Como gerar valor e operar um portfólio de SaaS na prática.
Bruno Okamoto
19 Min de leitura

Comprando e vendendo Micro-SaaS: operando um portfólio de SaaS

Bem-vindos ao último artigo da minissérie Como ganhar dinheiro comprando e vendendo Micro-SaaS.

Recapitulando: na primeira edição, introduzimos o mundo do Micro Private Equity. Navegamos pela visão do conceito, e também pela visão dos MPEs.

  • MPE para leigos;
  • 4 conceitos de um MPE;
  • Porque adquirir é mais fácil do que comprar;
  • 6 benefícios da aquisição;
  • Crescer rápido vs Crescer rentável;

Em seguida, no artigo sobre Como vender um Micro-SaaS, exploramos:

  • Como vender um Micro-SaaS sem intermediários;
  • Como vender um Micro-SaaS através do Acquire.

Hoje, vamos analisar um pouco mais de perto alguns cases de MPEs e dar um overview a respeito de como funciona o processo prático.

Deixo um agradecimento ao convidado de honra, Lucas Magrin, membro da nossa comunidade privada, por participar da construção da minissérie.


Quem é Xo.Capital

Quando falamos em MPE, estamos nos referindo a um modelo de negócios relativamente novo, e com empresas que operam com diferentes estratégias.

Oct 2022 Portfolio Updates

Andrew Pierno no meio e seus dois sócios.

A  Xo.Capital é nosso ponto de partida. Enquanto holding company, ela tem um histórico de movimentações em curto prazo em aquisições e vendas, e opera com avaliações consideravelmente mais baixas do que muitas das MPE populares.

Sob a liderança de Andrew Pierno, a Xo.Capital embarcou nas aquisições de negócios a partir de agosto de 2020, financiadas pelo capital dos sócios.

Três fontes interessantes de informações sobre a Xo são: o blog oficial da Xo, o canal do Youtube da Xo; e um ebook (abaixo) escrito pelo Bruno com informações sobre a Xo e outros benchmarks.

Tese de aquisição

Quão pequeno é o “micro” de uma MPE?

Essa é uma boa pergunta, porque existe um grande intervalo de valores: de alguns milhares até alguns bons milhões de reais.

A Xo.Capital é um case interessante porque realmente começou com aquisições muito pequenas. Por exemplo, sua primeira aquisição foi a Screenshotapi, por U$23.000, divididos em 4 partes (U$5.750/cada), com um MRR de ~U$500.

A tese de aquisição da Xo.Capital é a seguinte: 

  • U$10k-U$30k de MRR 
  • B2B SaaS com margem bruta superior a 80%;
  • +50 clientes;
  • Risco limitado de plataforma;
  • Product Led Growth (PLG);
  • Idealmente Nodejs / react tech stack.

Veja a checklist da Xo.Capital para comprar negócios: Buy Box

Como operam

O modelo de negócios da Xo.Capital evoluiu ao longo dos anos, e os aprendizados são compartilhados em suas mídias sociais.

A Xo gerencia o portfólio com equipes compartilhadas – centro de serviço compartilhado (CSC).

Segundo um de seus artigos, uma configuração operacional desejável seria algo como: 1 suporte, 2 desenvolvedores, 1 growth, 1 CEO em tempo integral, e freelancers pontuais. Ainda que haja alterações, na prática, a essência da estrutura se alinha a essa proposta.

A Xo tem como meta principal estabelecer uma holding company de vários negócios rentáveis. Até o momento, os grandes ganhos foram obtidos através de exits (venda dos ativos).

Testando nova tese: Flip Fund

Flip Fund® 1 Launch

Em 2023, buscando alavancar seu crescimento, a Xo.Capital lançou o Flip Fund (pitch deck), com o objetivo de adquirir um Micro-SaaS avaliado em aproximadamente U$500k – um ticket muito maior do que compram habitualmente. A ideia surgiu porque a Xo.Capital adquiriu 9 Micro-SaaS até agora e, exceto dois, que foram vendidos antes, todos dobraram sua receita dentro de dois anos. Ou seja, eles querem pegar um projeto maior, dobrar de tamanho, e vender.

