Estudo de caso da SuperNichos e o "Post-MVP" que trouxe os primeiros clientes.
Bruno Okamoto
12 Min de leitura

Estudo de caso da SuperNichos: o caso de Caique Dourado

Como o Caique Dourado validou uma ideia e faturou R$ 16 mil reais de ARR com um Post no Linkedin. Artigo super bacana 🙂

Quem é Caique Dourado

Caique Dourado, nascido no interior da Bahia, hoje, com 37 anos, carrega em seu currículo a seguinte bagagem: gerente e-commerce na Editora JusPODIVM, ex-CTO e co-fundador do Cupons VIP (in memoriam), colunista no E-commerce Brasil, Programador Backend e Frontend, Baixista, Leitor Voraz, Curioso e Autodidata.

Caique e seu filho, com um “presente de um amigo” para seu filho – HTML for babies.

Rápido background

Ao contar sua história de vida, seu primeiro contato com desenvolvimento de software foi em 2001, quando tinha 15 ano de idade. Naquela época, uma tia sua, muito querida, sabendo do potencial futuro da formação na área de tecnologia, matriculou-o em um curso de “desenvolvimento de programas”: Delphi 5.0 com conhecimento em SQL, na Real & Dados, em Salvador.

Certificado do primeiro curso que Caique fez.

Já em 2005, Caique estava trabalhando na área, com a criação de alguns sistemas Delphi para a Prefeitura da cidade em que nasceu (João Dourado).

Seguindo na carreia de desenvolveu e atuou em agências web da Bahia de 2006 a 2009, em diversos projetos, dos quais cita: PizzaHut, Syene Empreendimentos, Editora Foco Jurídico, Juspodivm, Bahia Vitrine, Asa de Águia, Durval Lélis.

E nos anos seguintes, continuou trilhando seu caminho com a tecnologia, atuando, de 2010 a 2012, no programa fidelidade União Compras e na FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Caique destaca, no ano de 2011, a criação do Baralho do Crime, para a Secretaria de Segurança Pública, vinculado ao lançamento do Programa Pacto Pela Vida, do governo do estado (veja abaixo). Esse jogo teve grande repercussão na mídia, com reportagens em diversos portais. Em um único dia, o Baralho do Crime teve o marco de mais de 10.000 visitas.

Jogo desenvolvido por Caique para o governo do estado (Secretaria de Segurança Pública).

Primeiro empreendimento

Ainda em 2010, no que Caique chama de boom das compras coletivas, embora ainda trabalhasse no União Compras, o desenvolver associou-se com outros empreendedores, e juntos criaram o portal de ofertas Cupons Vip. Depois de 9 meses de desenvolvimento, lançaram o projeto.

Quando atingiram o ponto de equilíbrio, em 2012, Caique saiu do emprego para se dedicar exclusivamente ao Cupons Vip ­ atuando como CTO – Chief Technology Officer (Direto de Tecnologia) e empreendedor faz tudo (lidando com diversas frentes que estavam sob demanda na Startup).

Em 1 ano e meio, saíram de 0 a 140.000 visualizações de páginas mensais, com aproximadamente 40.000 clientes.

Caique cresceu muito, pessoalmente, com esse pojeto, porque aprendeu sobre marketing, SEO, tageamento, e outras coisas. Um MBA de negócios.

De Startup para E-commerce

Após deixar o Cupons Vip, devido a divergências entre ele e o sócio, passou a compor, em 2014, o quadro da Editora JusPODIVM, com o objetivo de trocar toda a plataforma legada de ERP e implantar uma nova plataforma E-commerce, e “cuidar” do E-commerce. Caique segue na Editora até os dias de hoje, com diversas responsabilidades na área da tecnologia.

De lá pra cá, ampliou drasticamente sua experiência com E-commerce, sendo, inclusive, premiado, em 2019, como Profissional Destaque na categoria “Vendas”.

Premiação pelo E-commerce Brasil como Profissional destaque do ano (na categoria “Vendas”), em 2019.

Em síntese, Caique viveu dos 15 aos 30 anos programando, e fazendo “de um tudo” na área da tecnologia, o que permitiu que fosse armazenando experiências e aprendizados ao longo do caminho.

Com 30 anos, no meio dessa história toda, mesmo trabalhando formalmente na Editora, enquanto aumentava seus conhecimentos sobre o E-commerce, o desenvolvedor raciocinou sobre a possibilidade de ganhar dinheiro na internet. Foi aí que começou a “crawlear” os reviews dos E-commerces (como Américanas, Submarino, Casas bahia, etc – principais varejistas).

Primeiro side project: Opinião bom vale a pena

Criou, com isso, o Opinião Bom Vale a Pena, que agrupava os reviews em uma única página, facilitando a busca de reviews pelos interessados, além de ranquear bem no Google e criar um link para afiliados para os próprios produtos. Caique conta que chegou a faturar mais de R$20k por mês em época de Black Friday. Hoje, o site tem em média 250 mil páginas vinculadas.

Na mesma esteira de continuar aprendendo e ganhando experiência, o desenvolvedor seguiu construindo sites com dados, principalmente crawleados, sempre trabalhando com SEO. Alguns sites que criou:

  • Frases (Exemplo: frases de bom dia, frases de namoro, etc.);
  • Versículos (dados da bíblia);
  • Tabela FIPE, que mensalmente atualizava o valor dos veículos;
  • Assistência técnica (garantias e dados dos produtos), entre vários outros.

