Saiba mais sobre o lifecycle do consumidor de Micro-SaaS.
Bruno Okamoto
8 Min de leitura
Como funciona e o que é Customer Lifecycle do consumidor de Micro-SaaS

O lifecycle do consumidor de Micro- SaaS

Fonte: Toggl Hire – Exemplo ilustrativo de funil

Qualquer usuário de internet utiliza uma variedade de produtos SaaS diariamente e nem se dá conta disso.

O crescimento vertiginoso do mercado traz cada vez mais oportunidades e facilita a vida de todos os que precisam utilizar um software no dia a dia.

Para o consumidor, esta relação é ótima, pois entrega o que ele precisa de forma simples e com fácil acesso.

Já o desenvolvedor de Micro-SaaS, se quiser ter sucesso, precisa se atentar a um detalhe muito importante: o seu cliente não é aquele que compra apenas uma vez. Ele será recorrente e, para isso, precisa criar uma familiaridade com o seu produto. É preciso que ele enxergue a sua proposta de valor para que se torne um cliente recorrente e renove a compra todo mês/ano.

O que é Customer Lifecycle?

Fonte: Website Promotor. Aquisição (gerar trafego), Engajamento (engajar) , Retençção (retenção de longo prazo)

Para te ajudar a compreender e otimizar as diferentes fases do lifecycle do consumidor, criamos este artigo.

  • Atrair
  • Reter
  • Engajar

Estas três fases incluem alguns passos específicos dentro delas, e serão apresentados agora.

Consciência, conversão, compra, activação, renovação, recomendação

Consciência

Este é o primeiro estágio do cliente. Aqui ele percebe que tem um problema que precisa ser resolvido, começa a fazer buscas através de pesquisas online e, geralmente, tem seu primeiro contato com recursos gratuitos no Google, YouTube ou como vimos recentemente, redes sociais como Instagram e TikTok (40% da geração Z pesquisa em redes sociais em vez do Google)

Sua marca deve aparecer nesta busca inicial, para que ele conheça a sua proposta e compreenda que você entrega a solução que ele precisa.

Conversão

Na fase de conversão, o primeiro contato já ocorreu, então o cliente se inscreve para receber seus conteúdos gratuitos e aprender mais.

Geralmente ele assiste a vídeos, se inscreve em webinars e passa a usar a versão experimental gratuita dos apps disponíveis.

A melhor estratégia é dar o máximo possível de conteúdo qualificado para o cliente. Desde informações sobre o produto até como ele pode resolver o problema dele.

Falando nisso, não deixe de participar do nosso canal no Telegram. Você vai ver todos os dia várias dicas da própria comunidade para criar o seu Micro-SaaS de sucesso.

Compra

Na etapa anterior, os clientes tomaram conhecimento da sua solução e tiveram seu primeiro contato.

No início do seu negócio Micro-SaaS, você provavelmente estará trabalhando sozinho, portanto deixe tudo pronto para que essa etapa ocorra sem dificuldades operacionais para o cliente. Quanto mais fácil e intuitivo for o processo, mais vendas você terá.

Estratégia como Product Led Growth costuma funcionar bem. Social Proof também é importante.

Outro ponto relevante é estar atento às dúvidas que surgirão. Demonstre seu interesse e rapidez em ajudar e a percepção de valor do seu serviço só vai aumentar.

Ativação

O objetivo maior vai além da venda: você quer que seu cliente se torne um usuário ativo do seu produto.

A maioria dos produtos Micro-SaaS são vendidos com base numa assinatura mensal, por isso é simples para os clientes cancelarem e mudarem para um concorrente caso estejam descontentes ou não encontrem real utilidade no seu software.

Por isso, considere ter um plano de assinatura anual, além de diminuir seu custo de aquisição de cliente e aumentar seu LTV, você também faz caixa.

Para se certificar que o máximo de usuários estejam ativos, forneça informações claras e recursos para que os clientes não sintam a necessidade de cancelar a assinatura.

A parte boa dessa história é que, como vivemos um momento ainda embrionário para desenvolvedores de Micro-SaaS, a concorrência é baixa e a probabilidade de existirem soluções dentro do mesmo nicho são pequenas.

Renovação

A renovação da assinatura é a alegria de todos empreendedores(as). Para estimular que isso ocorra com frequência, seja numa base de renovação mensal ou anual, esteja atento às objeções que seu cliente pode ter.

Se ao longo da utilização do seu produto ele foi bem atendido e teve suas demandas ouvidas através de uma comunicação próxima, as chances de renovação aumentam.

Uma dica que deixo sobre o tema é tentar ao máximo entender quais são as principais funcionalidades que a maior parte da sua base utiliza. Você pode medir isso de várias formas com métricas simples.

Uma estratégia que eu gosto também é de colocar um emoji perguntando como o usuário se sentiria se aquela funcionalidade deixasse de existir e porque.

Exemplo aleatório retirado da da internet.

Indicação

Se o seu cliente chegou até aqui, isso quer dizer que você fez um ótimo trabalho.

Seja através de marketing boca-a-boca, de depoimentos no seu site, de estudos de caso nas redes sociais ou qualquer outra forma de divulgação, os clientes satisfeitos serão sempre o seu melhor representante de vendas.

Invista, replique e automatize o máximo possível esse canal. Quanto menor a fricção e mais fácil for, mais será compartilhado.

Como se tornar um expert no lifecycle do consumidor

Entender o lifecycle do consumidor é o mesmo que mapear como seus clientes interagem e engajam com o seu produto ou serviço.

Mapear as métricas de aquisição é essencial o quanto antes desde a fundação do seu Micro-SaaS.

Mantenha o foco nas sugestões abaixo para otimizar seus resultados:

  • Novos visitantes
  • Tráfego específico: meça o tráfego de cada canal – direto, orgânico, pago, etc.
  • Total de conversões: meça o percentual de clientes que completa cada etapa, por exemplo: completar um formulário, baixar uma versão gratuita, etc.
  • Custo de Aquisição por cliente (CAC): o quanto custa adquirir novos clientes. Falei bastante sobre isso aqui.
  • Churn: este indicador nos fala o percentual de clientes que cancelou o contrato. Ele sempre deve ser o menor valor possível.

A essência do trabalho do desenvolvedor de Micro–SaaS é lançar com rapidez. Foque em aprender estes detalhes ao longo do caminho e não perca tempo tentando fazer um produto perfeito.

Quando seu funil começar a rodar e todas etapas estiverem metrificadas, a tendência é que todo processo possa ser replicado e com determinados gatilhos nos diferentes canais – o mais comum é via email.

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