Conheça o caso do Micro-SaaS milionário. R$ 948 mil reais de receita líquida em 8 meses.
Bruno Okamoto
13 Min de leitura

O Micro-SaaS milionário: o caso de Jonatan Fróes

O projeto de maior crescimento da Comunidade de 2023.

Estudo de caso da Clonou

O Jonatan Fróes foi um dos primeiros empreendedores de Micro-SaaS que tive a sorte de conhecer na construção da Comunidade de Micro-SaaS.

O Fróes e seus dois sócios, Andre e Murilo, lançaram o MeuGrupoVip, que virou o carro chefe deles. O projeto cresceu até R$ 200k de faturamento recorrente mensal e, desde então, permitiu aos 3 sócios viverem full-time do seu Micro-SaaS enquanto constróem novos projetos.

Murilo, Jonatan e André.

P.S.: se você não conhece a história do Fróes e seus sócios, tenho vários outros artigos sobre eles que vou deixar no final desta edição.

Nascimento do Micro-SaaS Clonou

Com uma ferramenta sustentando toda a operação e a disponibilidade dos sócios, a estratégia sempre seguiu a mesma: construir e lançar várias soluções simples no mercado.

O filtro para encontrar oportunidades é bem simples:

  1. Não criar nada que não existe;
  2. Procurar por coisas que já existem no mercado, e que não tenham concorrência exacerbada;
  3. Saber se aquilo tem nicho.

Assim surgiu a Clonou.

Esse Micro-SaaS é o terceiro desenvolvido pelos sócios, e eles sabem que o processo de encontrar oportunidades precisa ser bem simples e rápido.

A ideia, inicialmente, não era construir um portfólio de Micro-SaaS, mas sim construir vários sistemas para gerar renda.

Nossa ideia era só ter um monte de sistemas simples que pudessem trazer várias entradas de rendas extras.

Quando o Jonatan encontrou a ideia do Clonou, ele e seus sócios começaram a desenvolver um MVP (produto mínimo viável). Esse foi o primeiro Micro-SaaS que terceirizaram o desenvolvimento. Seu sócio, Murilo, modelou todo o fluxo, e contratou um desenvolvedor (utilizando o dinheiro do MeuGrupoVip) para fazer um MVP.

O MVP era bem simples: uma ferramenta em que você informava a URL de uma página e, com 2 clicks, essa página estaria dentro do seu domínio, independentemente da estrutura da página. A Clonou conseguia clonar todos os tipos de páginas, seja HTML, WordPress, etc.

O lançamento da Clonou foi tão simples quanto o desenho do MVP.

Basicamente, entraram em vários grupos de Whatsapp tentando fazer cross-sell com alguns clientes da base do MeuGrupoVip. O lançamento foi de um produto anual (R$ 97 reais), mas não foi tão bom assim.

O lançamento foi fraco porque não acertamos o público-alvo do Clonou nos grupos e na nossa base. O cara que já usava o MeuGrupoVip era um infoprodutor que já sabia montar estrutura de vendas, e o Clonou era mais para os iniciantes no mercado de afiliados – e acabou que não vendeu…

Nessa época, por conta do crescimento do MeuGrupoVip, o Clonou acabou ficando de lado, ainda mais por conta do lançamento fraco. O projeto ficou rodando campanhas no Google Ads (mais fundo de funil), e volta e meia “pingavam” algumas vendas.

Ainda quando a ferramenta operava no piloto automático, por conta de ser fundo de funil, não era possível escalar. Além disso, o perfil dos afiliados iniciantes que entravam na ferramenta constituia um desafio, pois, pela falta de experiência e desejo de ganhar dinheiro rápido, acabavam tendo muito churn (cancelamento).

“O desafio eram 2: escala e churn.”

O Clonou ficou 3 anos andando de lado

História longa, curta.

