Os 4 pilares de um MVP escalável
O artigo de hoje vou começar de outra perspectiva. Vou explicar um pouco dos experimentos do nosso Micro-SaaS e no final do artigo vou mostrar a conclusão com um framework de validação para você se inspirar.
Em março deste ano, eu tive a ideia de montar um bot que resumia mensagens de grupos de WhatsApp e enviava esse resumo por mensagem privada para as pessoas.
A ideia era simples: ajudar quem não consegue acompanhar os grupos e comunidades no Whatsapp. Essas pessoas, depois de alguns dias sem acompanhar as mensagens, demonstram uma alta taxa de desengajamento.
Foi então que, no final de março, conheci o André Prado, e começamos a parceria do nosso Micro-SaaS, carinhosamente conhecido como MGM (MyGroupMetrics).
Simplicidade do MVP
Um dos pilares do meu framework para construir um Micro-SaaS é ter um produto simples e que resolva muito bem um problema.
No caso do MGM, o produto é simples (um bot no WhatsApp sem interface) e a proposta de valor é clara. Tem todos ingredientes de um Micro-SaaS ideal, na minha concepção.
Outro ponto positivo é que o canal de distribuição e geração de lead é o próprio produto. A minha hipótese inicial era de que, ao jogar o bot nos grupos, as pessoas veriam muito valor na ferramenta e a compartilhariam em mais grupos.
Teste feito na comunidade do Telegram.
Primeira validação de público-alvo
No decorrer do primeiro mês, a nossa ferramenta “viralizou” de 9 para 280 grupos, resumindo quase 200 mil mensagens no mês. Mas, eram grupos tão diversos, que nós não sabíamos quem realmente via valor na ferramenta (nosso público alvo). Então, decidimos testar 2 estratégias:
- Cobrar R$ 5,00 para os membros receberem um resumo como mensagem privada (e descobrir se o B2C veria valor na ferramenta);
- Desligar a ferramenta de grupos aleatórios para descobrir quem iria sentir falta (e descobrir se os donos dos grupos poderiam ser clientes).
- Para quem levantasse a mão, nós iríamos cobrar de R$39,00 a R$49,00 para ter o bot no grupo.
Durante esses testes, descobrimos 2 públicos que viam muito valor (pagando e dando feedbacks): infoprodutores e donos de comunidades de WhatsApp.
Experimento dos R$ 5,00 cobrados dos membros do grupo. Nossa tese era validar se o B2C seria um possível público.
Hipótese de proposta de valor
Vou pular um pouco a etapa de testes e aprendizados que tivemos sobre validação de público-alvo e proposta de valor. Se quiser, você pode ver essas lições aprendidas pelos meus vídeos no YouTube (meu #BuildInPublic).
No final do dia, nossa proposta de valor se divide em 2:
Para o grupo (comunidade)
Ao gerar um resumo de todas conversas no grupo, o bot traz 2 grandes benefícios:
- O primeiro é que o grupo acha super divertida a ferramenta, e todos os dias os membros acabam entrando para ver o resumo – gerando engajamento.
- O segundo é que o grupo economiza tempo. Em vez de os membros lerem todas as mensagens para descobrir o que foi conversado, há uma enorme economia de tempo na leitura do resumo para descobrir se desejam reler alguma mensagem perdida ou não.
Os membros dos grupos também servem como canal de distribuição da ferramenta.
Para o dono do grupo (gestor da comunidade)
O administrador consegue acessar um painel que o permite ter várias métricas sobre sua comunidade (gestão), além de outras funcionalidades construídas para gerar mais engajamento junto aos membros (Exemplo: agendamento automático de mensagens).
Importante: todas as funcionalidades que foram desenhadas vieram de feedbacks de nosso público-alvo enquanto vendíamos o conceito da ferramenta através de uma apresentação pegando feedbacks.
Falo bastante sobre esses experimentos nos meus vídeos do YouTube.
Não deixe de conferir, porque está super bacana!
Hipótese de canal de distribuição
O nosso Micro-SaaS tem 2 grandes sacadas:
- A primeira é que gera um valor muito claro para o grupo todo. A percepção é imediata.
- A segunda é que tem um coeficiente viral. Quanto maior for o número de grupos em que a ferramenta estiver rodando, maior a visibilidade e, no longo prazo, um excelente canal de aquisição com CAC baixo.
Quanto mais resumos o bot gerar, mas as pessoas o “carregam” para outros grupos. A distribuição se dá pela própria ferramenta e, sendo assim, no longo prazo, nosso custo de aquisição tende a ser baixíssimo.
Usuários recomendando a ferramenta em grupos.
Adorei a experiência de trabalhar com um produto PLG que cresce organicamente desde o primeiro dia.
A hipótese do MGM (recapitulando)
👉🏽 Micro-SaaS (O que faz em uma sentença)
Um Micro-SaaS que oferece ferramentas e métricas para engajamento de comunidades no WhatsApp.
👉🏽 Para os donos do grupo
Aumenta o engajamento + gera retenção dos membros que não conseguem acompanhar o grupo (normalmente, entre 5% e 7% dos membros engajam diariamente).
👉🏽 Para os membros
Não precisam ler 400 mensagens para saber o que foi conversado. Podem acompanhar os principais tópicos e ler somente o que interessar.
👉🏽 Como vamos ganhar dinheiro
Vamos cobrar uma mensalidade dos donos dos grupos.
👉🏽 Proposta de valor
+Engajamento / +tempo / +gestão
👉🏽 Público-alvo
Infoprodutores e donos de comunidades de WhatsApp.
👉🏽 Canal de distribuição
Boca a boca (famoso member get member); Ads;
Tá, e o que significa tudo isso?
Tudo isso quer dizer, portanto, que o tamanho do seu MVP não está na quantidade de funcionalidades ou linhas de código que você faz. Você pode montar um MVP em 10 meses e, talvez, descobrir que você não sabe para quem ou como vender.
💡 O exercício que fiz aqui foi para exemplificar como encontramos nosso problem-solution fit.
O que é problem solution fit para Micro-SaaS?
Em linhas gerais, o problem-solution fit é um alinhamento entre o problema a ser resolvido e a solução do produto. Significa que o Micro-SaaS, de fato, resolve um problema para um público específico.
O problem-solution fit é atingido quando você encontra um alinhamento de características (e experiências), funcionalidades e proposta de valor para esse público específico.
Ao encontrar esses pilares, você consegue gerar valor e ganhar tração no mercado de forma saudável. O desafio maior passa a ser a aquisição dos usuários (canal de distribuição).
Os 4 pilares do framework de validação de um MVP de sucesso
Todos testes acima foram feitos para descobrir então 4 pilares que são essenciais para você validar no seu MVP antes de começar a tracionar seu Micro-SaaS:
- Público-alvo;
- Proposta de valor;
- Canal de distribuição;
- Como você vai ganhar dinheiro.
Quanto antes você descobrir essas informações, antes vai conseguir tração no seu Micro-SaaS e, provavelmente, mantendo um churn controlado. Você vai ter clareza de qual direção construir seu produto e de quem você precisa estar mais próximo (roadmap).
O desafio passa a ser “somente” o canal de aquisição, mas, se você investir uma boa energia entrevistando as pessoas e montando hipóteses de distribuição desde o início, a tendência é achar um canal já durante seu MVP.