Como ganhar dinheiro vendendo Micro-SaaS
Olá! Sejam bem-vindos a mais uma edição da série Como ganhar dinheiro comprando e vendendo Micro-SaaS.
Na edição passada, fizemos uma introdução ao mundo do Micro Private Equity. Comentamos brevemente sobre os idealizadores do movimento, e ainda sobre as razões por conta das quais ir de 0 a 1 é mais difícil do que ir de 1 a 2.
Na edição de hoje, vou falar a respeito da perspectiva do empreendedor que está vendendo um Micro-SaaS. Com este artigo, quero trazer para vocês 3 aprendizados:
- Ilustrar como funciona o processo de venda de um Micro-SaaS pelo Acquire.com – que é o maior portal de M&A de Startups do mundo;
- Mostrar, na prática, como você pode estruturar seu Micro-SaaS pensando em vender desde o primeiro dia;
- Mostrar para futuros compradores a perspectiva do empreendedor ao anunciar e vender seu projeto online.
Vou trazer um conteúdo menos teórico, porém, mais técnico, a partir de duas perspectivas. Uma de um empreendedor que vendeu informalmente pelo X (Twitter), e outra de uma empreendedora da nossa comunidade privada de Micro-SaaS.
Um ponto importante a ser levado em consideração é que o foco de ambas as perspectivas é no mercado internacional. Suponho que o processo no Brasil não seja muito diferente, mas, talvez, um pouco mais burocrático. Como acredito que o mercado daqui é muito pequeno e limitado, entendo ser mais vantajoso vender para fora.
Como vender um Micro-SaaS sem intermediador
Na comunidade internacional de Indie Hackers, um empreendedor serial que acompanho, chamado Marc Lou, vendeu recentemente seu Micro-SaaS ($ 300 MRR) por U$ 10.000 à vista.
Antes de começar a falar sobre o processo de M&A, quero reforçar um ponto super relevante a respeito desse caso. Marc, assim como o Tony Dinh, sobre o qual escrevi recentemente, faz parte de um perfil de empreendedor que está construindo um portfólio de Micro-SaaS alinhado com infoprodutos.
Eu analisei esse framework, e reescrevi minha própria versão. Você pode conferir ele aqui.
Contexto
Em março de 2022, Marc teve a ideia de montar um Micro-SaaS chamado Habits Garden, o qual permite que as pessoas gamifiquem seus hábitos.
A ideia era muito simples. Quando Marc começou, tinha 200 seguidores no Twitter (hoje, 43 mil) e uma renda de U$ 700 vinda de uma Startup que mal parava de pé. Em setembro de 2022, 6 meses depois de se dedicar integralmente ao novo projeto, o faturamento estava em apenas U$ 200/mês.
Naquele mesmo mês de setembro, Marc conheceu um empreendedor (outro Indie Hacker da comunidade) que o fez entender o marketing a partir de uma visão que quebrava aquela visão simplificada de produto, trazendo um olhar para vendas e negócios.
Na sequência, em janeiro de 2023, o número de seguidores de Marc superou os 10 mil, e seu Micro-SaaS ultrapassou U$ 800/mês de faturamento. Assim, já pagava seu Ramen Profitability.
A estratégia para crescer seu projeto e sua audiência foi simplesmente construir Marketing Side projects e lançá-los no ProductHunt e no Twitter. Essa estratégia triplicou o crescimento da audiência e dos clientes de Marc.
Post viral do Marc de um de seus side projects. Thread original.
Depois disso, lançou um aplicativo para Android e Iphone e em março de 2023, acabou desistindo do projeto, ao atingir 1 ano integralmente dedicado àquilo.
O momento de vender e seguir em frente
Marc refletiu sobre 3 pontos antes de concluir que deveria vender seu projeto:
- Se ficasse mais 1 ano insistindo naquilo, poderia crescer 10x?
- Tinha afinidade ou se importava” com o mercado em questão?
- Precisava de dinheiro rápido?
Na concepção de Marc, a equação é simples. Apesar de ser tentador continuar recebendo uma receita mensal com baixo esforço operacional, a chance de um negócio “semi abandonado” ir a U$ 0 é muito rápido. Ao vender um negócio, ganha-se uma “liberdade temporária” de tempo (e dinheiro), junto a menos stress, podendo se focar em um novo projeto.
O comprador veio de sua própria audiência
Como Marc fez toda a construção de seu portfólio através do BuildinPublic, um de seus seguidores se interessou em adquirir a ferramenta e enviou uma DM (Direct message) para Marc pelo X.
