Playbook do MyGroupMetrics
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Os links estão no fim do artigo 😉
O artigo de hoje é um pouco diferente…
Durante a construção do meu Micro-SaaS, resolvi ir montando um material com todos os experimentos que fiz para chegar até R$ 2.5 mil de faturamento, trabalhando algumas poucas horas por semana.
A ideia inicial do playbook constituía em construir um documento interno pessoal para mapear os experimentos que fiz e deram certo, e quais foram os resultados obtidos. Mas, esses dias me peguei pensando que é, de certa forma, até meio egoísta de minha parte não compartilhar esses estudos com vocês.
Bom, resolvi deixar público o playbook por algum tempo, enquanto não faço novas atualizações. Em um futuro próximo, pretendo tirar o material do acesso público e voltar a documentar todos os meus novos experimentos.
Esforço vs Retorno
Relembro aqui, que o MyGroupMetrics (MGM) é um de vários projetos que eu estou trabalhando atualmente. Isso significa que meu investimento de tempo é relativamente baixo no projeto – diria que cerca de 2 horas por semana.
“Órbita” de negócios e produtos que estou construindo.
Meu foco é atualmente em construir o ecossistema de Micro-SaaS no Brasil, então neste momento minha estratégia é criar a fundação dos negócios para eles irem crescendo aos poucos.
Risco de plataforma
O MGM tem alguns riscos mapeados de plataforma. O primeiro risco constitui no fato de que usamos uma API não oficial, e isso significa que estamos construindo nossa casa no terreno de outra pessoa.
Outro risco se situa na ideia de que o próprio WhatsApp pode vir a lançar seu sistema de métricas, com a possibilidade de matar o nosso negócio da noite para o dia.
Então, por que decidi construir este projeto?
Porque construir Micro-SaaS não se trata somente de construir empresas que vão perpetuar para a eternidade, mas, sim, trata-se de construir pequenos negócios que gerem valor, e com o objetivo de aprender novas habilidades, além dos ganhos financeiros.
Construir um Micro-SaaS é sempre um laboratório de novos aprendizados.
Por isso, reforço que quanto maior for o risco de plataforma, mais eu recomendo que você pulverize seu esforço. Em vez de colocar todos ovos em uma única cesta, desenvolva outros Micro-SaaS com os quais você possa fazer cross-sell na sua base de clientes atuais.
Como surgiu a ideia do MyGroupMetrics
História longa-curta
Durante a construção da minha Comunidade de Micro-SaaS, eu testei várias plataformas. Uma delas foi o Whatsapp.
Quanto mais crescia minha Comunidade, mais ela morria por dentro. Ninguém conseguia acompanhar 1.000 mensagens por dia.
O pessoal entrava e em alguns dias desengajava.
💡 Foi aí que tive uma ideia: e se eu montar uma ferramenta que gera um resumo de tudo que foi conversado no grupo? Dessa forma, as pessoas conseguem se manter engajadas na comunidade, sem precisar acompanhar o grupo 24/7.
🧠 Convidei o André para entrar comigo nessa, e em alguns dias montamos um bot no Whatsapp que lê as mensagens e usa o ChatGPT para criar resumos. No fim do dia, esse bot gera um resumo dos resumos e envia ao grupo e a todos membros.
Eu sabia que a ferramenta iria viralizar. Ela é seu próprio canal de distribuição.
Todo mundo veria os resumos nos grupos, e assim, consecutivamente, colocariam em vários outros grupos. Foi aí que resolvi fazer um teste.
Liberamos o bot em 9 grupos estratégicos, e em 30 dias a ferramenta estava em mais de 280 grupos resumindo 80 mil mensagens.
🤔 Mas, quem era/é realmente nosso público-alvo? E qual é a nossa proposta de valor?
Para sanar essas dúvidas, decidi desligar o bot em 30% dos grupos a cada 24h.
Pensei: para aqueles que levantarem a mão, vou enviar um link de pagamento no valor de R$ 39. Se o cara vê valor para pagar, vou entrevistá-lo para entender melhor sua dor e como o bot ajuda a resolvê-la.
