O que é o movimento do #Build In Public?
Em um dos primeiros artigos que escrevi sobre Micro-SaaS comentei brevemente sobre o que é o movimento do Build in Public que acontece muito forte lá nos EUA.
“Em resumo, significa construir uma empresa de forma pública, transparente, compartilhando toda jornada de aprendizados e métricas para toda a comunidade”
Neste artigo, comentei sobre alguns benefícios do #BuildInPublic para os empreendedores de Micro-SaaS e a comunidade internacional.
Como surgiu o movimento?
Em 2010, Joel Gascoigne, CEO da Buffer, lançou sua startup no Hacker News, conseguindo seus primeiros usuários.
No início de 2011, Joel compartilhou várias “milestones” dos usuários do Buffer, e começou a receber inúmeros feedbacks e incentivos para continuar compartilhando sua jornada.
Em março do mesmo ano, Joel decidiu compartilhar o roadmap de sua companhia, que é público, até hoje, para todos usuários acompanharem.
Foto tirada do roadmap em Out 2022
Curiosamente, essa transparência acabou abrindo muitas portas com usuários e, também, com investidores. No final de 2011, conseguiram levantar $450 mil de investimento.
Em 2013, Joel decidiu transparecer seu salário e de todo seu time, assim como toda a fórmula de cálculo do salário das pessoas.
Fonte: https://buffer.com/salaries
Em 2014, Buffer resolveu dar mais um passo adiante da transparência, e construiu um dashboard público para toda a comunidade acompanhar.
Veja essa e mais métricas por aqui.
Curiosamente, em 2014, levantaram sua rodada de investimento da Series A e compartilharam o term sheet (contrato) negociado com toda a comunidade. E no mesmo ano, compartilharam a composição dos custos e das margens da empresa.
Deixaram público, inclusive, até o saldo bancário, em 2015, quando a empresa passou por uma crise e precisou desligar uma parte dos funcionários.
E a história segue adiante. Esse movimento inspirou vários empreendedores, e assim essa dinâmica da transparência foi criando força.
Em 2014, Ghost.org também anunciou publicamente que iria seguir os passos do Buffer.
Em 2018, outra figura relevante foi o Pieter Levels, um dos pioneiros do Micro-SaaS com seus projetos Nomad List e Remote OK.
Criar produtos não é uma jornada fácil, e construir em público traz autenticidade, além de encorajar outros empreendedores a lançarem seus produtos.
Construir em público
- Transparência inspira confiança.
- Transparência ajuda a manter inovação durante o crescimento da empresa.
- Transparência gera mais igualdade e senso de justiça.
- Com a transparência, você se abre para mais feedbacks para tomar decisões.
Porque a transparência importa?
Para os empreendedores, a transparência ajuda a mostrar exemplos reais de como é o mundo do empreendedorismo.
Para os clientes, ser transparente adiciona um toque de pessoalidade e “humanização” no processo da construção de uma empresa.
Quando uma companhia se torna transparente, os clientes têm uma boa ideia de para onde seu dinheiro está indo. Sem contar que mostrar a maturidade da sua empresa traz credibilidade, além de incentivar a companhia a dar o melhor, sempre.
Para um empreendedor de Micro-SaaS
- Cria uma narrativa. Quem não adora saber mais sobre um produto legal? Construir em público gera atenção e uma comunidade de apoiadores.
- Constrói confiança. Tanto internamente (sua e do seu time) como externamente (audiência/comunidade).
- Torna acessível. Inspira as pessoas a engajarem de forma honesta e direta em conversas sobre sua visão e estratégia.
- Branding. Criar em público constrói seu branding e te torna referência “top of mind”.
- Ajuda a receber feedbacks imediatos. Além dos feedbacks, muitas vezes te permite conseguir clientes, além de ajudar na retenção.
- Cria uma cultura de “hard work” em torno do negócio e do empreendedor. Ensina e incentiva a comunidade com seus erros e acertos.
- Atrai talentos . As pessoas te conhecem, conhecem seu negócio, e estão lá porque acreditam nele tanto quanto você.
- Apoia o lançamento de novos projetos. Famoso “Scratch your own itch”. Ter uma comunidade em torno do empreendedor permite buscar novos problemas e construir novas soluções. Assim, é possível lançar vários Micro-SaaS para a mesma base.
E há evidências, ainda, de que ser transparente impulsiona o crescimento do seu negócio, como você pode ver o exemplo do Groove:
E quais os “contras” de ser público?
- Concorrência. Seus concorrentes podem ver seus números e estratégias de marketing, pricing, funcionalidades, etc.
- Incentiva “copycats”. Crescimento de produto e receita instiga outras pessoas a construírem soluções similares.
- Imagem pública. Quando você se torna uma figura pública, seus clientes e seus seguidores criam expectativas em torno de você e do seu negócio. Alguns empreendedores sentem a pressão de “justificar” os números e resultados.
- Os números podem enganar. Quando seu churn aumenta ou diminuiu, não significa necessariamente que o negócio está indo mal e que isso pode causar uma má interpretação dos clientes e da comunidade. Esse foi um dos motivos pelos quais Tyler Tringas, o pioneiro do Micro-SaaS, parou de construir em público.
Onde encontrar #Build in Public
- Open Startups (Startups)
- Indie Hacker (Micro-SaaS)
- https://buildinpublic.com/ (Comunidade no twitter)
- https://www.buildinpublic.xyz/ (Entrevistas)
- Na comunidade de Micro-SaaS do Brasil
Como construir em público no Brasil?
Escolha um canal que sua audiência participe. No caso da comunidade de Micro-SaaS, usamos muito o Telegram (850+ membros ativos). Ou, escolha um canal (pode ser a comunidade que você participa atualmente) que você esteja confortável em criar conteúdo consistentemente. Normalmente, Twitter e Linkedin costumam a funcionar bem para esse tipo de tópico.
Comece a escrever e documentar a construção do seu produto e do seu lançamento. Peça feedbacks, e crie materiais consistentes e de preferencia visuais.
#BuildInPublic criando força na comunidade Brasileira em nosso fórum