Estrutura do fundo

No Flip Fund, a estratégia adotada pelo fundo envolve:

  • 10% a 20% do capital pela Xo.Capital;
  • 80% a 90% do capital pelos investidores;
  • Não há cobrança de taxa de gestão;
  • 100% do lucro é reinvestido para crescimento;
  • Investidores possuem preferência de resultados até retornar o investimento;
  • Xo recebe 20% dos lucros obtidos na venda (Carried Interest).

Em relação à estratégia de crescimento da holding Xo.Capital, os fundadores têm empregado seu capital pessoal, juntamente com os lucros advindos das operações. Contudo, existem intenções de realizar captações futuras.

Veja a tese do Flip Fund com mais detalhes por aqui.

Resultados até o momento

Todos os Micro-SaaS adquiridos pela empresa e mantidos em portfólio por pelo menos dois anos viram sua receita mensal dobrar. Embora a estratégia não busque explicitamente crescimentos exponenciais, houve casos em que se observou um aumento de 10x.

Eis a importância de ter uma tese muito clara de negócios que querem comprar. O desafio é que o volume de negócios que se enquadraram nessa tese é bem limitado, o que acaba dificultando encontrar essas oportunidades no dia a dia.

Quer conhecer mais sobre a Xo.Capital?
Conheça meu playbook Building a Micro Private Equity.

Como os MPEs estruturam teses de negócios

A tese de aquisição funciona como um pilar central, delineando quais tipos de pequenos negócios a MPE se propõe a adquirir, e garantindo um alinhamento claro com a visão estratégica da empresa. Normalmente, são observados os seguintes pontos:

  • Indústria: Em qual setor de interesse? Tecnologia, saúde, varejo ou outros? Negócios são agnósticos ou estruturados em verticais?
  • Tamanho do Negócio: Qual é a faixa de receita, lucro ou valuation que considera ideal? Como diferentes tamanhos de negócio influenciam a/na gestão?
  • Modelo de Negócios: Como a empresa-alvo gera receita? Qual é a estrutura do modelo de negócio?
  • Localização: Há uma preferência geográfica para a aquisição? Como a localização pode facilitar ou complicar a estratégia?
  • Potencial de Crescimento: Existe um foco em negócios com crescimento acelerado ou mais estáveis? De onde esse crescimento deve vir?
  • Saúde financeira: O foco está em empresas que já geram caixa, naquelas com potencial de crescimento, ou naquelas em declínio, mas com possibilidade de recuperação?
  • Forma de Aquisição: Qual é a forma de aquisição? Apenas equity, ou uma combinação de equity e dívida? Qual é o nível saudável de alavancagem?
  • Tempo de Hold: Quanto tempo manter o negócio? Existe um plano de venda após um período específico?

Esses são apenas alguns exemplos, mas, o ponto-chave é que, dado que MPEs operam primariamente através de aquisições, é crucial determinar critérios claros para o que constitui uma aquisição bem-sucedida.

Como MPEs fazem aquisições

Após identificar prováveis oportunidades, inicia-se o processo de aquisição. Esse passo requer a avaliação do valor do ativo, seguido de uma diligência cuidadosa.

Para compreender os fundamentos de uma aquisição sob a ótica do MPE, devemos focar em três aspectos centrais: a estruturação do capital para a compra; o processo de avaliação da oportunidade; e as fases que compõem uma aquisição.

Veja o passo a passo no meu playbook Building a Micro Private Equity

Estruturação do capital para compra

A estrutura fundamental de um fundo tipicamente se divide entre GP (General Partner) e LP (Limited Partners). 

  • Os GPs geralmente atuam como gestores do fundo, tomando decisões de investimento e operação;
  • Os LPs são, principalmente, investidores que fornecem o capital para o fundo, mas têm responsabilidades limitadas.

O financiamento de uma aquisição começa, frequentemente, com a captação de Equity. A principal vantagem de ter investidores nesse tipo de financiamento é a distribuição do risco: se a aquisição não render o retorno esperado, o risco é compartilhado. No entanto, o Equity é muitas vezes percebido como uma forma mais cara de capital, quando comparado à dívida.

Dívida é outra ferramenta crucial na estruturação de uma aquisição. Embora raro em Venture Capital, é um instrumento comum em Private Equity e MPE, especialmente porque essas aquisições são, frequentemente, de empresas que geram fluxo de caixa. 

