Estratégias de SEO para Micro-SaaS
Micro-SaaS e o Google
O artigo de hoje tem uma contribuição muito especial de um membro da comunidade, o @gleidson_h.
Em vários artigos, principalmente de estudos de caso, como do Jonathan Fróes, comento sobre a importância de usar o Google Ads no lançamento do seu projeto.
A beleza do Micro-SaaS está no fato de que, por ser nichado, acaba facilitando a compreensão a respeito do público alvo e da dor que está sendo resolvida para esse público. E investir em Google Ads, pensando no fim do funil, é uma excelente e rápida forma de conseguir seus primeiros clientes.
Agora, o Google também é um excelente canal, além de pago, para gerar tráfego para seu Micro-SaaS. É, inclusive, uma excelente oportunidade para todos os empreendedores aprenderem sobre SEO.
Eu não vou entrar tanto no mérito do Google Ads, porque existem centenas de vídeos e tutoriais de como começar, mas, já adianto uma coisa: o Google Ads tem uma curva de aprendizado muito menor do que tinha há alguns anos atrás.
Já ensinei vários empreendedores a lançar Micro-SaaS nos últimos meses. Todos lançaram e testaram Ads, e a conclusão a que chegamos é de que o Google tem facilitado muito a estruturação e a otimização das campanhas com sua AI, porque entende que se você desempenha bem e consegue mais clientes, consequentemente, vai investir mais em Ads. Todos ganham.
Então meu amigo(a), se você está lançando um MVP considere fortemente investir em Ads.
Construindo projetos “escravos” do seu Micro-SaaS
Existem 19 canais de aquisição de usuário e várias formas de conseguir atenção para seu lançamento. Hoje vamos falar especificamente de um: SEO.
Recentemente, me deparei com a newsletter do Lenny e achei um artigo em que ele fala sobre formatos para conseguir atenção para seu produto.
Um dos formatos (item 2) é sobre o lançamento “Drops” de mini produtos.
lennysnewsletter.com
No artigo, Lenny comenta sobre como algumas startups lançaram produtos acoplados a sua oferta principal para gerar tráfego e trazer mais usuários para a nave mãe.
Calm: Do Nothing for 2 Minutes
Essa ferramenta é uma percursora do Calm, um dos maiores apps de meditação do mercado. A brincadeira do “Faça nada por 2 minutos” se constitui, basicamente, em você não mover o cursor do mouse por 2 minutos. Simples assim.
O website recebeu 2 milhões de visitantes únicos, e facilitou mais de 100.000+ e-mails capturados em 2 dias.
Os canais de distribuição foram: Hacker News, publicações em jornais, e o famoso efeito viral das pessoas que completavam o desafio e compartilhavam em suas redes sociais.
Codecademy: Code Year challenge
Outro exemplo é o CodeAcademy, que lançou um produto chamado Code Year challange, explorando a ideia de que as pessoas querem construir metas para o ano novo, e montou um produto focado em ajudar as pessoas a começarem o ano aprendendo a programar.
No final, conseguiram 400.000+ inscrições no período de 3 meses.
Os canais de distribuição foram: influencers participando do desafio.
Construindo sites focados em palavras-chave
Uma forma de começar a aprender SEO para seu Micro-SaaS pode ser começando com vários pequenos sites focados em uma palavra-chave ou um grupo de palavras-chave.
Um exemplo trazido pelo Gleidson foi um site de musica:
Todas as fotos são de sites escravos de um Micro-SaaS da comunidade.
● Site 1 (genérico, baixar músicas):
- baixar músicas;
- baixar mp3;
- programa para baixar músicas;
- programa para baixar mp3.
● Site 2 (baixar em computador/pc/notebook):
- programa para baixar música no pc;
- programa para baixar música no notebook.
● Site 3 (baixar do youtube):
- programa para baixar músicas do youtube;
- baixar músicas do youtube.
Foto de um projeto escravo de um Micro-SaaS da comunidade
● Site 4 (baixar do celular):
- baixar música no celular;
- baixar música mp3 no celular.
E assim por diante. É possível ter vários sites escravos.
Dessa forma, você consegue ir testando cada grupo de palavras-chave, e é muito mais “fácil” que ao menos um dos sites tenha sucesso (ou até que todos tenham).
Embora os projetos sejam separados, todos tem uma coisa em comum: geram leads para o site principal.
A lógica é bem similar ao formato de lançar uma landingpage com Ads pagos. No final, você está capturando leads para um produto específico. O objetivo é o mesmo.
Além disso, se um dos sites for penalizado de alguma forma pelo Google (pode acontecer por algum motivo ou por mudanças no algoritmo), você ainda vai ter outros rodando e aprendendo com todos eles ao mesmo tempo.
Lembre-se: Trate seu Micro-SaaS como um laboratório de habilidades. Se você não sabe, SEO é uma excelente forma de você aprender construindo sites escravos.
O passo a passo de forma simplificada
- Uma LONGA pesquisa de palavras-chave;
- Organizar os sites que serão feitos;
- Procurar os domínios disponíveis para cada site escravo;
- Criar o site escravo (é como se fosse uma landing page com foco em palavras-chave);
- Conseguir links para os sites (Guest Post pode ser uma boa opção).
Essa estratégia de ter vários sites dá resultado?
Todas as fotos dos sites escravos acima levam a esse Micro-SaaS “nave mãe” de um empreendedor da comunidade.
Na comunidade, existem alguns membros que fazem isso. De cabeça, consigo pensar em 4 ou 5 que conheci que usam essa estratégia. Ela não é tão simples de fazer, mas, é um excelente exercício e uma ótima oportunidade de aprender mais sobre o Google.
Além de tudo, eu sei que é trabalhoso, principalmente quando você tem seu emprego e seu projeto principal para administrar. E é um fato que a falta de tempo pode prejudicar o desempenho dos sites secundários também.
Inspire-se com este artigo sobre montar uma fábrica de conteúdo para Micro-SaaS.
Algumas dicas do Gledison:
- Um ponto importante que o Gleidson comenta é para você tomar cuidado em como envia leads para seu site principal. O ideal é ser “nofollow” passando por algum site de redirecionamento, como Bitly ou semelhantes;
- Não saia comprando domínios e fazendo site. SEO é muito mais do que simplesmente fazer um site com várias palavras-chaves;
- Se você está terminando seu projeto, talvez seja interessante começar a fazer as pesquisas e produzir conteúdos tanto para seu Micro-SaaS “nave mãe” quanto para um site secundário;
- Quando você estiver com seu projeto principal rodando e minimamente otimizado, você pode ir construindo outros sites em paralelo;
- Com o crescimento dos sites secundários, você vai ou ter que dedicar mais tempo em cuidar deles ou terceirizar a produção deles;
- Essa estratégia não serve para validar MVP’s por se tratar de uma estratégia de médio/longo prazo.
Outro ponto importante é que os sites demoram para entrar nas primeiras posições, mesmo que muito nichados, e provavelmente, com o tempo, tendem a cair devido à taxa de rejeição ser alta.
Além disso, manter nas primeiras posições também não é algo fácil. Por isso, se você está buscando validar rápido: use Google Ads. Se você já conhece o mercado, seu público e o problema que você está resolvendo, então considere fortemente montar uma estrutura de conteúdo e, talvez, construir seu primeiro site secundário.