Micro-SaaS como extensão do Chrome: o caso de Leo
O artigo de hoje é mais um da série de Estudos de Caso da comunidade, a diferença é que estou testando um novo modelo.
A ideia foi criar perguntas pré-determinadas para padronizar os artigos. Por isso, não deixe de dar seu feedback no final de sua leitura para me ajudar a saber se vocês curtiram ou não 😀
Entrevistado/Empreendedor:
LeoCode
Quem é o LeoCode e qual é sua história
A história de Leo no mundo do desenvolvimento começou na faculdade, cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC-SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Desde então, foi adquirindo experiência em estágios, desenvolvendo sistemas, acabando por construir uma carreira como desenvolvedor.
Atualmente, Leo é funcionário público na área de TI, trabalhando diretamente com o desenvolvimento de sistemas. Por conta de sua carreira no funcionalismo público, a visão de empreendedorismo demorou a surgir em sua vida, apesar de sempre estar planejando paralelamente novas ideias e projetos.
Nessa história de tentar aprender coisas novas, o desenvolvedor chegou até a fazer um app mobile para praticar o desenvolvimento de apps. Com essa experiência, observando que a arquitetura de desenvolvimento de apps não o agradava muito, chegou à conclusão de que se identifica mais com web.
Entre as diferentes ideias que surgiam em sua cabeça, começou a estudar mais sobre empreendedorismo, conhecendo, finalmente, o termo SaaS. Em suas buscas, logo conheceu o Deivison, do Vivendo de SaaS – que à época estava iniciando.
Em seus estudos, pesquisou bastante nas fontes internacionais, e encontrou vários projetos e comunidades de SaaS. Foi aí que conheceu o termo Micro-SaaS, até chegar ao canal do YouTube Bruno Okamoto.
Depois de pesquisar bastante, sua ideia principal consistiu em criar várias extensões para o Google Chrome, já que as extensões são simples de desenvolver, com o plus de que, por estarem em um marketplace, não teria que se preocupar com marketing – já que o próprio marketplace já faz isso.
“Foi um pontapé inicial, pensei. É fácil de começar a desenvolver, são tecnologias mais fáceis de lidar no começo.”
E assim Leo começou sua trajetória no mundo dos Micro-SaaS, até chegar no Subscriptions Importer For Youtube.
Extensão criada por Leo, disponível no marketplace do Google Chrome.
Como surgiu a ideia de começar o Subscriptions Importer For Youtube
Antes de chegar ao seu Micro-SaaS atual, Leo teve experiências com outras extensões que desenvolveu. Sua primeira tentativa se deu com a extensão que chamou de PayGen – que tem o objetivo de gerar links de pagamento no Mercado Pago de forma rápida e ágil, sem precisar logar. Atualmente, esse Projeto está com 100 usuários ativos.
Leo conta que esse primeiro projeto surgiu de repente, sem que ele tenha se dedicado com muito afinco.
“Veio a mente, e resolvi por no ar!”
Depois do PayGen, Leo lançou mais 9 extensões que fizeram parte de sua experiência com Micro-SaaS, sempre com aquele pensamento de tentar e errar, para então aprender. É aquela coisa de “tentativa e erro” até encontrar o melhor caminho.
Mas e a ideia do Subscriptions Importer For Youtube, surgiu de onde?
Sabe o famoso “scratch your itch”? Então… Leo, como um assíduo usuário do Youtube, encontrou a necessidade de existir alguma ferramenta que organizasse em sua conta os diferentes canais, de diferentes temas que seguia. A partir disso, imaginou que seria interessante conseguir separar os tipos de conteúdos, criando novas contas, a fim de que os parâmetros do Youtube identificassem os temas de afinidade para recomendar vídeos de forma mais certeira.
Tendo isso em mente, Leo pesquisou por ferramentas que fizessem isso, chegando à conclusão de que ainda não existia nenhuma solução para tanto. Até chegou a encontrar opções que exportavam as informações do Youtube, mas não importavam, o que exigia que a importação fosse feita de modo manual.
“Vi uma oportunidade. Não existe essa funcionalidade nos concorrentes, e ela poderia ser um super diferencial!”
Funcionalidade da extensão para o plano pago – “Premium only”.
Durante o processo de ideação, ao pesquisar outras ferramentas semelhantes, Leo pode identificar, a partir dos comentários dos usuários, que havia pedidos para a funcionalidade de importação, também – o que o fez perceber que existia uma demanda premente para o que estava propondo. Com isso, surgiu a ideia de construir seu Micro-SaaS – que foi a décima extensão que desenvolveu, lançando-a, então, no marketplace.