Valuation
Para Marc, se você se encaixa no contexto abaixo, a fórmula mais simplificada para fazer o cálculo do Valuation é Receita Anualizada x 3.
- Empreendedor Indie Hacker;
- Constrói pequenos softwares, ferramentas de AI ou apps simples (sem infoprodutos);
- Não quer construir a próxima Tesla. Se contenta com projetos que faturam entre 5 e 7 dígitos;
- Tem um baixo custo operacional (hospedagem, créditos, cupons, etc.).
Exemplos
- Um rastreador de hábitos com U$ 300 MRR poderia ser vendido por U$ 10.800 (300 x 12 x 3);
- Um criador de logotipos com AI lançado há 3 meses e que já fez U$ 4.000 até agora poderia ser vendido por U$ 12.000 (4.000 x 3).
Observe que a Receita Recorrente Mensal (MRR) pode ser extrapolada para um ano para o rastreador de hábitos, contudo, os pagamentos únicos para o criador de logotipos com AI não podem.
Tendo esse ponto de partida, fica mais fácil decidir qual valor faz sentido para você.
Processo de venda
- Burocracia
Primeiro, você cuida da burocracia. Em grandes partes, são 2 documentos que fazem parte do processo: uma Carta de Intenção (LOI) e um Contrato de Compra de Ativos (APA). Este último é um resumo do que será comprado, como sua Propriedade Intelectual (PI), ativos de marketing (como uma página no Facebook), etc. Você também pode assinar um acordo de não concorrência. Apenas certifique-se de que não seja muito amplo, e permita que você construa aplicativos com os quais se importa.
- Pagamento
Em segundo lugar, o comprador garantirá um pagamento por meio de um terceiro, como o Escrow. Uma vez que o dinheiro estiver garantido, você deverá enviar os ativos para o comprador.
- Transferência
Por último, transfira o nome de domínio, o banco de dados, as credenciais, etc. (mais informações abaixo). O comprador irá inspecionar tudo e informar ao Escrow para prosseguir com o pagamento. Parabéns, você foi adquirido!
Como transferir os ativos?
Algumas plataformas não permitem a transferência de ativos. Por exemplo, você não pode transferir um bucket AWS S3, um domínio de envio de e-mails do Mailgun, ou um projeto do Google Cloud Console.
Você deve fornecer suas credenciais!
É provável que você use essas plataformas para outros projetos, assim, enviar suas credenciais não é uma opção. Nesse caso, explique ao comprador e o peça para criar sua própria conta/chaves de API.
Ao construir seu Micro-SaaS, crie uma conta separada para todos os seus projetos. No futuro, ao vender, isso vai ajudar bastante no processo de transferência.
Dicas de Marc para a comunidade
Algumas dicas para vender mais rápido:
- Descarte compradores que fazem um milhão de perguntas. Se eles são altamente céticos, eles não vão comprar, e você está perdendo seu tempo.
- Tudo se resume à confiança, então, fazer BuildinPublic ajuda. Você ainda não sabe, mas potenciais compradores estão te seguindo e podem transferir o dinheiro para sua conta bancária sem fazer muitas perguntas (foi o caso do Habits Garden). Você também economiza com as taxas de listagem das plataformas (4% no Acquire, por exemplo).
- Não tenha medo de fazer um follow-up (acompanhamento) e dizer aos compradores que você precisa de uma resposta em 3 dias.
- Se você está vendendo no Acquire, certifique-se de que sua listagem esteja 100% pronta antes de publicar. Todos os compradores na plataforma serão notificados dentro de 24 horas, quando a maioria das oportunidades surgem.
- Se você está vendendo no Acquire e ninguém se interessar depois de um mês, abaixe um pouco o preço. O Acquire tende a destacar sua listagem quando edições significativas são feitas.
Como vender um Micro-SaaS pelo Acquire (intermediador)
No dia 10 de março de 2023, a Ju Nogueira, membro da nossa Comunidade Privada de Micro-SaaS (conheça meu trabalho), lançou seu primeiro Micro-SaaS.
“Cheguei quando era tudo mato.”
A ideia do seu projeto surgiu pela paixão de acompanhar a comunidade Indie Hacker e os Micro-SaaS que são feitos através do BuildinPublic. Acabou conhecendo um projeto projeto simples na comunidade internacional, que basicamente gerava um código de embed para páginas do Notion.
Para quem não sabe, não é possível incluir um link do Notion diretamente em um iframe, porque é bloqueado. Então, embedar uma página do Notion é uma dor de muitos usuários.