  • Em abril de 2021, foi registrado o domínio do Clonou;
  • Em janeiro 2022, o Clonou foi lançado, e ficou parado (fazendo Ads por 1 ano e 4 meses), sem nunca passar de 5 dígitos. O faturamento estabilizou entre R$ 3 mil e R$ 6 mil nesse período. Nunca deu prejuízo, mas sempre ficou no 0 a 0;
  • Em 2023, começaram a investir em parceria com afiliados (por acidente), e no fim do ano alcançaram o faturaramento de R$ 942 mil reais.
  • Nessa época, o MeuGrupoVip começou a escalar e acabou tomando toda a energia dos sócios. Para vocês terem ideia, de 2021 até final de 2023, mesmo período em que o Clonou nasceu e começou a rodar, o MeuGrupoVip saiu de R$ 20k MRR (jan/21) para R$ 150k de MRR (quase 10x de crescimento).

Crescimento do MRR de 20 a 22 do MeuGrupoVip.

Afiliado para Micro-SaaS

O Clonou sempre teve a página de afiliados aberta ao público. Volta e meia, aparecia uma ou outra pessoa querendo se afiliar, mas nunca saiu nenhuma venda.

Em 2023, no mês de abril, durante um final de semana, começou a apitar várias vendas de um afiliado.

“Achei que era um bug da eduzz cobrando os clientes retroativos. Já tinha acontecido antes.”

Quando chegou domingo, o Andre entrou na plataforma para analisar o que estava acontecendo, e descobriram que uma infoprodutora estava vendendo como afiliada para seus alunos.

“O programa de afiliado sempre ficou aberto, mas nunca gerou vendas. Ficamos surpresos quando vimos isso acontecer.”

Fróes e seus sócios foram conhecer a infoprodutora e estreitaram relacionamento com ela. Foi aí que o Clonou começou sua jornada, oficialmente em abril.

Nesse mês, as vendas já quebraram recorde, e o Micro-SaaS foi para R$8k de MRR.

Em duas semanas, entrou outra afiliada, que também trouxe várias vendas. Ela acabou achando a Clonou por acaso, também, e novamente os sócios foram conhecer a empreendedora e construir relacionamento.

Mal Fróes e seus sócios sabiam que essas duas parcerias iriam levar o Clonou para um novo patamar.

Em 8 meses, as duas trouxeram R$ 942 mil reais de faturamento.

E quer saber de uma curiosidade? Em abril do mesmo ano, ou seja, antes das parcerias, o faturamento somado do ano tinha sido de R$ 18 mil reais.

Lições para uma parceria de sucesso entre SaaS e Afiliados

Em um ano, as parcerias do Clonou geraram mais de R$ 900 mil em vendas. Eis algumas lições que Fróes aprendeu nessas duas parcerias:

  1. Necessidade do infoprodutor: é preciso entender o que ele precisa, construir relacionamento e mostrar que ele pode confiar na plataforma para indicar para seus alunos.
  2. Autoridade: o empreendedor passou meses procurando infoprodutos para fazer a mesma parceria com outros infoprodutores, mas, por não ter autoridade, não conseguiu acesso a ninguém. A lição que tirou sobre autoridade foi a própria construção da autoridade da Clonou através de um suporte 24/7 (até no fim de semana). Esse suporte foi um divisor de águas, e trouxe vários clientes.

“Cheguei a testar várias plataformas concorrentes, e toda demoravam muito para responder. Tinham várias que nem tinham suporte por telefone/whatsapp. Era tudo por email”.

  1. Produto: o produto precisa ser bom e simples. O “a-ha moment” da ferramenta é bem rápido, e simples de chegar. Foi um diferencial gigantesco instruir as pessoas mais iniciantes no mercado de forma rápida e fácil.

“Pensa comigo, para o cara que não é técnico, montar um site é um baita de um trabalho. Contratar terceiros para montar página de vendas, etc… tudo caro e demorado”.

2023 foi um ano defensivo

Essa época de 2023 foi um período muito “defensivo”, porque ficou muito difícil de lidar com um alto volume de clientes em dois projetos simultaneamente.

