Entenda sobre o mercado de Micro-SaaS no Brasil (2023). M&A, Afiliados, Midia for equity e muito mais 🤯💰
Bruno Okamoto
11 Min de leitura

O mercado de Micro-SaaS no Brasil

Dia 22 de novembro é meu aniversário. Caramba, como o tempo voa! Vou fazer 35 anos de idade.

Passei alguns dias refletindo sobre minhas conquistas e sobre eu estar onde gostaria de estar. A verdade é que, aos 25 anos de idade, raramente conseguimos imaginar onde estaremos aos 35.

Nessas reflexões, nunca havia imaginado ter 2 filhos (que são minha maior felicidade), ou que eu me tornaria um produtor de conteúdo, escritor e gestor de comunidade.

Aproveitei esse momento de olhar internamente, e trouxe algumas reflexões e aprendizados que estão rolando no mercado de Micro-SaaS do Brasil e da direção que estamos indo.

A visão que eu trago aqui é de uma pessoa que administra quase 6.000 empreendedores. Falo, em média, com 30 a 50 pessoas por dia!

Uma das conclusões que tirei nesses quase 2 anos de construção do Ecossistema de Micro-SaaS é que, independentemente de quem for o empreendedor e o seu negócio, o que todos têm em comum é o desejo de construir um negócio calmo, e diversificar a fonte de renda.

O timing de se ter um lifestyle business

Em um dia desses, estava lendo um artigo do meu amigo Eduardo Vasconcelos, da newsletter Bits, Stocks e Blocks, sobre captar ou não investimento.

Um dos trechos de sua newsletter me fez pensar bastante sobre o momento da indústria do Venture Capital de 2023.

“[…] A forma como Venture Capital era feito na década de 90 é fundamentalmente diferente da forma como foi feita nos anos de 2010. Hoje será feita de outra forma.”

O Eduardo comenta sobre a glorificação, há alguns anos atrás, do Blitzscaling (cultura do rápido crescimento), ou seja, o foco de qualquer Startup direcionado ao crescimento rápido, e à busca constante pelo hipercrescimento.

Fonte: BSB.

Com o passar dos anos, essa cultura criou uma massa de empreendedores que corriam atrás de um crescimento a qualquer custo, sendo que, no fim do dia, é vencedor quem captou mais dinheiro. Ou seja, o sucesso está diretamente atrelado ao montante de capital recebido.

Dinheiro não é sinônimo de sucesso.

Eu mesmo passei um terço da minha vida adulta nesse jogo. E caramba, como é cansativo. Faria novamente? Claro, mas, talvez, sem tanta ansiedade e pressa de construir um negócio multimilionário.

Quem são os empreendedores da comunidade

Assim como eu, vários outros empreendedores da velha guarda estão um pouco “cansados” desse hype de crescer a qualquer custo. E mesmo no caso dos que não estão “cansados”, o dinheiro está muito mais escasso, e os empreendedores estão tendo que se tornar mais criativos para sobreviver e prosperar neste momento.

Dentro da Comunidade de Micro-SaaS, há vários empreendedores dos mais variados perfis, dentre os quais:

  • Fundadores cansados do jogo de Startup;
  • Desenvolvedores querendo transformar suas habilidades em novas fontes de renda;
  • Infoprodutores e gestores de tráfego querendo vender SaaS por causa da recorrência e saturação do mercado digital;
  • Empreendedores no-code querendo construir soluções simples e recorrentes;
  • Designers, PO, tech leads, investidores… todos em busca de construir ou adquirir seu Micro-SaaS.

Na comunidade, há casos de Founders de segunda viagem faturando U$25k de MRR (isso mesmo, em dólar), trabalhando e se esforçando 1/3 do que faziam com sua Startup, e curtindo a jornada com mais calma.

Unindo todos esses interesses e a conjuntura do mercado, na minha opinião, estamos no melhor momento para construir negócios nichados e com ultra foco em resolver uma ou duas coisas muito bem.

Bruno & André Prado: Micro-SaaS MGM que cria resumos para grupos de Whatsapp.

Diversificação de produtos. Mesmo canal

Outro ponto relevante do momento atual – de sobriedade do mercado – é a diversificação de produtos, que era um requisito obrigatório para as Startups de hipercrescimento, e que agora passa a ser a “moda” da vez.

Post do Rodrigo Fernandes.

Ou seja, em vez você fazer um super produto e focar na aquisição de clientes, agora o foco é extrair o máximo de receita com os clientes da base, aproveitando-se do mesmo canal. Sendo assim, na dúvida entre Canal e Produto, canal passa ser um foco.

Esse movimento acaba dando muita força para os marketplaces emergentes de M&A como o Acquire, que vem crescendo ano a ano. Isso quer dizer que vamos ver cada vez mais empreendedores vendendo e comprando ativos, e o exit vai se tornar a cada dia mais comum, e a cada vez menor.