Foi dessa inspiração que nasceu o Embednpages.com em 2023.
P.S.: veja a história da Ju na comunidade.
Desejo de vender
Depois de alguns meses tocando o ENP, ao atingir quase U$ 100 de MRR, a Ju resolveu listar o projeto no Acquire para ver como seria a experiência. O motivo foi simples: ela não conseguiu se dedicar o suficiente, e concluiu que não tinha chegado, ainda, ao Product-founder fit (farei um artigo sobre este assunto futuramente).
No fim do dia, o objetivo final era mais conhecer a plataforma do que realmente vender. O projeto foi cadastrado no início de julho deste ano e, para sua surpresa, em poucos dias já havia recebido 14 solicitações de acesso com NDA (não concorrência) assinado (no acquire.com você pode deixar sua listagem como privada, assim, apenas as pessoas que você aprovar terão acesso aos dados mais detalhados do seu projeto).
Uma dessas 14 solicitações evoluiu para uma conversa mais aprofundada e, no dia seguinte, virou uma offer (carta de oferta). Dois dias depois, recebeu a LOI (Letter of Intent – Carta de intenção de compra), indicando um real interesse na compra do ENP 🎉.
“Estou procurando uma ferramenta para comprar e atualizar com o tempo. com a intenção de diversificar meus produtos.”.
Carta de intenção, contrato de compra e venda de ativos
Com a LOI assinada, o comprador enviou pela plataforma uma APA, ou seja, um contrato para formalizar a compra. Em seguida, iniciou-se a transferência.
A partir daí, seguiram para a parte mais burocrática da venda: recebimento e aceite do APA (Asset Purchase Agreement), processo de escrow, transferência dos assets e, por fim, recebimento do valor acordado.
Esse processo, como um todo, é bem simples no Acquire. A interface simplificada guia todo o processo de aquisição. Várias coisas são feitas apenas clicando em botões de “next” e “ok”.
Fechamento e aprendizados
Entre a primeira oferta, em julho, e o recebimento do dinheiro na conta, em setembro, foram mais de 2 meses. Tudo poderia ter sido mais rápido, se não fosse por duas partes do processo que atrasaram (e lições aprendidas):
- Transferência da conta do Paddle para a compradora: No Paddle, serviço utilizado para os pagamentos no ENP, não é possível transferir os clientes entre contas diferentes, então, foi necessário realizar a transferência da conta completa para a compradora. Essa transferência levou alguns dias, pois o suporte do Paddle não foi muito ágil. Uma dica importante é que, se você estiver construindo um projeto com a intenção de vendê-lo, é recomendado utilizar contas separadas para cada aspecto, principalmente para a parte financeira. Isso facilitará o processo no futuro!
- Receber o dinheiro na conta: Por alguma razão desconhecida, o envio do valor pelo escrow.com foi devolvido várias vezes, mesmo usando dados de uma conta da Husky, já usada há anos para recebimentos internacionais. Só funcionou quando trocou para o Remessa Online, em uma modalidade de conta em que o pagador faz uma transferência doméstica em vez de internacional.
O fator sorte
Ju acredita que teve um pouco de sorte, também, uma vez que o projeto foi vendido para uma compradora muito agradável, que demonstrou gentileza e atenção durante todo o processo de venda. Além disso, foram feitos alguns ajustes e correções no ENP como freela para atender às necessidades da compradora.
Quem quiser acompanhar as próximas aventuras da Ju, ela compartilha um pouco do que faz no Twitter – @nogueiraju.
Parabéns por ser adquirida!
Dicas da Ju Nogueira para a comunidade
Aqui vão algumas dicas e aprendizados que essa experiência toda me trouxe:
- Se você não tem certeza do que construir, é recomendado começar com algo que já existe). Seja um novo Micro-SaaS ou uma feature de um software maior, começar com uma solução que já está validada pode encurtar o caminho até os primeiros clientes.
- O ENP foi criado após ver outro projeto do tipo e pensar “Ah, eu posso fazer isso aqui de um jeito melhor”. Isso certamente colaborou para conseguir o primeiro usuário pagante em menos de duas semanas.
- Inglês é essencial. Não é impossível vender um projeto no Acquire contando somente com o Google Tradutor, mas não saber inglês priva de muitas oportunidades nesse meio.
- Por fim, reforçando o que foi dito anteriormente, ao usar serviços de terceiros, é recomendado criar contas separadas de outros projetos. Preferencialmente, criar tudo já com um e-mail @seuprojeto.com. Dessa forma, num possível processo de venda, você só precisa passar as senhas para o comprador.