Um de seus projetos: Tudo sobre produtos – 300 mil acessos únicos por mês

Caique explica que a ideia é sempre procurar uma base de dados, aberta ou fechada, e construir um site final com esses dados tratados para entregar um valor para o usuário. E assim surgiu a ideia do seu primeiro Micro-SaaS.

Nascimento do SuperNicho (1º Micro-SaaS)

Nessa trajetória do trabalho com tecnologia, sempre teve vontade/a dor de identificar como as pessoas mais fazem suas buscas na internet, a fim de encontrar oportunidades de cauda longa, com alto volume de busca. Já que não sabia como alcançar essas oportunidades, começou a pesquisar uma base dados de pesquisas que as pessoas fizeram.

Quer aprender a construir Micro-SaaS em cauda longa? Veja este vídeo.

Mas, acabou se perguntando: “o que fazer com isso?”

Foi aí que Caique resolveu começar a estudar algoritmos para clusterizar os termos. Começou a testar em SQLServer, e seguiu testando padrões de busca, de várias formas. O grande diferencial foi o lemmatização (tokenização) de textos, de forma a reduzir as variações, e ter algo mais normalizado, como explica:

“Lemmatização significa reduzir as palavras ao seu radical. Basicamente transformei 50 milhões de palavras em 780 mil com esta variação. Essa é a mais palpável para o usuário final”

Tabela final após lemmatizar os textos.

SuperNichos

A partir de sua experiência, resolveu criar, então, o SuperNichos – que encontra nichos com alto volume de buscas, baixa competição e alto CPC.

A dor que o SuperNichos resolve é ajudar a descoberta de nichos e oportunidades. Nesse sentido, traz economia de tempo para as pessoas, facilitando o discovery de bons nichos. O público-alvo, portanto, é constituído por produtores de conteúdo, programadores que querem montar Micro-SaaS, empresários que têm a intenção de montar novos negócios, infoprodutores, entre outros.

Até agora, seu principal público convertido é constituído de pessoas que tem vários sites e querem construir páginas SEO. O SuperNichos, sendo assim, é uma super oportunidades para essas pessoas.

Validação do SuperNichos

Em seu blog, Caique criou um post falando sobre o que descobriu ao minerar 50 milhões de termos de busca no Google, e isso chamou a atenção de muitas pessoas. Algumas elogiaram bastante o conteúdo, o que fez o post viralizar. Depois disso, houve muitos feedbacks positivos.

Nesse cenário, o desenvolver resolveu “empacotar” aquilo em um produto, transformando o banco de dados e criando, assim, uma interface para a ferramenta.

“Meus amigos brincam que foi o Post-MVP: fiz um post e validei a ideia através de postagens orgânicas”.

Post de Caique no LinkedIn.

10 primeiros clientes

Depois do que os amigos de Caique chamaram de “Post MVP”, já vieram clientes para o SuperNichos. Antes que houvesse a primeira linha de código, um amigo do desenvolvedor já havia comprado a ideia.

“Se já tirei dinheiro do bolso de uma pessoa antes mesmo de desenvolver o produto, essa validação me deu um entusiasmo para fazer.”

Os demais clientes vieram todos do seu Post. Excelente validação.

Momento atual do SuperNichos

Caique, atualmente, está começando a rodar Ads para testar pessoas fora das redes sociais. Além disso, também está testando criativos, público, entre outras questões. O go to market vai ser totalmente pago, porque, para o desenvolvedor, Ads funcionam super bem.

Está em pauta, ainda, trabalhar com afiliados. Por isso, Caique está construindo aos poucos um projeto de afiliados para vender principalmente para comunidades de SEO.

Faturamento e métricas

O Micro-SaaS de Caique tem (no dia da entrevista) aprox 1 mês de vida, contando com um ARR de R$16k.

Aprendizados da jornada

  • O período de mais de 6 meses testando algoritmos de clusterização de texto trouxe uma habilidade muito boa sobre NLP (natural language processing) para Caique;
  • Trabalhar com grandes bases de dados (50 milhões de dados) trouxe uma nova habilidade – lidar com escalabilidade de grandes volumes;
  • Fazer o buildinpublic abriu portas comerciais, deu visibilidade, e ajudou na validação do MVP antes mesmo de construir o produto;
  • É possível monetizar conhecimento de dev em dinheiro, ainda que as pessoas não acreditem!

Ferramentas indispensáveis no MVP

As ferramentas que Caique entende serem indispensáveis no MVP são:

  • Algoritmos de tokenização (core);
  • Bases de dados de busca
  • WordPress com OxygenBuilder;
  • Kiwify para vendas.

O futuro do SuperNichos

A ideia de Caique é expandir o Micro-SaaS levando-o para outros países (transformando para inglês e espanhol), e evoluir o produto de modo a criar conteúdo a partir dos nichos encontrados.

Acessar SuperNichos

Dicas do Caique para quem está começando a jornada

  • Valide a ideia com a comunidade para ver se há interesse efetivo no seu Projeto;
  • Construa e lance rapidamente (13 dias foi o que Caique demorou para construir e lançar);
  • Venda um plano anual para evitar churn e fazer caixa;
  • Leia estudos de caso que possam inspirar no início de seu Projeto;
  • Entregue valor desde o primeiro momento.

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