Construindo uma holding de Micro-SaaS (Jonatan Fróes)
Estudo de caso do Jonatan Fróes e seus sócios, André e Murilo
Este artigo é uma continuação do estudo de caso do Jonatan Fróes – o empreendedor brasileiro com 8 Micro-SaaS e um MRR de R$ 130k mês.
Diferentemente do que apresentamos no artigo acima, este é um pouco mais técnico e focado em aprendizados sobre construir e crescer vários Micro-SaaS.
Por curiosidade, o artigo dele foi meu primeiro artigo “viral”, que na época foi enviado para 127 leitores e teve mais de 1.200 views em poucos dias.
Antes e depois
O primeiro artigo foi publicado em Maio de 2022 e, na época, Jonatan tinha 4 Micro-SaaS junto com seus 2 sócios. O MRR estava beirando R$ 75k com os 3 full-time no projeto.
O maior desafio da Nups (empresa do Jonatan e seus sócios) era não ter todo o faturamento dependente da sua “nave mãe” – o Micro-SaaS Meugrupovip – porque os sócios sabiam da fragilidade de depender de uma ferramenta terceira, como o Whatsapp.
Tendo isso em mente, Jonatan e seus sócios resolveram diversificar os negócios e construir outros projetos. Este artigo é um mais técnico, porque trata de aprendizados que surgiram entre o saldo de R$ 75k e R$ 130k de MRR e o aumento de mais 8 Micro-SaaS no portfólio.
Murilo a esquerda. Jonatan no meio e o André na direita.
Portfólio
1. MeuGrupoVip (Redirecionamento e Automação);
2. Clonou;
3. Otimizads;
4. Vyz Notas;
5. Mais Barato Aqui – QR Code para encarte digital de supermercados (em fase de lançamento);
6. Congresso VIP – Realizamos em média 6 eventos por ano. Não tem sistema, é tudo no wordpress (faturamento bruto médio de 15k por evento);
7. Ligado Sempre Apps – site e apps para monetizar via adsense (20 USD de MRR);
8. Converteu – Recuperação de Boletos via wpp.
Alguns números:
+ 30 mil lançamentos
+ 250 mil grupos Gerenciados
+ 65 Milhões de redirecionamentos únicos
→ O maior lançamento teve 633 grupos.
Lições práticas
“Scratch your own itch” – Busque problemas ao seu redor
A Nups aproveitou bem a sua base de clientes e uma estrutura de suporte extremamente ágil e personalizada para mapear oportunidades e dores do seu público. Foi assim que surgiram algumas ideias de Micro-SaaS.
Construir uma audiência ou uma comunidade não precisa ser necessariamente em torno do empreendedor, mas pode ser em torno de uma empresa. E uma forma de fazer isso é ter um relacionamento próximo com os clientes, como em um grupo de Whatsapp.
Novas funcionalidades = oportunidades
As pessoas pedem muita funcionalidade, e o segredo é identificar o que elas realmente querem. Para Jonatan, muita das features que pedem são complementares e não essenciais e, quando você entende isso, você sabe que as pessoas não vão dar churn porque a proposta de valor para seu público alvo está entregue.
Testando MVP’s (cross-sell)
Meugrupovip, principal negócio da Nups, é uma ferramenta que faz a gestão de grupos de Whatsapp para pessoas que têm vários grupos. A dor que essa ferramenta resolve é bem simples: faz a gestão de vários grupos no Whatsapp.
A parte de criação, modificação e exclusão de grupos nunca foi o core business da ferramenta, mas, Jonatan percebeu que vários clientes pediam por funcionalidades parecidas.
Os sócios decidiram, então, desenvolver um MVP e criar um banner dentro do próprio sistema do Meugrupovip (na página de login, mais especificamente), e quando os próprios clientes da ferramenta clicavam no link eram redirecionados para o Whastapp de um dos sócios, para que, assim, ele agendasse um bate papo a fim de apresentar e vender a ferramenta. Um a um.
Com o passar dos meses, esse novo módulo ficou responsável por 30% do faturamento do Meugrupovip, que hoje está em R$ 130k de MRR.
“Foi uma ótima forma de validar um novo produto antes de lançar para o público.”
Foram 6 meses de testes até Julho, e então decidiram abrir para todo o público.
“Tava em fase beta, tem suas limitações, mas, mesmo assim, todos quiseram testar”.
Montando um Centro de Serviço Compartilhado
O quadro societário é composto por 1 sócio dev, 1 sócio de suporte/vendas, e 1 sócio de marketing/negócios. Quando o portfólio de projetos começou a crescer, precisaram decidir entre contratar novas pessoas ou aprender a terceirizar serviços.
Logo, decidiram fazer alguns testes para ver qual seria o melhor caminho:
- Contrataram 2 desenvolvedores freelancers pagando por hora. Dessa forma, podiam terceirizar pequenas funcionalidades e testar o conhecimento deles.
- Contrataram 2 estagiários de suporte. Encontraram pessoas próximas (de preferência amigos ou conhecidos) para ajudar no suporte das empresas.
- Terceirização o marketing. Estão fazendo pequenos testes agora para testar como terceirizar marketing com parceiros e fornecedores.
“SaaS é relacionamento. Então, o segredo é construir isso bem com seus clientes.”
