Marketing Side Project como Micro-SaaS
Como transformei esta newsletter em um ecossistema de empreendedores
Construir uma newsletter e montar um ecossistema inteiro em torno dela é um feito maravilhoso. Tenho feito vários experimentos nos últimos meses, e resolvi transformar este projeto em um artigo com duas partes.
Na primeira parte (este email-artigo), vou falar sobre como montei a newsletter, como validei meu público alvo, e qual é a proposta de valor do meu conteúdo – além de alguns growth hacks de como fui escalando a news com o tempo.
Uma das minhas metas neste projeto é seguir com a construção do #BuildInPublic e deixar transparente todo o projeto que estou montando. Espero que isso te incentive de alguma forma a lançar seu primeiro Micro-SaaS 🙂
Veja o relatório completo do meu trabalho em 2022.
Então, o artigo de hoje tem o objetivo de te ensinar (e inspirar) a montar seu Marketing Side Project. Isso é uma excelente ferramenta para você gerar presença na internet, gerar tráfego para seus Micro-SaaS e autoridade em um determinado tema.
Vou pular a história bonita
Não vou focar na minha história ou no porquê de eu ter começado a escrever esta newsletter, mas o meu objetivo com ela é simples.
Montar uma base de leitores que compartilham a mesma visão de negócios.
Desde o lançamento da newsletter, fiquei estudando sobre meu público (entrevistando +100 pessoas nos últimos meses), sendo que o resultado dos meus estudos está na comunidade, com quase 1.700 membros em 10 meses de existência no Telegram, e + 550 membros no nosso fórum lançado em 13 de dezembro de 2022!
Desde então, decidi monetizar o ecossistema e, para fazer isso, venho construindo alguns produtos. A grande maioria estou construindo em parceria com outros empreendedores – porque, quando somamos esforços pelo mesmo propósito, nosso público se beneficia em dobro.
Customer discovery e o primeiro sistema de monetização (#GrowthHack)
A ideia foi simples: colocar uma “doação” como um investidor para me ajudar a construir o ecossistema de Micro-SaaS. O valor mínimo era de R$ 5 reais. Lancei esse projeto logo no início e, para minha surpresa, teve mais de 20 pagantes já no começo, e aos poucos a média se estabilizou em 8% de todos os leitores.
Para todo mundo que pagava, eu disparava um email automático através do Zapier + Gmail agradecendo pelo investimento, e enviava um link de agenda para bater um papo.
Depois de +80 entrevistas, já estava mais do que claro quem era minha persona e suas expectativas. Então, decidi mudar o discurso, deixando como uma “doação para me ajudar a montar o ecossistema”.
Desde então, o MRR (fat. recorrente mensal) já passou de R$ 1k e vem descendo em uma taxa divertida de acompanhar.
O mais bacana de tudo é que tem gente desde os primórdios da newsletter ainda doando. Outras, aumentaram o plano de R$ 9/mês para R$ 90/ano, e até R$ 250/ano!
Novembro/22 – Janeiro/23 (3 meses)
Canal de distribuição (#GrowthHack)
Quando lancei a newsletter, testei vários canais de distribuição depois que já tinha uma mínima ideia de quem era minha persona. Eu sabia que para criar autoridade no canal eu precisaria ter paciência e cadência… e assim foi. Selecionei alguns grupos e comecei a postar conteúdo e pedir feedback dos membros toda semana, religiosamente. Isso ajudou bastante nos primeiros meses a gerar novos assinantes para a newsletter.
Alguns grupos trouxeram bom retorno nos meus testes iniciais. Grupos de SaaS e de Bubble tiveram maior engajamento, enquanto de Startups e empreendedorismo tiveram um engajamento bem menor.
Como todo bom empreendedor cara de pau, os grupos que escolhi postar conteúdo já tinham uma figura de autoridade, e para ser visto por ela precisava ter cadência e qualidade nos meus conteúdos.
Esses resultados me levaram a oportunidades de conseguir entrevistas com eles no YouTube e isso alavancou o crescimento da newsletter e impulsiona bastante o SEO até hoje.
Isso ajudou e ajuda muito até hoje – além de gerar amizades, com vários projetos no forno.
Curiosidade rápida
Agregar parceiros com indicações de leitura da sua newsletter é uma forma incrível de ajudar outros empreendedores (que produzem bons conteúdos) a alavancar seus projetos. Considero isso um “give back” sem esperar nada em troca.
Quase 50% dos meus subscribers assinaram a news de um parceiro. Incrível, né?
Newsletter no Linkedin (#GrowthHack)
Uma coisa interessante é que quando decidi começar a newsletter eu ia fazer 100% através do sistema de news do Linkedin.
E o bacana é que quando você lança uma news por lá o sistema envia um invite da sua nova newsletter para todos os seus contatos (que tem ativadas as notificações de newsletter). Se você tiver uma boa credibilidade (ex: já produz conteúdo) ou o conteúdo tiver tudo a ver com sua rede, existe uma grande chance de o pessoal topar seguir a news.
No caso, eu fiz uma pequena e rápida pesquisa na rede social.
E resolvi lançar a newsletter lá. Para minha sorte, tive 3.7k de inscritos de cerca de 18 mil seguidores de largada. Hoje, 10 meses depois, minha news já subiu 1k organicamente – o que me deixa muito motivado em continuar postando lá.
O desafio do Linkedin é que ele não me dá acesso aos emails das pessoas inscritas na newsletter. Fica difícil eu trabalhar sem ter os emails e métricas mais sólidas do conteúdo. A solução? Manter a newsletter fora da plataforma, e colocar CTA (calls to action) nos artigos para trazer as pessoas para minha newsletter.
Linkedin gera um bom tráfego orgânico
Mais uma coisa muito interessante é que o Linkedin tem um sistema poderoso de SEO. Ele traz muito mais impressões de conteúdo do que o Substack, mas, a conversão para a newsletter é muito baixa (provavelmente por conta do meu público alvo do Linkedin).
Segundo canal de distribuição para uma demanda reprimida
Com o crescimento da newsletter, da comunidade e da visibilidade das entrevistas no YouTube, muitas pessoas começaram a pedir outro canal.
O desafio de criar conteúdo, além da cadência, é o exercício constante de criatividade com foco. Cada artigo da newsletter demanda tempo – entre estudo e escrita preciso de 2 a 5 horas por artigo. E um canal no YouTube + edição, para quem nunca fez um na vida, quanto demanda? Ainda assim, resolvi ir lá e fazer para descobrir.
Desafio aceito – lancei mais um Canal de topo de funil para atingir uma demanda não reprimida. Agora, é correr para se organizar com a rotina e com os novos desafios dessa curva de aprendizado.
Curiosidade: Fiquei dias me preocupando e me enrolando para lançar o primeiro vídeo – buscando a perfeição. Fui lá, lancei e só depois descobri que a gravação só sai som do lado esquerdo. 🤷🏽 Lição? Lança rápido.
Não dá para esquecer do principal: curtir a jornada e não deixar o trabalho invadir seu espaço pessoal, de sua saúde, de sua família e de seu lazer.
Micro-SaaS como side marketing project pode ser construído com calma.
Construa negócios calmos.
Bom, acho que é o bastante para uma primeira parte do artigo. Construir um Marketing Side Project pode te trazer vários benefícios, validar negócios e construir audiência/autoridade (e até uma comunidade) em torno de um tema (ou de você).
Então, além de ser um excelente experimento pode te ajudar a criar bastante trafego para seu Micro-SaaS e visibilidade. Um dos caminhos para começar pode ser, por exemplo, fazendo #BuildInPublic.