Construindo um portfólio de pequenas apostas
Após 16 meses construindo conteúdo para esta newsletter, junto aos últimos meses em que tenho trabalhado em cima do meu canal no Youtube, pude aprender a importância da diversificação dos canais de distribuição. Esse aprendizado já apareceu, pra mim, logo no início da jornada.
Eu relutei muito em expandir os canais por conta do trabalho que teria para produzir tantos formatos diferentes de conteúdo. Além, é claro, da falta de tempo para tal façanha.
Entretanto, uma coisa era clara para mim. Continuar produzindo conteúdo exclusivamente na newsletter limitaria minha capacidade de educação de mercado. Meu público está em vários canais.
Micro-SaaS é um conceito novo. Educar o mercado é essencial nesta etapa.
O conceito de Micro-SaaS, por si só, é muito novo. Isso significa que é preciso construir a fundação do tema no Brasil.
Construir um novo mercado e um ecossistema não é uma atividade binária. Exige muitas horas de estudo, produção de conteúdo e geração de valor. Sempre aumentando a distribuição e expandindo.
Aprendi nesses anos que para se educar um mercado é preciso construir conteúdo como uma história. E essa história precisa cativar e ajudar as pessoas a sonharem junto.
Gerar valor
Independente de você produzir conteúdo ou construir um Micro-SaaS, seu objetivo no final do dia é gerar o máximo de valor para seu público alvo. Sempre pensando no longo prazo.
Quando comecei a construir o ecossistema de Micro-SaaS e toda a comunidade, eu sabia que seria um trabalho de vários anos.
Até o momento, desde a minha primeira edição, já foram escritos +80 artigos e já foram gravados +28 vídeos. São 16 meses de produção de conteúdo de forma consistente e qualitativa.
28 vídeos depois, meu pequeno e tímido canal atingiu 5 mil horas de conteúdo assistido
Business Influencers
Tudo que falei acima nos leva até aqui. O processo de educar um novo mercado, construir um ecossistema com milhares de empreendedores(as) com sonhos e expectativas faz parte do processo de geração de valor.
Construir uma audiência é uma arte.
Desde o primeiro dia eu enxerguei este movimento como um negócio. E como todo negócio, eu segui todas etapas do processo de ideação, validação, go to market e agora a escala – e a distribuição de canais faz parte dela.
Toda essa estratégia de pensar isto como um negócio desde o primeiro dia, além de diversificar todos os meus canais, veio de inspiração de alguns empreendedores que conheci, os quais são conhecidos por fazerem parte da nova geração de “business influencers” (influencers de negócios) que estão cada vez mais comuns mundo afora.
Meu amigo Zaka, fundador da TechDrops. Um homem sábio.
One man million business
Negócio milionário de um homem
Para não aprofundar muito neste tema, mas dar um rápido contexto para vocês, existem 2 empreendedores que admiro muito os quais fazem parte (ou até lideram) deste/este movimento no mercado internacional.
Um desses empreendedores é o Dan Koe. Ele tem vários vídeos no Youtube, escreve newsletter, e investe 2h por dia em produção de conteúdo. Nos últimos 3 anos, Dan faturou US$800 mil por ano seguindo essa mesma rotina.
Atualmente, ele não tem funcionários, não tem escritórios de luxo, não tem equipamentos caros ou edições complexas. É um cara simples, que gera um valor absurdo para sua audiência, e que desde o primeiro dia trata seus produtos como um negócio.
O que o Dan acredita, assim como vários outros que seguem a mesma linha de raciocínio, como o Justin Welsh, é que qualquer empreendedor pode construir um negócio de uma pessoa – ou, como Dan chama: The One Person Business Model 2.0 (O modelo de negócio de uma pessoa).
Justin Welsh vai faturar US$4 milhões em 2023
Esses empreendedores estão construindo uma nova forma de economia. Eles estão produtizando suas experiências em frameworks para ajudar de forma autêntica outros empreendedores a atingirem seus objetivos.
