O cassino dos desenvolvedores

Por que desenvolvedores estão construindo Micro-SaaS

O conteúdo de hoje surgiu a partir da inspiração de um artigo que li há uns meses, do Ben Stokes, no qual ele fala sobre o porquê de os desenvolvedores estarem construindo side projects.

No artigo, Ben traz uma provocação sobre um novo perfil de desenvolvedor conhecido como Developer-Influencers. Um novo tipo de criador de conteúdo, que transforma projetos em fonte de conteúdo e monetização.

Inclusive, ele conclui o artigo dizendo que, além de todos os objetivos óbvios, um side project pode valer mais do que o seu CV em sua carreira.

“The creator economy is booming, and it’s not just Instagram models posting selfies on a beach in Ibiza. Developer-influencer – a strange new type of creator, like the vloggers and streamers before them – are a very real thing. Projects serve as their content and monetization rolled into one.”
Ben Stokes

A Economia Criativa e seu significado

O termo economia criativa se refere a um conjunto de atividades econômicas baseadas principalmente na criatividade, na geração de ideias e na produção de bens e serviços intangíveis.

Além disso, abrange uma ampla gama de setores, como arte, design, música, cinema, tecnologia e muito mais. A chave para essa economia está na inovação e na criação de valor a partir do conhecimento e da criatividade.

Quando conectamos a economia criativa com a economia dos criadores, vemos um mercado em ascensão, que se expande a cada ano. O mercado do conteúdo é impulsionado por milhares de indivíduos com habilidades diversas, os quais, por meio de conteúdo, criam audiências cada vez mais nichadas. Um desses nichos, certamente, é o de desenvolvedores que constroem side projects como conteúdo.

Side project como conteúdo

Há não muito tempo atrás, era incomum as pessoas construírem publicamente ou divulgarem informações de seus negócios na internet – diga-se de passagem.

Com o crescimento dos ecossistemas de startups e o surgimento da comunidade Indie Hacker, impulsionados por novos movimentos como o movimento da transparência (#buildinpublic), começou a surgir um novo perfil de influenciadores – o Developer-Influencer.

Esse movimento ganhou muita tração e acabou incentivando muitos criadores a construírem projetos como conteúdo, mostrando passo a passo como se desenvolve um projeto do zero até a escala.

Eu, por exemplo, faço timidamente parte desse movimento.

Uma das razões pelas quais os desenvolvedores estão cada vez mais lançando projetos como conteúdo é a transformação do desenvolvimento de software em um processo mais acessível e aberto.

Com isso, eles não apenas compartilham conhecimento com a comunidade, mas também mostram suas habilidades para o mercado, construindo confiança junto a seus seguidores.

O cassino dos side projects

Quando o conteúdo se torna um Micro-SaaS, segue o mesmo padrão. Alguns viralizam, outros desaparecem, e assim por diante. Sempre há aquela mistura de sorte, acaso e timing.

Ben Stokes, em seu artigo, correlaciona o Micro-SaaS aos livros, e cita George R.R. Martin (autor do Game of Thrones) como exemplo.

“Ele precisou escrever 28 livros antes de lançar o Game of Thrones. Toda vez que você escreve um livro, você joga os dados. E você nunca saberá se vai ser um sucesso ou um fracasso.”
Ben Stokes

A tese é a seguinte

Por que sempre esperar resultado de um projeto lançado na internet?

Na visão de Ben, o esforço deve ser aplicado na construção do 0 a 1, sem esperar grandes resultados em troca – o foco está na expectativa e na quantidade.

Maicon Ferreira, membro da comunidade, está montando um portfólio de pequenas apostas. Até o momento já lançou +5 side projects.

Ou seja, aprenda todo processo, desde a ideação até o Go to Market, mesmo não sendo linear, e replique a lógica do processo em vários projetos, aumentando as chances de sucesso.

Alguns exemplos de empreendedores que escolheram o caminho das apostas:

  • Pieter Levels ($ 4M/ano) lançou um desafio chamado 12 Startups em 12 meses. Hoje, é a maior referência de Indie Hacker do ecossistema internacional;
  • Jonatan Fróes lançou dezenas de Micro-SaaS e, atualmente, fatura R$ 1.5M+/ano com seus projetos;
  • Otávio Lima e Felipe Barcelos estão lançando 12 Micro-SaaS em 2023. Já estão, atualmente, no quinto ou sexto projeto;
  • Ayush construiu um desafio de lançar 25 side projects em 25 semanas na comunidade internacional.

“Apenas 4 de 70+ projetos cresceram e deram grana.” – Conversão de 5%

Surfando a onda da AI

Agora, quase todas as ferramentas estão construindo ou já lançaram um copiloto para ajudar os profissionais a agilizarem o processo de construção. E, cada vez mais, as ferramentas irão acelerar todo o processo criativo.

No final do dia, o que você vai precisar é conhecer as ferramentas certas, ter boas ideias e saber o caminho de cada uma delas.

