as pessoas a descobrir aplicativos. Como acontece com o Shopify, esse é um marketplace com muitas oportunidades e bastante concorrência.

Link aqui.

Microsoft Teams*

O Microsoft Teams é o produto de chat ao vivo da Microsoft. Tornou-se popular de forma muito rápida entre grandes empresas.

Link aqui.

Microsoft AppSource*

O Microsoft AppSouce é um marketplace de aplicativos e add-ons para um conjunto de produtos da Microsoft, como Office 365, Dynamics 365, e Power BI. Esse é um marketplace robusto, com classificações, avaliações, preços, vídeos, e muito mais.

Link aqui.

G Suite/Google Workspace*

O G Suit ou Google Workspace é um conjunto de ferramentas de negócios do Google, que inclui e-mail, processamento de textos, planilhas, etc. Seu marketplace conta com avaliações de usuários, número de instalações, e muito mais. Pessoalmente, eu não confiaria muito em nenhum dos marketplaces do Google, já que eles têm um histórico de serem menos amigáveis com os desenvolvedores de aplicativos quando comparado com outros mercados de aplicativos B2B.

Link aqui.

Airtable

O Airtable é uma ferramenta poderosa do tipo planilha, com um marketplace mais novo. É um marketplace bastante básico no momento, mas, como é muito novo, imagino que se tornará mais avançado no futuro.

Link aqui.

Zapier

O Zapier é uma ferramenta de automação que permite que você conecte vários produtos para que funcionem melhor juntos. Seu marketplace não conta com avaliações de usuários ou número de utilizações, contudo, permite que os clientes conheçam aplicativos através de fluxos de trabalhos e guias.

Link aqui.

Integromat

O Integromat é uma ferramenta de automação semelhante ao Zapier. Seu diretório de aplicativos é bem básico, mas permite que você visualize como os aplicativos podem ser utilizados juntos, de forma eficiente.

Link aqui.

Bubble*

O Bubble é um aplicativo no-code e construtor de web-sites que está crescendo em popularidade. Seu marketplace de plugins não conta com avaliações de usuários ou detalhes sobre preços.

Link aqui.

RapidAPI

O RapidAPI é diferente da maioria dos outros produtos citados aqui, já que a parte principal do produto é seu marketplace. É um marketplace de APIs que torna mais fácil para desenvolvedores integrar e pagar por muitas APIs. O marketplace não conta com avalições, mas suas opções incluem uma área para discussões, classificações de popularidade e recursos mais comparáveis.

Link aqui.

SurveyMokey

O SurveyMonkey é um construtor de formulários e pesquisas muito popular. Tem um diretório de aplicativos bastante básico.

Link aqui.

Typeform

O Typeform é um construtor de formulários que tornou mais popular o tipo de formulário de várias etapas e mais conversacional. Conta com um diretório básico de aplicativos.

Link aqui.

JotForm

O JotForm é outro construtor de formulários. Seu marketplace é bem simples, mas conta com muitas oportunidades para aplicativos simples que podem aprimorar formulários.

Link aqui.

Monday

O Monday é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e colaboração em equipe. Seu marketplace de aplicativos não conta com avaliações de usuários, mas tem detalhes sobre preços e números de instalações.

Link aqui.

Asana

O Asana é outra ferramenta conhecida de gerenciamento de projetos e colaboração em equipe. Seu marketplace de aplicativos é bastante básico.

Link aqui.

Trello

O Trello é uma das ferramentas mais populares de gerenciamento de projetos e colaboração em equipe. Seu marketplacepower up” é bastante básico, mas é popular e conta com número de instalações.

Link aqui.

Stripe

O Stripe é um processador de pagamentos super conhecido. Seu marketplace é atualmente muito básico (não conta com classificações ou avaliações, detalhes sobre preços, etc.), mas, você pode criar aplicativos bastante robustos na plataforma.

Link aqui.

ServiceNow*

O ServiceNow é uma ferramenta de fluxo de trabalho para empresas. Sinceramente, não faço ideia do que faz. Mas, tem um marketplace completo, com avaliações de usuários e detalhes sobre preços.

Link aqui.

Ring Cental

O Ring Central fornece mensagens, vídeo e comunicação por telefone para mais de 400.000 companias (geralmente, grandes empresas). Seu marketplace é bastante básico.