Essa mentalidade autêntica cria uma autoridade dentro de um nicho e, com esse pensamento de empresário, desde o primeiro dia eles criam funis e produtos para esses clientes em todas etapas de suas jornadas.
O que todos esses business influencers têm em comum é: diversificação de canais e pulverização de apostas.
Daniel Vassallo no X.
Daniel Vassalo (também um business influencer) é um idealizador de uma tese que ele chama de Small Bets, ou seja, pequenas apostas.
Na visão de Daniel, o segredo do sucesso do One man million dollar business é criar vários micro produtos e pulverizar sua renda para nunca depender exclusivamente de um único produto.
Além disso, ele acredita que, pelo “efeito exponencial” do conteúdo, mais vale as pessoas ganharem um pouco de vários pequenos produtos do que ganhar muito de poucos.
Quando analisamos essas construções de raciocínios alinhadas ao novo momento da economia e à construção do ecossistema de Micro-SaaS, podemos criar uma nova tese para o nosso “one man million business” – usando os Micro-SaaS como parte dessa estratégia.
Construindo um portfólio de pequenas apostas
Pensa comigo.
- você acha um nicho;
- se especializa nele;
- gera valor para as pessoas de forma autêntica;
- cria produtos para ajudá-las a irem de 0 a 1 em suas jornadas;
- e diversifica sua distribuição de conteúdo.
Até aí, beleza! Parabéns, você é um Creator. Mas, e se você…
Aplicar a tese do Cassino de Desenvolvedores e transformar a construção deste projetos como conteúdo. Você além de construir uma audiência, também consegue lançar infoprodutos e construir MicroSaaS. Você monetiza seus clientes e sua audiência usando o mesmo funil.
ou
Como creator (infoprodutor) você tem uma audiência de nicho e aproveita ela para construir Micro-SaaS para trazer receita recorrente mantendo o mesmo esforço?
A mensagem é..
Você pode montar um portfólio de pequenas apostas misturando infoprodutos com Micro-SaaS.
Dessa forma, você diversifica sua renda entre produtos transacionais que te geram caixa rápido, enquanto cria produtos recorrentes que tragam previsibilidade usando a mesma audiência e as mesmas ferramentas.
O que você precisa fazer para começar? Construir seu produto em público – gerando valor para as pessoas ao seu redor, e ajudando elas a sonharem através de boas histórias. Por consequência, essa audiência tende a crescer em torno do seu trabalho.
Alguns exemplos de empreendedores que estão fazendo isso no Brasil:
- Tiago Costa (Freelup)
- Rafael Almeida (KaféApps)
- Moacir Moda (TinTimApp)
- Giovani Mazzaro (Vaptpost).
E fora do Brasil, essas são algumas referências:
- Tony Dihn
- Simon Høiberg
- Bhanu Teja P
- Marc Lou
- Pieter Levels
- Danny Postma.
Enfim, a lista é gigante… mas, vocês entenderam o ponto!
Minhas teses de construção de portfólio
Para concluir e unir as pontas entre os 2 artigos (este e “Cassino dos desenvolvedores”), deixo a seguinte reflexão:
- Você pode construir um Portfólio de Micro-SaaS de duas formas, construindo uma nave mãe para sustentar e financiar sua operação, distribuição de canais e novos MicroSaaS;
- Você pode construir vários projetos em vez de ter uma nave mãe, pulverizando seu risco (mas, ou você precisa ter grana guardada ou um emprego), e ir montando em público para construir uma audiência;
- Você pode começar produzindo conteúdo e montando audiência para, em seguida, montar seu Micro-SaaS e seus infoprodutos (meu modelo).
Todos esses 3 caminhos te levam à criação de um portfólio de pequenas apostas. E, no final do dia, não podemos esquecer que a construção de tudo isso é para um propósito maior, que não consiste em grana.
Para mim, esse propósito maior é fomentar o empreendedorismo e construir a maior comunidade de empreendedores de Micro-SaaS do mundo.