Saiba como lidar com os desafios de gestão e suporte de Micro-SaaS.
Bruno Okamoto
7 Min de leitura
Desafios de gestão e suporte para Micro-SaaS

Desafios de gestão de Micro-Saas 

O modelo de negócios de um Micro Saas costuma ser visto a partir dos inúmeros benefícios que ele pode oferecer, dentre eles: simplicidade de negócio e renda passiva.

Este é um tipo de business que está diretamente conectado ao mercado de tecnologia atual, no qual tudo deve ser implementado de forma rápida.

Neste artigo, quero chamar a sua atenção para alguns desafios importantes que você também poderá enfrentar ao longo da jornada e algumas dicas.

Grande renda exige grande responsabilidade

O mundo do empreendedorismo exige dedicação. Após validar a sua ideia e começar a faturar com o seu negócio, você provavelmente vai dar mais prioridade ao projeto, podendo se tornar sua fonte de renda primária. Consideramos essa hipótese baseada nos inúmeros cases de sucesso que já estudamos.

Agora imagine-se recebendo sua renda de forma variável e vivendo provavelmente um estilo de vida diferente. Por mais que pareça bom, você terá que lidar diretamente com todas as atribuições do seu negócio.

A partir de agora, o foco é maximizar sua produtividade a cada tarefa. E os clientes, sempre te chamando.

Você será o gerente, o estrategista, o suporte e o relações públicas. Terá que fazer os contatos chatos, as ligações intermináveis e burocráticas, além de cuidar de toda a implementação na maior parte dos casos.

Ser enxuto exige uma curva de amadurecimento maior do empreendedor. Sem contar as novas habilidades que precisará aprender no caminho, como marketing, vendas, contabilidade e assim por diante.

Construir um Micro-SaaS por mais simples que seja tem uma curva de aprendizado como qualquer coisa na vida. Essa curva às vezes é lenta.

O tormento do suporte ao cliente

Se há uma métrica a ser exterminada, é o churn (cancelamento). Mas o que é o churn? É a taxa de perda de clientes, ou seja, clientes que cancelaram o seu serviço durante aquele mês.

Uma das causas mais comuns para isso é justamente um atendimento ao cliente insatisfatório ou lento.

Vivemos na era do “customer experience”, ou seja, se você não consegue proporcionar uma boa experiência ao cliente, ele se sentirá no direito de cancelar ou até pedir o reembolso.

Rick Blyth, um dos precursores do Micro-Saas, sugere que você faça o suporte sozinho no início, e até mesmo tente colocar os clientes numa video chamada.

É um contato que demanda mais tempo, mas tende a resolver melhor os problemas e passar mais confiança.

Seus primeiros clientes podem se tornar evangelistas da sua marca se tiver um suporte rápido e pessoal.

Os serviços de suporte que criam chamados online e via e-mail, podem demorar dias para solucionar um problema, e você perderá a oportunidade mais valiosa de todas: conversar diretamente com o seu cliente.

Esta é a chance de pedir um feedback sincero, além de sugestões. Este passo é o mais importante de todos, especialmente no início do seu negócio.

É claro que, à medida que ele cresce, você pode contratar um serviço  ou treinar uma equipe de suporte (spoiler: e no futuro com a Pixel Ventures) =)

Os Indie Hackers quando lançam um Micro-SaaS costumam usar muito o Twitter para pegar feedbacks dos early-users.

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Vários copycat’s surgirão

Se o seu app começa a ganhar popularidade, ele naturalmente chama a atenção dos copiões de plantão, que tentarão lançar um produto concorrente bastante similar ao seu.

É comum inclusive eles copiarem tudo e mudarem só a interface, para que pareça diferente (ou às vezes até igual rs).

Já comentei sobre isso em outros artigos, mas acredito que os Micro-SaaS tem um “life spamm” (tempo de vida) por serem muito nichados. Isso também diminui a barreira de entrada para concorrentes.

Não perca tempo olhando para o lado. Olhe para dentro de casa 99% do tempo e use os concorrentes para se inspirar no que fazem certo. No final do dia, por um lado é bom pois te ajudam a “educar o mercado”.

O que você pode fazer para minimizar essa prática?

Serviço de atendimento ao cliente pessoal e humano. É isso.

Como o cliente não domina as características técnicas, ele tende a escolher o app que ofereça uma melhor experiência e que mantenha um canal para ouvir críticas e sugestões. 

No geral, as pessoas adoram se sentir parte de algo, e se elas sentirem que o feedback que deram gerou atualizações relevantes no programa, elas serão clientes fiéis.

Recomendo também a criação de uma comunidade com seus usuários

Quem fez isso muito bem e simples, foi o Jonatan Froes que montou um grupo no Whatsapp para publicar seu roadmap e com isso, foi formando uma comunidade de clientes fiéis.

Dependência direta de sistemas e plataformas

Ponto de atenção aos empreendedores deste mercado.

Se o seu negócio Micro Saas depende diretamente de outros sistemas ou plataformas, preste muita atenção nisso: sua aplicação pode perder valor da noite para o dia.

Se você desenvolver um plugin que funciona diretamente em uma plataforma, é provável que a sua funcionalidade um dia se torne parte de uma atualização. Ou seja,o seu cliente Micro Saas receberá a função gratuitamente e todo o valor do seu trabalho se perderá. 

Há um caso real de um plugin usado no Shopify que avisava quando havia um carrinho abandonado. Em uma de suas atualizações, o Shopify decidiu fazer destas notificações um diferencial da empresa, e inutilizou o plugin que já existia.

No fim do dia

Empreender com Micro-SaaS não é uma ciência exata mas muito se pode aprender com outros empreendedores (Telegram). Troque experiências de melhores práticas com a comunidade.

A premissa de lançar rápido e testar se mantem a mesma de sempre. E a vantagem de ter uma base de clientes fieis é a chave do sucesso. No começo é difícil, mas com o tempo a conta fecha. 

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