Construindo um portfólio de Micro-SaaS no-code – Estudo de caso do Mauro Mequelussi
Quem é Mauro Mequelussi
Mauro é um empreendedor nato. Apaixonado por tecnologia desde sempre.
Desde cedo sempre foi focado em produtividade e tecnologia. Sua visão de mundo era muito clara e sempre gostou de estar por dentro das novidades tecnológicas.
“Simplifico problemas complexos através de tecnologia.”
É formado em ciência da computação, e atualmente, com 37 anos, é casado e tem um filho. Trabalha com tech desde os 12/13 anos.
Quanto era pequeno, seu irmão mais velho fazia faculdade de Informática, o que o fez criar gosto pela coisa. Ele também deixava Mauro fazer serviços como montagem, desmontagem, formatação, e então como todo bom nerd se apaixonou por computação.
Aos 17 anos, começou a cursar Ciência da Computação e acabou se especializando no mundo de programação e lógica. Sempre teve facilidade com matemática.
Aos 19, entrou no exército como aspirante, e ficou lá por 7 anos, sendo que, durante esse tempo, esteve 4 anos cuidando da área de Informática, na parte de redes e infraestrutura.
Durante seus anos no exército, teve a oportunidade de fazer vários cursos, chegando inclusive a montar, paralelamente, uma empresa de telefonia de VOIP e serviços, como auditoria das contas telefônicas para os clientes. Em 2018, vendeu sua empresa e foi para o mundo digital de marketing e infoproduto, por conta de sua esposa, que vendia cursos online.
Primeiro Micro-SaaS – Odonto Marketing
Enquanto estudava oportunidades, em 2020, começou a observar este movimento no-code com muita força e, durante um bate-papo com um amigo dentista, vislumbrou uma oportunidade de fazer um Micro-SaaS em parceria, chamado Odonto Marketing. Usou da oportunidade, então, para aprender mais sobre Bubble.
A ideia do projeto era simples: criar vários templates de posts de redes sociais, e o cliente poderia apenas mudar o texto e a logo, e postar em várias redes.
Na época, não tinha tinha muita noção a respeito de startups e de metodologias enxutas. Fez o produto em alguns meses e logo em seguida, 2 meses após o lançamento, percebeu que o produto não tinha escala como gostaria, e então deixou o produto para seu sócio.
Com a experiência adquirida, logo, foi em busca de novas oportunidades.
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Segundo Micro-SaaS – Recup.in
A esposa de Mauro trabalhava com cursos digitais e lançamentos. Em uma conversa com ela, percebeu que havia muito dinheiro sendo deixado nos abandonos nos cursos. Percebeu isso, enquanto buscava melhorar a automação das vendas. Foi aí que teve a ideia do seu segundo projeto: um produto de recuperação de vendas.
Mauro aproveitou a rede de contatos da esposa e resolveu entrevistar os info-produtores, para entender se de fato era uma dor latente, e de cara percebeu, que muita gente não tinha nem ideia de quanto estava na mesa. Assim, resolveu fazer um produto para ajudar o pessoal a recuperar essas vendas, chamado de Recup.in.
Como já tinha uma experiência em Bubble, desenvolveu o MVP em 1 mês, utilizando da rede de contatos sua e de sua esposa para trazer seus primeiros “early-users” para o produto – que era de graça. Foram 3 meses de teste, e depois houve o lançamento para o mercado – faturando R$ 30k no primeiro dia.
7 meses depois do lançamento, já havia faturado aproximadamente R$ 100k. Assim, foi automatizando e criando melhorias e, no meio do processo, observou outra dor dos mesmos clientes: a gestão de grupos do WhatsApp.
Terceiro Micro-SaaS – Automatizap
Mauro desenvolveu o Automatizap em 15 dias, e antes de 30 dias já estava vendendo, com clientes pagando R$ 397 por aquele produto. Como já tinha uma base de clientes, então, fazer o cross-sell foi mais “fácil”. Desde o começo já possuía uma carteira de clientes e a consequente monetização do seu projeto.
Em 7 meses de projeto, o Automatizap passou de R$ 100k de faturamento.
Depois do sucesso dos seus produtos, começaram a surgir vários concorrentes, principalmente com o Recup.in – quando grandes players começaram a criar essas ferramentas.
Ponto de atenção: Mesmo com retenção alta, um MicroSaaS quando atua em um nicho sempre vai ter essa fragilidade mercadológica por ter um público “pequeno” e a briga com os concorrentes acaba sendo por preço e a conversão cai bastante. O suporte humanizado se torna um diferencial no longo prazo.
Isso forçou o Mauro a pivotar o Recup.in pouco mais de 1 ano depois do seu lançamento. Precisou reajustar as estratégias e a energia dispensada neste projeto pois o mesmo foi perdendo tração da noite para o dia.
Para que o ecossistema do Automatizap e do Recup.in funcione, atualmente, Mauro busca entender muito bem o que os concorrentes estão fazendo e em que estão pecando. Mauro comenta que o mercado muda muito rápido, então, precisa ficar com os olhos abertos para poder se diferenciar dos concorrentes.
Churn se estabilizando com o tempo depois que os concorrentes surgiram.
Mauro cita, por exemplo, que no mundo do no-code o pessoal faz muito app de delivery, já ele gosta de buscar coisas que não existem ou que sejam muito diferentes. E o seu foco é sempre na UX do usuário.
“Estar muito próximo do usuário e escutar eles ajuda muito na leitura do mercado e na criação de inovações, e não imitações”.
Facilitar é muito importante. A retenção se tornou, nessa história, a coisa mais importante na construção dos seus SaaS. Agora, Mauro, quer ensinar para as pessoas como terem retenção para seus SaaS, pois considera que, através da UX, você pode acelerar a escala como no-code e ainda ter uma retenção bem alta.
Retenção é a métrica mais importante de um Micro-SaaS. Falo sobre métricas neste artigo.
Hoje, todos Micro-SaaS que faz já faz pensando em vender. Trata tudo como empresas diferentes, e deixa as coisas muito bem organizadas, sempre olhando para a escala.
“Trocar o pneu com o carro andando é muito mais difícil”.
Outra questão é não querer resolver problemas futuros, por exemplo, pensar em um problema que pode acontecer quando tiver mil usuários quando ainda não tem nem CEM.
“Se o MVP ta redondo é porque demorou muito para lançar”. E verdade, será um eterno MVP.
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Para o futuro
Para o futuro, Mauro pretende ajudar outros empreendedores(as) na construção de automações, plataformas e aplicativos com escala e velocidade utilizando No-Code e em breve vai lançar uma comunidade focada neste público.
A ideia é criar um ecossistema para que empreendedores possam ajudar uns aos outros e trocar clientes, especialmente para aqueles que não estão conseguindo sair de 1 a 2 (de 0 a 1 já tem muito conteúdo disponível na internet).
Mauro acredita que a tecnologia no-code vai revolucionar o mundo, ainda mais com a facilidade da inter-conectividade das APIs.
Ele ainda quer continuar crescendo seus Micro-SaaS, mas não quer, por enquanto, construir novos. Agora, seu foco é ajudar os empreendedores e, talvez, participar de negócios que já estão rodando – com todo seu know-hall para agregar.