Para uma empresa maior ou uma Startup, comprar um Micro-SaaS faz mais sentido que montar uma estrutura dentro de casa.

Midia for equity

Uma outra trend que estamos vivenciando é a do Midia for Equity. Os empreendedores estão trocando equity de seus negócios com influencers que conversam exatamente com seu público-alvo.

Essa troca não é um simples post ou story no Instagram, mas, uma publicidade contínua, como um sócio/canal de aquisição focado em um ICP (perfil ideal de cliente).

Artigo: 🦄 Como usar o media-for-equity e a sua versatilidade estratégica.

Essa parceria já vem acontecendo bastante no ecossistema de Micro-SaaS, principalmente com pequenos influencers que buscam monetizar suas audiências.

Os sharks estão de olho nos Micro-SaaS! rs rs

Estou acompanhando vários cases de empreendedores construindo soluções para pequenos infoprodutores, e isso é incrível! Um mar de oportunidades para ambos lados da mesa.

Outro movimento super comum de parceria nessa mesma linha de Midia for equity é a construção de parcerias através de afiliados.

Afiliados para Micro-SaaS

Temos vários cases de sucesso de afiliados dentro da Comunidade de Micro-SaaS. O mais famoso, para mim, é o do Clonou, do Jonatan Fróes.

Seu projeto saiu de R$20k de MRR, em maio deste ano, para R$198k de MRR, em outubro.

Faturamento total do Micro-SaaS Clonou.

Dos R$198k de MRR, o total de afiliados foi de R$116k (58% do total).

É incrível o poder de um trabalho de escala de proposta de valor vs público alvo bem feito.

Sua holding de Micro-SaaS fatura, atualmente, R$350k por mês. Jonatan, inclusive, participou de uma live comigo na semana passada.

Assistir no YouTube

O nível de maturidade dos empreendedores da Comunidade e do ecossistema de Micro-SaaS, como um todo, está cada vez maior, crescendo em uma velocidade fora do comum.

Cada vez mais pessoas interessadas em comprar e vender Micro-SaaS

Outro movimento que está cada vez mais forte é o desejo de comprar e vender projetos. Como a maioria lida com side project, as prioridades dos empreendedores mudam e, em vez de “engavetar”, estão optando por vender.

O mercado de compra e venda está dando seus primeiros passos. Ainda é muito cedo para concluir qualquer coisa, mas, um conselho que deixo aqui para todos os empreendedores que estão montando um Micro-SaaS é:

Construa seu negócio pensando em vendê-lo amanhã.
Deixe o negócio redondo, bem documentado e com a contabilidade em dia. Crie senhas e logins usando e-mails próprios para aquilo.

E quem monta audiência está saindo na frente

Olha que interessante esse framework, que apelidei de O cassino dos desenvolvedores.

  1. Você monta um Micro-SaaS e documenta os aprendizados e processos por meio de uma rede social;
  2. As pessoas começam a te seguir, se inspiram e aprendem com você. Em troca, você ganha autoridade;
  3. Essa troca de experiências por autoridade faz sua audiência crescer e engajar mais com você, para, consecutivamente, consumir seus produtos ou projetos;
  4. Você usa dessa audiência para criar um canal de distribuição, ou melhor ainda, você pode mapear oportunidades dentro da própria audiência para construir soluções;
  5. Dessa forma, você cria um framework “infinito”, em que você monta produtos, aumenta audiência, gera engajamento e traz mais receita para você de forma orgânica.

Exemplo 1: Tiago Costa (@Construindoumastartup). Está lançando seu terceiro Micro-SaaS, que já nasceu com R$4k de MRR de sua própria audiência.

Troca de mensagens com o Tiago Costa, no lançamento do seu novo projeto: Automarticles.

Exemplo 2: Henrique Sabino (@henriquesaas). Está construindo a Elogiou (primeiro projeto) em público. Além de estar crescendo bastante seu projeto organicamente, tem recebido um alto volume de demanda para seu estúdio de design.

Conversa com o Henrique no Instagram sobre as demandas.

Conclusão

Nos últimos 19 meses, foram lançados +1.000 projetos (os quais consegui mapear) dentro da Comunidade.

Minha expectativa é que, em 2024, sejam lançados três vezes mais projetos, e empreendedores começando a criar novos projetos, e a comunidade cada vez mais vai se tornando um ambiente mais seguro para troca de experiências, negócios e parcerias. E eu, vou continuar trazendo para vocês as oportunidades e ferramentas que o ecossistema precisa para crescer.

Se você estiver precisando de um empurrão para validar uma ideia e construir seu primeiro projeto, não deixe de conferir minha comunidade privada.

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