Uma regra geral é que um endividamento de 2x a 4x o fluxo de caixa livre é considerado aceitável. Apesar disso, também existem fundos que consideram dívidas arriscadas e preferem operar apenas com Equity.

Quando gerenciada adequadamente, a dívida pode potencializar os retornos do investimento. Condições ideais geralmente envolvem juros baixos e prazos de pagamento extensos, permitindo que a geração de caixa da empresa adquirida cubra os serviços da dívida.

Como MPEs geram valor e lucram

Imagine um desafio: dobrar a receita de um negócio. Qual das opções abaixo parece mais fácil?

  • Opção I: Um pequeno negócio com uma receita mensal de R$5.000 e três funcionários;
  • Opção II: Uma grande corporação com bilhões de receita e mais de 50 mil funcionários.

Atuar com micronegócios significa escolher I, e nesse tópico vou compartilhar um exemplo simplificado de como uma MPE lucra em suas operações em um cenário de aquisição, crescimento e venda.

Adquirir um micronegócio

Como vimos anteriormente, o primeiro passo é encontrar um micronegócio para adquirir. Vamos imaginar que adquirimos um Micro-SaaS com MRR de R$10k, por um preço de R$240k (Obs: Múltiplo 2x do ARR).

E agora? Vamos à geração de valor com base em 3 alavancas, conforme segue.

Crescimento da receita

Após adquirir o negócio, se todas as outras variáveis se mantiveram iguais e formos capazes de crescer o MRR a uma taxa de ~3% ao mês, em 2 anos teremos um MRR de cerca de R$20k, e um preço de R$480k (mantendo o múltiplo de 2x).

Essa é uma taxa de crescimento possível em estágios iniciais. Vale pensar que Startups de rápido crescimento chegam a crescer mais de 100% ao ano.

Uma PE, nesse ponto, teria então multiplicado seu capital em 2x: 

MOIC = R$480k / R$240k = 2. (retorno obtido sobre o capital investido)

Diferença entre múltiplo de compra e venda

Uma segunda estratégia para que uma MPE obtenha lucro é que o múltiplo de venda seja maior do que o múltiplo de compra. 

Isso pode ocorrer por diversos motivos, incluindo: 

  • I) Melhoria operacional do negócio, com aumento real do seu valor de mercado;
  • II) “Margem de segurança” ao adquirir a empresa por um preço inferior ao seu valor real;
  • III) Integração de diversos negócios, aumentando o valor percebido da empresa.

Vamos considerar, então, que o múltiplo de venda foi 3x, e não 2x. Temos, assim, uma aquisição por R$240k (R$120k x 2x), e uma venda por R$720k (R$240k x 3x).

Com isso, a MPE multiplicou seu capital em 3x:

MOIC = R$720k / R$240k = 3.

Alavancagem

E se, ao invés de adquirir o negócio apenas com seu capital, por exemplo, 70% do valor de compra fosse dinheiro dos sócios (R$168k) e 30% de dívidas (R$72k), a um juros anual de 10%?

O total da dívida seria de R$87.12k. Se 50% da dívida (R$43.56k) fosse paga com uma parte do MRR e o restante na venda (R$43.56k), restaria, após a venda, R$676.44k (R$720k – R$43.56k).

Assim, aumentamos ainda mais o múltiplo de retorno:

MOIC = R$676.44k / 168k = 4.02.

Diversificação

Bons planos são falíveis, e diversificar é uma forma de aumentar as chances de sucesso. 

Embora a diversificação possa diluir o retorno total de um portfólio, ela tende a reduzir a probabilidade de resultados – que desviam do esperado matematicamente.

Então, não vamos pensar mais em uma única aquisição, mas em um portfólio com 10 micronegócios. O que aconteceria se 60% do investimento fosse a R$0, e 40% respeitassem o exemplo acima?

Nós teríamos multiplicado o capital em 1.6x em 2 anos. Isso significa um excelente crescimento, composto de ~26% ao ano. 

Exemplos de MPE’s

SaaS.Group

Contexto

Um terceiro exemplo é a SaaS.Group, uma holding company que opera com ARR superior a U$1 milhão. Embora os negócios sejam maiores em comparação aos anteriores, ainda são considerados pequenos em relação à média do PE tradicional.

