Como construir um Micro-SaaS usando apenas SEO.
Bruno Okamoto
9 Min de leitura

Passo a passo de como construir um Micro-SaaS de cauda longa usando SEO

Quem é Danny Postma

Danny é um Indie Hacker bem conhecido no cenário internacional. Vendeu sua Startup por 7 dígitos para o Jasper.ai e, desde então, vem se especializando em AI como um “first mover” em montar um portfólio com vários SaaS, como empreendedor solo.

Desde a venda de seu negócio, Danny vem construindo todos os seus projetos através do #BuildinPublic, tornando-se uma referência ao lado de grandes nomes do cenário empreendedor e Indie Hacker, ao lado do Pieter Levels.

Seu primeiro Micro-SaaS de sucesso, que cresceu no hype de AI, foi o ProfilePicture.AI, com +21 mil clientes utilizando sua ferramenta.

A ideia de Danny Postma é montar um portfólio de Micro-SaaS, o qual chama de “photo studio of the future”, ou seja, estúdio de fotografia do futuro.

Ambos, Danny e Pieter estão surfando o hype de AI como First Mover (inclusive, se vocês curtirem este post, posso fazer um artigo sobre o Pieter Levels).

Curiosamente, os dois possuem +2 produtos de AI que faturam acima de $50k de MRR (faturamento mensal). O Micro-SaaS atual do Postma é a HeadshotPro.AI.

Para fins de curiosidade, seu portfólio, somados todos os seus projetos, já passa de $300k de MRR – sem funcionários.

Com tanto caixa disponível, ele já está comprando outros projetos para incrementar sua carteira – como se pode ver na foto abaixo, de quando ele adquiriu um Micro-SaaS chamado HairstyleAI, para incrementar seu estúdio do futuro.

Bom, agora que você conheceu um pouco sobre o empreendedor, vamos ao tema principal.

Construindo um Micro-SaaS usando apenas SEO

Quando se fala sobre construir um portfólio de Micro-SaaS (inclusive, fiz uma entrevista com o Renato Asse sobre o tema), um dos pontos mandatórios a serem discutidos é a construção de uma audiência.

Porém, não é a primeira vez que vejo empreendedores construírem Micro-SaaS em cima de SEO. Isso reforça que sempre há outras opções. Ter uma audiência não é sinônimo de sucesso, mas, ter um público que confia em sua autoridade e consome seu conteúdo, de alguma forma, facilita o lançamento e a validação de novos produtos.

Então, minha ideia com este artigo é ilustrar essa thread do Danny sobre como lançar Micro-SaaS usando estratégia de SEO e cauda longa (long tail).

O Micro-SaaS usado de exemplo

Para exemplificar, Danny Postma citou um Micro-SaaS que lhe rende $1.2k por mês, de forma orgânica, com quase 0 esforço. É o chamado Figcomponents.

1. Encontre uma palavra-chave 🔍

Comece procurando uma palavra-chave. Aqui, você precisa ser criativo. Use o AHREFS para fazer as buscas.

Pesquisas palavras-chave

2. Aplique um filtro

Busque palavras de cauda longa, preferencialmente, que se encaixem nas seguintes especificidades:

  • Keyword difficulty (KD) < 20
  • Volume > 500
  • Várias palavras chaves menores (child keywords)

2.1. Dificuldade da palavra-chave

No caso de Danny, ele comenta que o KD < 20 significa a necessidade de menos do que 10 backlinks para rankear na primeira página do Google.

2.2. Volume

De acordo com o empreendedor, a lógica do volume tem sempre relação com o número do seu país e, no caso de pesquisas globais, recomenda multiplicar o volume de busca por 3.

Exemplificando com o caso do Figma Components, seriam 800 pesquisas no âmbito nacional, e 2400 pesquisas no âmbito mundial.

800*3 = 24000. Em uma conversão de 2%, seriam 480 vendas por mês.

Isso é bastante para um projeto orgânico, certo?

2.3. Palavras-chave menores (child keyword)

Rankear a palavra principal significa rankear todas palavras de cauda longa, também. Aqui está o pote de ouro.

No exemplo acima, “Figcomponents” está rankeando em mais de +1.000 palavras-chave, incluso o “Figma Components” que está gerando 95% do tráfego.

3. O passo mais importante

De acordo com Danny, o passo mais importante é pesquisar durante um ou dois dias e ir amadurecendo o entendimento sobre as palavras-chave, já que você vai passar alguns meses investindo em construir este produto.

4. Construa seu produto em torno da palavra-chave

4.1 Dê aos usuários o que eles querem;
4.2 Otimize sua palavra-chave principal (vale outro artigo sobre SEO, aqui);
4.3 Construa o máximo possível de sub-páginas;
4.4 Ofereça um plano gratuito e um plano pago desde o primeiro dia.

4.1. Dê aos usuários o que eles querem

O usuário precisa encontrar o que está buscando no Google o mais rápido possível. Isso aumenta a retenção dele no site e diminui seu “bounce rate” – e o Google adora isso.

No exemplo do Fig components, logo ao entrar no site você já se depara com um diretório que contempla vários templates os quais podem ser facilmente copiados através de alguns cliques. É o famoso momento “a-ha” do onboarding (falo disso aqui).

4.2. Otimize sua palavra-chave principal

Sua palavra-chave precisa aparecer em todo o site, o tempo todo – no seu domínio, no seu título, no seu texto alternativo. Contudo, cuide para não exagerar, porque o Google pode te penalizar por isso.

4.3. Otimize as palavras menores (child keywords)

Para rankear mais rapidamente e facilmente, crie sub-páginas com foco direcionado a essas keywords específicas.

Não deixe de marcá-las em uma página que contenha todas as categorias dentro. Dessa forma, o Google sabe que elas existem.

4.4. Ofereça um plano gratuito e um plano pago

Produtos gratuitos mantêm usuários engajados no site. Isso aumenta seu posicionamento no Google. Além disso, para ganhar confiança é preciso oferecer bons produtos de graça, antes de pedir um pagamento.

A melhor conversão para esse tipo de produto (no caso do Fig Components) são pagamentos únicos, também conhecidos como “life-time deal”.

O principal fator que vai levar você para #1 nas pesquisas do Google são os backlinks. Por que? Porque as pessoas não compram produtos ruins, e o Google entende que quanto mais backlinks houver, melhor seu produto é.

Este é um dos principais desafios que vejo nesta discussão, dado que o exemplo do Danny para conseguir seu primeiro backlink é o Product Hunt (plataforma de lançamento de Startups). No Brasil, entretanto, não temos uma plataforma parecida.

No caso, se você fizer um projeto em inglês, você pode usar o PH para lançar e conseguir um backlink de um domínio com autoridade.

5.1. O Product Hunt tem muito “repost

Vários sites frequentemente compartilham o link do Product Hunt em suas plataformas. Isso significa que o backlink que você recebe não é apenas do Product Hunt, mas de 10, ou às vezes até de 50 sites diferentes.

Isso é mais do que suficiente para rankear em #1 no Google, com palavras-chave de cauda longa (KD < 10).

6. SEO = Paciência

É preciso saber que demora em torno de 3 meses para o Google começar a gerar um tráfego inicial, e mais de 6 meses para crescer bem.

7. Dica bônus

Não esqueça de configurar seu console do Google Analytics e o AHREFS para acompanhar o progresso do seu projeto.

Com o tempo, se você fizer isso com um, dois ou mais projetos, você pode começar a gerar backlinks entre seus próprios produtos.

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