Os softwares, como um todo, se tornaram muito mais eficientes, permitindo que uma pessoa lide com vários projetos de forma simultânea. Isso não somente torna o processo ágil (mantendo a qualidade), como também torna os Micro-SaaS viáveis, uma vez que o custo e o esforço na manutenção diminuem significativamente.

Pulverizando Risco e Plantando Sementes

Ao lançar múltiplos Micro-SaaS, os criadores distribuem seus riscos entre diversos projetos, reduzindo a dependência de um único produto para obter lucro.

Essa abordagem é semelhante à diversificação de investimentos financeiros, em que o objetivo é criar uma carteira equilibrada que possa lidar melhor com as flutuações do mercado.

Além disso, ao plantar várias “sementes” em diferentes projetos, aumentam-se as chances de que pelo menos um deles ganhe tração e gere receita significativa.

“… That’s why I like small bets. With small bets, usually, you know, you try something small and it fails, it’s not that de-motivating. If you try something big, it can easily sting and discourage many of us. It can be a ruinous event.”
Daniel Vasallo

Os desenvolvedores da economia criativa estão criando este pensamento mais direcionado ao longo prazo. Em vez de pensar em construir a próxima revolução industrial, estão dedicados a plantar e curtir a jornada.

Marc Lou, Developer-Influencer, lançando vários projetos até $5k de MRR.

Criatividade, diversão, amadurecimento

A jornada, no final do dia, não é apenas sobre buscar lucro – é também uma forma de expressão criativa.

Como falo em meus artigos: “um Micro-SaaS não é somente sobre retorno financeiro, mas também intelectual – e tratar os projetos como laboratório te permite enxergar outros objetivos além do obvio”.

“I treat my projects like tending a garden,” he told me over Zoom from his Paris apartment. “It’s a pleasurable activity. My favorite projects are like a tiny cactus; they’re easy to pot, quick to grow, and require little water and maintenance.”
Ben Issen

A cada nova ideia, um novo projeto. É como começar um puzzle novo toda hora. Você precisa descobrir como encaixar a solução vs problema toda vez, com um modelo de negócio diferente.

Inclusive, os empreendedores criativos tendem a usar o mesmo código (boilerplate) em seus projetos, encurtando e deixando o lançamento muito mais “fácil”.

Dessa forma, a construção dos projetos se torna muito mais quantitativa, aumentando a oportunidade de criar soluções inovadoras para problemas reais ou de nicho – deixando, dessa forma, toda a jornada mais estimulante.

Lançamento em Plataformas Internacionais

Existem dezenas de plataformas internacionais para lançar um Micro-SaaS. A mais famosa, com certeza, é o Product Hunt. Há, também, fóruns, tais como o HackerNews.

Se seu projeto cair na graça do povo, então, você ainda ganha um bônus de presente. Essas plataformas facilitam demais a vida de pequenos projetos de cauda longa.

Product Hunt é uma plataforma para você lançar seu produto para milhares de early-users do mundo inteiro.

Essa baixa barreira de lançamento é uma grande alavanca para os desenvolvedores, que conseguem validar seus projetos rapidamente, sem muito esforço na busca por canais de distribuição.

Backlinks e autoridade de domínio

Há, ainda, a geração de backlinks que melhoram a autoridade do seu domínio e ajudam no rankeamento do Google.

Muitos empreendedores aproveitam essa geração de backlinks para vincular projetos entre si, ou até a um projeto maior (uma nave-mãe, diga-se de passagem).

Funcionalidades podem ser side projects

Uma outra forma de ver a situação, também, é imaginar que os Micro-SaaS ou side projects, no geral, são galhos de uma árvore maior. Você pode lançar pequenos SaaS para validar alguma dor específica, e depois acoplar esse projeto à sua nave mãe.

À medida que os criadores ganham experiência com o lançamento e a operação de Micro-SaaS, alguns desses pequenos projetos podem se tornar recursos ou funcionalidades para projetos maiores – servindo até como “isca” para geração de leads ou aumento da base.

Conhecido como Side Marketing Project ou Micro-SaaS side project?

Marketing Side Project como Micro-SaaS (PT I)

Marketing Side Project como Micro-SaaS (PT I)

Essa abordagem de desenvolvimento incremental permite crescer as soluções de forma orgânica e sustentável, aproveitando o sucesso de projetos anteriores.

Plano B dos projetos

E, quando o projeto deixa de ser atrativo por qualquer motivo, ainda é possível vendê-lo dentro de um Marketplace de M&A (compra e venda de negócios).

Então, meus amigos e amigas desenvolvedores, deixem de lado as suas ambições de construir grandes negócios, e comecem construindo vários micronegócios – Micro-SaaS.

O foco está na jornada, nos aprendizados, nas tentativas e acertos, nas decisões boas e ruins.

Quanto mais você apostar, maior será sua chance de ganhar.

Marketing side project da Senja.io

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