“0 a 1 é muito mais díficil. Ele foi ao acaso, mas daí para frente foi no automático – como você sempre fala”.

“Imagine entrar 3 pagamentos por semana e, do nada, bater 1.000 pagamentos por semana. Começou a dar vários problemas, e isso tomou bastante energia para deixar a plataforma estável. Além de precisar correr para montar uma equipe de suporte”.

Construção de confiança

Essa parceria gerou confiança no mercado e começou a atrair outros infoprodutores que foram se afiliando ao Clonou. Na época, o programa de afiliação era aberto, e as pessoas começaram a se registrar para revender a ferramenta.

Atualmente, dado o volume de interessados, a afiliação é fechada, e todos que são aprovados recebem um pequeno treinamento de um dos sócios da Nups. Foi uma forma de conseguir qualificar melhor os afiliados e tirar dúvidas para eles venderam mais rápido.

“A Clonou bateu no TOP 3 da vitrine da Eduzz. Essa visibilidade também trouxe muita gente. Foi uma boa fase de crescimento”.

Em 2024, só nos primeiros 3 meses foram 1.039 (média de 11 afiliações por dia) pedidos de afiliados para a Clonou

“O desafio de ter muitos afiliados é que a grande maioria é aventueiro, e não compensa gastar energia com todos. O Desafio é achar quem tem o perfil e quem realmente vai vender. Normalmente, fazemos esse filtro pela mensagem que o infoprodutor deixa, ou damos atenção só para quem faz as primeiras vendas”

Clonou atualmente

Primeiro dia no primeiro escritório da Nups.

CSC (centro de serviço compartilhado)

A Nups tem um centro compartilhado de serviço (CSC – mesmo modelo que o meu) com vários funcionários divididos entre seus SaaS. No total, são 6 pessoas no suporte, sendo que 3 ficam dedicadas ao Clonou. 1 pessoa fica no administrativo/financeiro, e há 2 desenvolvedores full-time que fazem rodízio entre os produtos.

Suporte

Atualmente, o SLA de suporte do Clonou tem tempo médio de 46 segundos de resposta (chat), e o atendimento via ticket não passa de 8 horas.

Gerador de caixa

Todos os meses, o Clonou gerou caixa. Em nenhum mês teve prejuízo. Na verdade, todo custo da Nups é custeado pelo MeuGrupoVip, então, praticamente toda a receita do Clonou vem 100% de caixa. Enquanto um paga a despesa, o outro gera caixa (100% lucro).

100% da receita do Clonou vira caixa 🤯

Meta de faturamento da Nups para 2024

R$ 600k por mês.

Maiores desafios/receios

  • Clonou tem rotatividade alta. Esse é um desafio grande, mas sempre foi esperado, pelo perfil do cliente e pelo modelo de negócio.

“O perfil dos clientes são pessoas que sonham com renda fácil, mas cedo ou tarde descobrem que isso não vai acontecer”.

  • Sair do operacional dos negócios. Isso está sendo um desafio, para lançar novos produtos.
  • Implementar novos canais de aquisição. Atualmente, estão só com 2 canais: afiliados e Google Ads (fim de funil).

Como a Comunidade de Micro-SaaS impactou sua jornada

  1. Não estão sozinhos. Foi importante estar com outros empreendedores.
  2. Aprenderam muito com os estudos de caso e as análises dos projetos da comunidade.
  3. Deixaram de se subestimar. Às vezes, ao ficar presos no mundo particular, esquecem de olhar o impacto que geram. Quando estão dentro da comunidade, conseguem ver que o impacto é maior do que imaginam.
  4. Vários aprendizados nos detalhes. Sempre aprendem escutando as calls. Várias coisas aprenderam com outros fundadores e implementaram na operação.

Jonatan está sempre ativo na Comunidade Privada. Venha aprender com ele e com mais de 350 empreendedores de alto nível como construir e escalar Micro-SaaS.

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