Estudo de caso + dicas para você começar 🚀.
Bruno Okamoto
11 Min de leitura

Marketing Side Projet como Micro-SaaS

Na edição anterior, mostrei passo a passo como lancei a newsletter e as etapas para construir uma audiência, mapear uma proposta de valor e monetizar o projeto. Um “zoom” em um caso prático.

No artigo de hoje, vou trazer uma visão mais ampla do conceito (tirar o zoom), e falar sobre como você e seu projeto podem se beneficiar desta habilidade.

Em 2021

35 mil pessoas visitaram um website chamado “How to say no” em 24 horas. A ideia? Uma coletânea de templates de emails que ensinam a dizer “não” em várias situações que foi viral.

Em menos de 2 semanas, mais de 106 sites fizeram backlinks do artigo, o que gerou maior autoridade para o site, além de ter ficado em primeiro lugar no Product Hunt, no Hacker News e no Reddit (40k upvote). Foi o sucesso de um projeto viral.

Essa estratégia foi apenas uma das várias utilizadas por Pat Walls – empreendedor por trás do Starter Story que gera +1.5M viewers no seu blog.

A ideia de Pat Walls era usar o Starter Story como um Marketing side project para seu Micro-SaaS TryPigeon (extensão do Chrome para Gmail), mas, acabou construindo um negócio que fatura 1M por ano.

Twitter avatar for @thepatwalls

Pat Walls @thepatwalls

I made a million from my “silly little website project” 😀

Image

O que é um Marketing side project na prática?

São pequenos produtos digitais (ou serviços) que têm a intenção de atrair consumidores para seu negócio. Não consegui descobrir quem foi o criador do termo, mas, o livro Traction, conhecido aqui na comunidade, aborda sobre essa estratégia – mais especificamente no capítulo 11, quando os autores falam de Engenharia como marketing, e citam exemplos de várias ferramentas, como calculadoras, widgets, sites educacionais, bases de conhecimento, etc.

Uma coisa que aprendi sobre esses projetos de atração de consumidores é que eles não podem ter foco direcionado para sua própria base, e tampouco podem ter o foco de gerar receita. Isso porque, no final do dia, o objetivo é sempre atrair novos clientes fazendo o menor esforço e gerando um maior resultado de aquisição, como na história de Pat Walls.

Exemplos de Marketing Side Project:

  • Produtos físicos: Livros, ebooks, etc. – empresas utilizam isso para distribuir conteúdo em lugares/para públicos estratégicos;
  • Ferramentas de conversão: Um Marketing Side Project famoso na internet de conversão é o Kapwing, que serve como edição de vídeos online. Lançaram uma ferramenta gratuita para converter vídeos em MP3, GIF, MP4 ou JPG;
  • Checklists: Listas online ou para download para gerar leads;
  • Templates: Excel, Google Sheets, arquivos em PDF, etc. – estratégia super comum;
  • Jogos: Aqui no Brasil, ainda há poucas empresas utilizando essa estratégia, mas, lá fora, é bem conhecida. Algumas empresas fazem isso para gerar tráfego “viral” na base de compartilhamentos;
  • Diretórios e agregadores: Várias ferramentas de marketing utilizam essa estratégia. Na verdade, ela é muito comum por aí – consolidar informação tem muito valor quando vivemos em um mundo sobrecarregado de conteúdo;
    • Outro exemplo bacana é o Open Startups do Baremetrics, em que você conecta sua conta do Stripe e pode deixar todas métricas do seu Micro-SaaS públicas – famoso #BuildInPublic;
  • Calculadoras: Normalmente são rápidas, fáceis de fazer, e geram uma boa quantidade de leads. Um exemplo famoso é a How much to make an app, que viralizou uns anos atrás;
  • Quiz: Estratégia super comum também para gerar engajamento com as pessoas. Seja um quiz para saber algo sobre você, sobre uma empresa, etc.;
  • Ferramentas e aplicativos: Deixei por último o caminho mais conhecido pelos Indie Hackers para gerar lead, que é construir um Micro-SaaS especificamente para isso.

Essas são algumas ideias. Existem dezenas de outras sugestões para você fazer um Marketing Side Project, como, por exemplo, a criação da newsletter que citei na primeira edição deste artigo.

Estudo de caso de um Micro-SaaS gringo

Na lista acima, citei a Kapwing e seu projeto de ferramenta de conversão gratuita para a geração de leads para sua ferramenta principal.