Desenvolvimento, divulgação, inserção no mercado e monetização do Micro-SaaS
Considerando que Leo é desenvolvedor, para ele, foi muito simples criar a extensão. Em termos de funcionalidades, seu projeto não era complexo, sendo considerando, literalmente, um Micro-SaaS.
“Desenvolvi o projeto muito rápido. Foram 2 semanas e já estava no ar, faturando!”
Lançar um Micro-SaaS em um marketplace significa que o passo da divulgação acaba sendo facilitado, já que há uma baixa barreira de lançamento. Assim, Leo lançou o aplicativo e o testou de forma “crua”, sabendo que as pessoas encontrariam a extensão no marketplace, não precisando de muita divulgação.
O processo de colocar o produto “à venda” foi um dos que mais gerou dúvidas no desenvolvedor, já que a monetização foi, nas outras extensões criadas por Leo, uma das maiores falhas.
Inicialmente, a extensão foi vendida como assinatura mensal. Contudo, ao observar o alto índice de churn, Leo entendeu que seria necessário alterar a forma de pagamento, optando agora pelo “one time payment”.
“Descobri que, por conta da natureza da minha extensão, as pessoas não queriam pagar de forma recorrente. Por isso, elas usavam uma vez e cancelavam.”
Assim, notou que fazia mais sentido para seus usuários o pagamento de uma só vez. Testou esse modelo no período de seis meses, aproximadamente, e conseguiu chegar a mais conclusões após esse teste. Percebeu que conseguiria ter mais retenção se cobrasse o plano anual. Considerando que a extensão sempre passava por pequenas atualizações, isso seria suficiente para justificar a recorrência.
Com o tempo, os usuários de seu Micro-SaaS foram crescendo organicamente, até chegar, atualmente, em 160 clientes recorrentes.
“O que percebi é que a cada 100 usuários, 1 paga, ou seja, tem 1% de conversão. No total, são 6 mil usuários ativos.”
Inclusive, vale contar que Leo usou uma API para realizar o checkout do seu Micro-SaaS. A Extension Pay serve para monetizar extensões – função que o Google não fornece.
Principais ferramentas para atrair, converter e reter os clientes/usuários
Leo conta que não focou em muitas estratégias, exceto a ideia de identificar em quê os usuários mais encontravam valor (proposta de valor), e com isso ele conseguiu fazer com que alguns clientes migrassem para planos pagos. Para ele, isso foi muito simples de resolver, convertendo mais usuários.
Ações para fazer crescer o Micro-SaaS
Até então, Leo não investiu na parte de marketing para divulgar seu Micro-Saas, apesar de saber que é uma etapa muito importante para o sucesso do projeto.
Atualmente, o desenvolvedor depende somente do marketplace, mas conta que agora está começando a fazer campanhas para atrair novos clientes.
Perspectivas futuras e desafios a serem enfrentados adiante
A ideia principal de Leo é focar no desenvolvimento de extensões. Ele conta que deseja continuar lançando extensões que possam, organicamente, crescer dentro do marketplace. Com isso, imagina que algum de seus projetos pode se destacar de forma mais evidente, para que possa, então, dar início a um marketing mais agressivo.
No que diz respeito ao seu futuro, de forma resumida, o sonho de Leo é consolidar vários projetos paralelos e, quem sabe, um dia viver de uma renda que venha disso.
Principais aprendizados adquiridos no desenvolvimento do Micro-SaaS, e dicas aos tripulantes
A inspiração de Leo para desenvolver seu Micro-SaaS surgiu a partir da comunidade Indie hacker e, depois, da comunidade Micro-SaaS. Isso porque, ao participar das comunidades, começou a ter mais ideias e se interessar pelo tema.
“Ver a galera lá (na comunidade Micro-SaaS) me inspirou bastante a empreender e lançar meu projeto.”
Isso ressalta a importância e o quanto inspirador pode ser participar de comunidades frequentadas por pessoas que têm interesses e objetivos semelhantes.
Além disso, Leo deixou outros pontos importantes que serviram de aprendizado ao longo do processo de desenvolvimento do seu Projeto:
- Lance seu Projeto rapidamente, coloque-o em prática. Não fique muito tempo idealizando as coisas;
- É preciso colocar a cara a tapa. Não adianta ter uma ideia, mas não lançar, como muitas pessoas fazem;
- Em seu Micro-SaaS, a troca do plano de pagamento único para anual foi um divisor de águas. Portanto, pense sempre em recorrência;
- O suporte faz com que você aprenda muito sobre os seus clientes e suas dores, suas demandas. Use isso como ferramenta de aprimoramento;
- Para quem não tem muita afinidade com marketing, usar marketplaces para lançar um primeiro projeto é uma boa estratégia;
- Se o projeto for muito grande, dificilmente será bem sucedido.