Link aqui.

Coda

O Coda é um dos novos tipos de ferramentas de documentos flexíveis, semelhante ao Notion. Conta com um pequeno marketplace para o que chama de Packs, que são basicamente integrações/plugins.

Link aqui.

Dropbox

O Dropbox é um serviço popular de armazenamento e colaboração de arquivos. Conta com um marketplace bem básico para integrações.

Link aqui.

Box

O Box é outro serviço de armazenamento e colaboração de arquivos que é popular entre as grandes empresas. Também tem um marketplace simples para aplicativos.

Link aqui.

DocuSign

O DocuSign é um serviço de assinatura eletrônica super popular. Tem um marketplace de integração básico.

Link aqui.

EventBride*

O EventBride é uma plataforma de hospedagem e gerenciamento de eventos. O marketplace de aplicativos conta com avaliações de usuários e classificações.

Link aqui.

Freshbooks

O Freshbooks é um software de contas. Seu marketplace é bem básico.

Link aqui.

QuickBooks*

O QuickBooks oferece um conjunto de ferramentas para pequenas empresas, mas é mais conhecido por seu software de contabilidade. Tem um marketplace completo que inclui avaliações de usuários, informações sobre preços, e seções de perguntas frequentes.

Link aqui.

Xero*

O Xero também fabrica software de contabilidade e possui um marketplace completo, que conta com avaliações de usuários.

Link aqui.

Hootsuite

O HotSuite trabalha com ferramentas populares de gerenciamento de mídia social. Seu marketplace não conta com avaliações de usuários, mas tem informações sobre preços.

Link aqui.

Mindbody*

O Mindbody trabalha com um conjunto de ferramentas que ajudam as empresas de bem-estar com marketing, agendamentos, pagamentos, e muito mais. Seu marketplace conta com avalições de usuários, e é completo.

Link aqui.

ConnectWise*

O ConnectWise trabalha com softwares de gerenciamento de TI, e é utilizado por muitos departamentos de TI internos ou empresas de serviços de TI terceirizadas.

Link aqui.

Minhas escolhas principais

Como um indie hacker, algumas das coisas que estou considerando ao explorar em quais plataformas construir são:

  • Quantas pessoas usam as plataformas?
  • Quanto as pessoas pagam pelo produto em que a plataforma é construída (para ter uma ideia de quanto estão dispostas a pagar por extensões e aplicativos)?
  • Quão competitiva é a plataforma?
  • O produto em que a plataforma é construída é usado para muitos casos ou somente para alguns?
  • A plataforma está crescendo rapidamente?
  • Tenho algum interesse em trabalhar com e ajudar o tipo de pessoa que usa a plataforma?
  • Preciso pular muitas etapas para construir na plataforma? Os documentos são decentes?
  • É provável que um aplicativo que eu construa na plataforma seja distribuído suficientemente apenas por meio da plataforma?

Novos marketplaces em plataformas que estão crescendo são mais interessantes para mim, especialmente no caso de ferramentas que são usadas para uma ampla variedade de casos de uso.

O Airtable é usado por vários motivos, e nunca será perfeito para todos os casos, então acredito que haverá muitas oportunidades nos próximos anos.

O Zoom também é interessante, principalmente por conta de sua popularidade desde que o mundo precisou ficar mais remoto.

Dos marketplaces mais maduros, HubSpot, SalesForce, Slack, QuickBooks, e Zendesk são interessantes para mim, especialmente porque as pessoas que usam suas ferramentas parecem estar dispostas a usar e a pagar pelos aplicativos. Intercom é também uma opção que eu experimentaria.

Conclusões

Minha principal percepção depois de concluir essa pesquisa é que existem muitos mais marketplaces de aplicativos B2B do que eu esperava.

Na verdade, eu não tenho experiência na criação de aplicativos em qualquer uma dessas plataformas, mas provavelmente vou me envolver com isso em algum momento deste ano. Se eu deixei de falar sobre algum marketplace que você acredite que precise ser incluído aqui, por favor me fale.

Seria muito legal ouvir de você se tem alguma experiência de desenvolvimento em qualquer uma dessas plataformas que você gostaria de compartilhar.

* Esses são os marketplaces que incorporaram avaliações de usuários.

Compartilhe este artigo