🤯 Nesse processo, descobri que meu público alvo eram/são infoprodutores e community managers. E a proposta de valor, então, consistia/consiste em ajudar a aumentar o engajamento dos membros (+LTV).
🧑🏽💻 Foi aí que resolvi montar um SaaS em torno do bot, e transformei essa ferramenta em um Micro-SaaS completo.
-> Metrifica o engajamento da comunidade;
-> Mostra os membros mais engajados e menos engajados do grupo;
-> Agenda avisos e mensagens automáticas nas comunidades;
-> Gera resumos de todas as conversas, e mostra os tópicos que mais tiveram engajamento.
Resumidamente, a ferramenta nasceu com a ideia de resolver o problema de engajamento e crescimento de Comunidades no Whatsapp para mim mesmo, e agora resolve isso para o resto do mundo.
Sumário do playbook do MGM
- Como surgiu a ideia
- Construção da hipótese da ideia
- Validação dos 3 pilares principais
- Público-alvo
- Proposta de valor
- Dor (problema)
- Construção e lançamento do MVP
- Transformando um Bot de WhatsApp em um SaaS
- Fazendo pré-vendas sem produto
- Como aproveitar a estrutura de onboarding e suporte para desenhar funcionalidades
- Como precificar e cobrar os beta–testers
- Testes de precificação e a estratégia que utilizamos
- Como evangelizar seus beta-testers (famoso early-adopter)
- Métrica de valor e tempo para valor (a-ha moment)
- Roadmap de funcionalidades público
- Custos e investimentos
- Estratégias de vendas
- Transformando seu suporte em uma arma de vendas
O framework de validação
Este framework que apliquei no MyGroupMetrics é um framework pessoal que utilizo há anos em meus negócios.
Falo bastante sobre ele por aqui e no meu YouTube.
Basicamente, consiste em validar algumas coisas que são essenciais para você fazer um Go to Market (lançamento) de maneira saudável, pois de nada adianta você lançar um produto/MVP (produto mínimo viável) para o mercado e não conseguir fazer nenhuma venda, e/ou ter uma taxa de cancelamento acima de 20% ao mês (ou 240% ao ano).
Nessa etapa, 95% das pessoas acham que precisam delegar as vendas ou achar um sócio comercial, mas, a verdade é que não fizeram um processo de validação correto.
Se você quiser aprender mais sobre meu framework, eu ensino sobre ele, na prática, dentro da minha Comunidade Privada.
A jornada não precisa ser tão solitária. Junte-se a +400 empreendedores e participe dos encontros semanais comigo, eventos de workshop mão-na-massa, além do meu curso completo ensinando meu framework com detalhes. Passo a passo.
Não perca a oportunidade. Nos próximos 2 meses, vou fazer a revisão os valores.
Links do MyGroupMetrics
🧠 Acessar o playbook com +25 páginas de conteúdo
🎥 Preguiça de ler? Tenho uma playlist em vídeo.
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Futuro do MGM
Recentemente, em acordo com meus sócios André e Felipe, decidi recomprar a participação em 100% de meus sócios e assumir totalmente o MGM.
Nos próximos meses, quero não somente pisar no acelerador em novas funcionalidades, mas quero testar outros públicos.
Hoje, o MGM cresce 100% organicamente dentro do próprio WhatsApp.
Por ele ter um coeficiente viral, acaba gerando leads quase que diariamente, mas, nem sempre são bons leads. Muitas vezes, são curiosos e/ou pessoas que não veem muito valor no produto, e isso acaba fazendo com que o churn (cancelamento) fique oscilando continuamente.
Então, minha meta agora é testar um B2B de maior porte. Comunidades com 10, 20, 30 mil membros, com a ferramenta gerando um grande valor para a empresa.
Outro teste que quero fazer é subir o preço para afastar os curiosos, também, e focar em quem realmente vê valor na ferramenta.
Por isso é importante ter tanta clareza sobre sua proposta de valor, afinal, sem saber qual valor ela gera, você nunca vai saber quem precisa dela.