A SaaS.Group, fundada por Tim Schumacher, adquire e expande SaaS de nicho. A empresa foi criada em 2017, devido ao interesse de Tim em SaaS, e à busca por oportunidades de investimentos alternativos.

Tese de aquisição

A SaaS.Group concentra suas aquisições em:

  • ARR entre U$1M e U$5M;
  • Produtos de nicho, com crescimento baseado em produto e baixo suporte;
  • Negócios em estágio inicial, mas com um histórico de +5 anos;
  • Modelo majoritário de receita recorrente.

A estratégia inclui o uso da dívida como forma de financiamento para suas aquisições. Tim Schumacher acredita que a dívida é uma opção mais econômica do que o Equity, embora também reconheça os riscos associados. 

Para gerenciar esses riscos, a empresa busca manter um equilíbrio saudável entre a lucratividade das empresas adquiridas e a dívida assumida, em uma proporção de cerca de 2x-4x o fluxo de caixa livre. Ou seja, se a estrutura gera U$1M em caixa livre por ano, a SaaS.Group utiliza cerca de U$2M a U$4M em dívidas para aquisição.

A preferência são empresas bootstrapping, mas também consideram Startups que perderam o interesse de investidores de capital de risco. A maioria dos fundadores prefere ficar por algum tempo após a aquisição, entretanto, alguns estão exaustos ou em busca de novos desafios, optando por não permanecer na estrutura após a aquisição. Isso é viável, embora esse risco adicional seja equilibrado com um valor de compra mais baixo.

Veja um AMA (ask me anything) com o fundador do SaaS.Group sobre avaliar 1.000 SaaS e comprar 6. Bem bacana.

Web Street (marketplace)

Contexto

Historicamente, o papel de uma Private Equity tem sido o de comprar empresas, incrementar seu valor, e vender por um preço superior. Nesse sentido, a WebStreet é uma plataforma de investimentos que consegue representar muito bem esse conceito.

Fundada por Justin Cooke, a WebStreet faz parte da Empire Flippers Capital, que se originou da Empire Flippers – um dos principais marketplaces de compra e venda de negócios digitais.

Justin compartilha que a motivação para fundar a WebStreet surgiu ao notar que muitas pessoas queriam se beneficiar do boom no mercado de transações de negócios digitais. Porém, muitas vezes se deparavam com barreiras: ou não tinham habilidades para adquirir e gerenciar um empreendimento (para os investidores), ou faltava capital para efetuar compras (no caso dos empreendedores).

Assim, a WebStreet surgiu como uma plataforma que une investidores e empreendedores. O processo inicia ao identificar empreendedores interessados em expandir através de aquisições. Em seguida, dá-se sequência à criação de um novo fundo, envolvendo diversos empreendedores que planejam adquirir múltiplas empresas.

Tese de aquisição

A cada trimestre, um novo fundo é lançado para conduzir as aquisições. Os fundos têm um critério pré-determinado quanto ao perfil de ativo desejado. Uma vez finalizada a captação, a iniciativa de prospectar e realizar a aquisição recai sobre o empreendedor.

Sete fundos já foram estabelecidos, com montantes que variam de U$1,8M a U$5,3M. O principal interesse é por empresas baseadas em modelos como Amazon FBA, Conteúdo, Amazon KDP e SaaS, em que avaliações se situam entre U$250k e U$1,5M.

Esse intervalo de aquisição é considerado ideal, pois é elevado para empreendedores atuando individualmente e, ao mesmo tempo, modesto para atrair a concorrência de compradores mais robustos e fundos estratégicos de maior porte.

Uma vez que o fundo mobiliza os investimentos, os empreendedores dispõem de um período de 3 a 4 meses para realizar a aquisição de uma empresa. Caso não alcancem esse objetivo, os valores são restituídos aos investidores.

Canais de compra e venda de Micro-SaaS

Alguns canais para você encontrar projetos, seja para comprar, vender ou se inspirar para lançar o seu.

Concluímos nossa minissérie sobre Como Vender e Comprar Micro-SaaS. Se você pensa em se aventurar neste mundo, agora já tem um bom ponto de partida. Este é oficialmente o primeiro material de MPE por aqui.

Obrigado novamente Lucas Magrin pela participação e por toda estrutura do documento. 

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