Aqui quero deixar uma reflexão sobre o artigo do Product Marketfit para Micro-SaaS que escrevi: Retenção é fundamental, e um dos principais meios de retenção é ter um suporte próximo dos seus clientes, o que requer tempo e investimento.
“É importante ter o suporte dentro de casa e muito bem feito.”
Definição dos papeis e responsabilidades
Isso me traz ao próximo ponto. Para que a terceirização e a contratação de poucas e próximas pessoas funcione, é importante que esteja muito claro o papel de cada pessoa na organização, ainda mais devido ao fato de haver vários produtos.
Velocidade vs Intensidade. Saindo do operacional
Uma das lições aprendidas sobre começar a montar um portfólio com vários projetos é que não da mais para fazer tudo dentro de casa. E o processo de terceirização é lento.
“Se fosse eu, faria em 1 semana. Terceirizando, foram 2 meses, mas, dessa forma, a gente ganhou um tempo e testou vários fornecedores.”
Mas, como comentei no artigo anterior, o Micro-SaaS é um laboratório de novas habilidades, e terceirizar e gerir, juntamente, é uma nova habilidade.
A transição é gradativa, por isso, não se pode ter pressa com Micro-SaaS.
“Roma não foi construída em uma noite”
Centralização da operação em um único negócio
Os três sócios trabalham no suporte em todas ferramentas, ou seja, não separam por Micro-SaaS.
Sistema de suporte da Nups
“Peguei uma ideia sua. Centralizar tudo em um lugar, então, no caso, todos prestam suporte para todas ferramentas, e não individualmente”.
O que isso gerou?
Isso reduziu custo, porque um sistema tem demanda maior e outros nem tem tanto, além da facilidade de implementar.
Por exemplo, a base de conhecimento serve para todos os sistemas, e não há bases separadas. Assim, fica mais fácil de montar documentação. O sistema de tickets de suporte funciona para todos, também. Blog e redes sociais, igualmente, para todos. Então, fica mais fácil de fazer a gestão.
Distribuição de tempo no portfólio
- 90% na nave mãe (Meugrupovip). Responsável por 90% do MRR.
- 20% em novos projetos.
- 20% nos projetos em desenvolvimento.
As coisas não acontecem muito rápido no mundo do Micro-SaaS
Para montar um sistema de atendimento, é preciso pesquisar, testar e bater o martelo. Como é uma equipe enxuta, não é possível fazer uma avalanche de coisas ao mesmo tempo, então, trabalham em várias coisas, mas, dando pequenos passos em cada frente.
“O segredo é fazer sempre por bloco, porque se tentar fazer as coisas de forma muito rápida isso sobrecarrega e acabamos não saindo do lugar.”
Parcerias estratégicas como forma de aumentar portfólio
Murilo, o sócio desenvolvedor, tinha um amigo que trabalhava com um Micro-SaaS de gestão de oficinas. Seu amigo comentou sobre um novo módulo que estava desenvolvendo de emissão de nota fiscal de serviço.
A partir disso, a Nups resolveu fazer um teste: trazer esse módulo como um Micro-SaaS e revender para sua base de clientes.
“50/50 na sociedade do negócio e nos resultados.”
O Micro-SaaS Vyznotas surgiu assim (inclusive, todo o front foi terceirizado como um teste por um membro da comunidade de Micro-SaaS), e foi disparado para toda a base de clientes – trazendo 4 novos por mês propositalmente, porque não querem acelerar o processo.
O desafio deste negócio é que cada prefeitura tem um padrão de emissão de nota fiscal, então, para garantir que estão dando foco certo, só estão montando a integração depois que o cliente paga.
O cliente paga a primeira parcela e a Nups pede 7 dias para construir a integração.
Me lembra muito a famosa frase:
“Do thing’s that don’t scale”
Aprendizados chaves
Maior desafio em ter vários Micro-SaaS
Gerir e delegar se resumem em um grande desafio – porque você é muito centralizador quando você monta os primeiros Micro-SaaS. A curva de aprendizado é grande.
O que acertaram desde o início e vão fazer sempre
Relacionamento. Por mais que a venda seja automática, para o cliente é muito importante que você esteja sempre disponível. É muito difícil alguém ter um suporte elogiado, independentemente de ferramenta ou de tamanho.
Próximos passos
Não querem ficar mais reféns do Whatsapp (sua nave mãe é construída em cima dele), então, o foco é pulverizar a receita o máximo possível. Hoje, sua nave mãe que é o Meugrupovip, que represeta 90% do faturamento, sendo assim, precisam quebrar/mudar essa situação isso urgentemente.
O maior foco agora é melhorar a estrutura comercial e alavancar as vendas dos outros projetos.
Curiosidade Bônus: Política deu um salto gigante no ARR
Com a determinação do TSE de proibir envio de mensagens em massa, os políticos passaram a criar vários grupos de Whatsapp. Assim, o Meugrupovip bombou.
De Maio, quando foi publicado o primeiro artigo, até Novembro, o faturamento dobrou e a política teve uma grande participação nisso, por conta dos políticos usando o Meugrupovip.
Tudo orgânico, com candidatos pesquisando no Google e batendo na porta.
“A ferramenta foi usada até por um candidato à Presidência da República”