Há alguns anos, a Kapwing era como qualquer Micro-SaaS, sem financiamento, sem muitos clientes e sem muita verba para crescer seu projeto, além da dedicação dos empreendedores Julia Enthoven e Eric Lu.

Eles haviam testado vários caminhos – coldemails, Google Ads, Facebook Ads, postar em vários grupos do Facebook, etc. – mas, a tração do produto era muito lenta. Desses aprendizados, os empreendedores tiraram uma lição importante.

We learned that, for our product, SEO is king.” – Julia Enthoven

“Aprendemos que SEO é o rei para nosso produto”

Então, eles começaram a fazer alguns experimentos para gerar SEO. A ideia deles era simples:

  1. Construir um Marketing Side Project;
  2. Hospedar no seu próprio domínio (falo mais disso no final do artigo);
  3. Conseguir mídia e atenção do público.

De forma resumida, ao conseguir exposição na mídia automaticamente conseguiriam mais backlinks para sua página. Por estar tudo hospedado no mesmo domínio, isso faria com que o Google rankeasse melhor sua página.

Atualmente geram +2M views por mês com tráfego orgânico.

Dica: Construindo visibilidade (no Brasil)

A ideia de Julia e Eric me fez lembrar muito da jornada com a minha empresa EUNERD. Nossa principal estratégia de fortalecimento de branding e exposição de marca foi atração de mídia.

O que fiz foi montar uma lista e me relacionar com centenas de jornalistas, além de abordar friamente alguns por email.

Dessa forma, consegui exposição orgânica na mídia. E sempre deu certo. Por conta dessa “cara de pau”, conseguimos + 150 entrevistas na mídia, incluindo 4 aparições na Globo em horário nobre.

Veja o artigo original aqui.

Voltando aos founders da Kapwing, eles lançaram mais de 10 Marketing Side Projects que geraram para eles esse tráfego imenso (2M+/mês), além de vários backlinks – mais de 106 em 15 dias!

Kapwing: Side Project Backlink Review

A lição que podemos tirar desse estudo de caso é que criar Marketing Side Projects é algo que não demanda muito tempo e esforço, mas, sim, bastante criatividade e curiosidade em descobrir qual canal funciona melhor para ser visto.

Diferença de Produto vs Audiência

O desafio de construir um Marketing Side Project é saber se você quer montar um projeto para gerar lead ou para crescer audiência. É muito importante que você entenda isso antes de construir o seu.

  • Produto: No caso dos projetos orientados ao produto, você faz um projeto pensando em trazer leads com alguma dor, imaginando que em algum momento da jornada a dor possa ser resolvida com seu projeto principal. Enquanto isso não é necessário, o Marketing Side Project é usado para você captar o lead e ir esquentando o projeto principal.
  • Audiência: Neste caso, você atinge pessoas que não tem necessariamente uma dor, ou não estão buscando por uma solução. Um exemplo é o Shopify, que construiu uma ferramenta para criar logos de graça. Quem cria logo não vai necessariamente montar uma loja virtual.

Além disso, eu recomendo que você faça o projeto pensando em uma boa e clean UX. Isso vai ajudar muito na credibilidade do projeto.

Outra dica que eu dou é sobre o uso do domínio. Se você usar um domínio com com a exata descrição do projeto, pode existir uma chance de o Google rankear melhor seu projeto. Por exemplo: em todo artigo eu escrevo Micro-SaaS no título e, hoje, o Google nos colocou em primeiro lugar da pesquisa com vários artigos.

Dicas de ferramentas para você construir Marketing Side Projects: Calconic, outgrow e Bubble para construir este tipo de projeto.

Conclusão: Por onde começar

  1. Pegue um tema que você curta muito, caso não tenha um Micro-SaaS, ou, pesquise cases de Marketing Side Project lá fora e faça um experimento.
    1. Você também pode buscar referência em portais bacanas, como o Marketing Examples.
  1. Em seguida, construa o projeto com uma ferramenta no-code, ou até mesmo usando uma newsletter (como esta).
  2. Lance a ferramenta em várias redes sociais (Instagram, grupos do Facebook, grupos de Linkedin, Tabnews, etc.), e procure enviar para pessoas no Linkedin ou para repórteres. Você também pode tentar enviar email frio para repórteres de notícias de tecnologia.
  3. E por fim, otimize seu projeto. Pegue feedbacks com amigos, com a comunidade de Micro-SaaS e outros lugares, no intuito de otimizar o máximo possível, além de deixar o SEO o mais otimizado possível.

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