Já ouviu falar no risco de plataforma? Vimos isso recentemente com o Bubble.
Bruno Okamoto
12 Min de leitura

Risco de plataforma

Bem vindos a mais uma edição da minha newsletter que tanto amo escrever. Toda semana é um desafio tremendo encontrar energia, pauta e tempo para conseguir sentar e escrever um artigo de qualidade e rico em informações úteis para vocês, mas, ao mesmo tempo, é algo que eu sinto um enorme prazer em fazer.

Na semana passada, estava navegando em minhas redes sociais, estudando temas que poderia produzir, até que me deparei com o seguinte post:

Cease & Desist (cessar e parar).

Você já ouviu em falar de Risco de Plataforma (plataform risk)? Pois é, é o famoso “construir uma casa no terreno dos outros”.

Quando falamos sobre Micro-SaaS, estamos falando de pequenos (ou micro) produtos, principalmente de nicho. E, muitas vezes, esses produtos acabam sendo construídos em terrenos alheios por já ter um canal de distribuição mais claro, ou pela comodidade.

O que é um risco de plataforma?

O risco de plataforma surge quando você constrói seu negócio ou projeto em cima de uma plataforma para aproveitar seus serviços e usuários existentes. O risco em grande parte surge de duas fontes: da moderação de plataforma e da existência de plataforma.

Um exemplo é quando ocorre uma mudança na forma como uma plataforma modera sua atividade, ou uma alteração na existência da plataforma (seja nos algoritmos ou nas políticas) afetando todos negócios que dependem dela.

Platform moderation risk and platform existence risk

Vamos mais a fundo, com exemplos de moderação de plataforma e riscos de existência de plataforma abaixo.

O que é o risco de moderação da plataforma?

Você já deve ter ouvido falar da companhia Zynga (Farmville, Mafia Wars, etc.), certo? Essa empresa e várias outras possuem diversos produtos (games) no Facebook, produzindo bilhões de receita todos os anos.

Um dia, o Facebook decide mudar o algoritmo que mostra os posts e interações no newsfeed dos usuários, ou, talvez, mudar a dinâmica de interação dos usuários e do modelo de engajamento da audiência, e da noite para o dia essa empresa pode ter um impacto gigantesco em sua fonte de receita.

Essas mudanças podem mudar vidas literalmente da noite para o dia, com um simples apertar de botão, quando e onde quiserem.

E, assim, você pode acabar em uma situação na qual ou você se adapta (com menos receita e, consecutivamente, impactando sua estrutura), ou você paga para seguir no jogo (se houver essa possibilidade, porque muitas vezes não há).

E o pior risco de todos é um dia você acordar e descobrir que sua conta foi banida, matando seu negócio da noite para o dia.

O que é o risco de existência da plataforma?

Com tantas novos negócios surgindo na internet todos os dias, tantas Startups pegando milhões de reais em captação de investimento e com super campanhas de marketing, eventualmente acabamos impactados por algum hype de ferramenta, e incluímos ela em nossos negócios no dia a dia – podendo até montar uma empresa inteiro em cima dessa ferramenta, ou seu marketplace.

Mas, o tempo é cruel, e às vezes acaba com os negócios mais bem capitalizados, mesmo que tenham captado milhares de reais.

E você lá, construiu seu negócio, sua audiência, seu canal de distribuição inteiro em cima dele. E sabe o que? Isso é mais comum que você pensa. Lembra do Vine que foi desligado? Lembra do Google+ que também foi? Ou do MySpace? Orkut? Ou até a questão do TikTok sendo ameaçado de ser desligado nos Estados Unidos, em 2020.

O desafio de tantas novas tecnologias e produtos surgindo é que, muitas vezes, essas empresas, com o tempo, não sobrevivem, e, quando temos nossas casas construídas 100% em terreno alheio, corremos o risco de deixar de existir da noite para o dia, assim como qualquer negócio no mundo.

Quais são os principais riscos para um Micro-SaaS?

Perder sua audiência

Digamos que você montou seu negócio dentro do Instagram e, da noite para o dia, há mudanças no algoritmo ou você tem sua conta banida.

Nesses casos, você teria que correr e montar uma audiência em outro negócio, e isso toma tempo, e vai afetar suas vendas.

Perder um canal de vendas

Perder audiência ou um canal de vendas é algo crítico quando não se tem outros canais ou uma diversificação de público.

Perder um canal de vendas é mais comum do que você pensa, você pode simplesmente ser banido da Google Play Store ou da Apple Store, ou sua extensão pode deixar de existir no Shopify, no WordPress.

Já pensou?

Risco financeiro

Você investe anos em uma plataforma, pagando por tráfego para montar uma audiência e, de repente, essa plataforma deixa de existir.

Risco de mercado

Você lança um App para uma ferramenta que não consegue ganhar mercado e, consecutivamente, tem poucos clientes, limitando seu campo de atuação e expansão.

Risco de custo

Você está monetizando seu aplicativo via um marketplace de terceiro que, até então, te cobrava uma mensalidade para estar lá. E, da noite para o dia, eles mudam a forma de cobrança e passam a recolher uma % em cima das vendas. E agora?

Vimos esse exemplo recentemente com a ferramenta Bubble, que mudou de valor fixo para variável, fazendo a comunidade ficar desesperada para entender como isso impactaria em seus negócios.

Risco competitivo

Seu negócio está crescendo lentamente em uma plataforma e, de repente, um concorrente aparece e cresce mais rápido do que você. Isso acontece principalmente em empresas que migram de tecnologia, e as empresas mais antigas, construídas em cima da plataforma legada, tem que correr para se adaptar ao novo.

Enfim, poderia citar vários tipos de riscos aqui, mas, a mensagem que ficou está super clara. Então, vamos pensar em como mitigar esses riscos.

Como mitigar esses riscos desde o primeiro dia?

Diversifique sua audiência

Não construa sua audiência 100% em um canal. Por exemplo, se você usa o Instagram ou o YouTube para gerar leads para seu negócio, considere ter sempre duas ou três plataformas.

Diversifique seus canais de venda

Não dependa exclusivamente de um único canal ou plataforma para ter todas suas vendas. Desde o primeiro dia que você lançar um projeto, teste sempre vários canais. É muito importante no longo prazo testar outros canais.

Seja dono dos dados

Transforme sua audiência, seus leads em dados. No mundo das crypto existe um ditado assim:

“Not your keys. Not your coins”

Sem a chave de acesso, as moedas não são suas.

Por exemplo, eu tenho um canal no YouTube que cresce muito mais rápido do que esta newsletter. Este vídeo que fiz de um estudo de caso foi viral, e ele trouxe mais seguidores para meu canal do que em 6 meses consegui na newsletter.

Mas no final do dia, não tenho controle sobre minha audiência no Youtube.

O que eu tento fazer sempre é trazer todas as pessoas de volta para o Substack. Aqui é minha plataforma principal, mesmo não sendo a líder de mercado (correndo o risco de deixar de existir da noite para o dia), mas, eu tenho acesso a todos os dados, emails e informações dos leitores.

Isso me permite exportar os dados e começar em outra plataforma se eu precisar. Eu controlo minha audiência aqui.

Tenha outros produtos

Um caminho para um Indie Hacker diminuir seu risco é diversificar seus produtos, e construir outros Micro-SaaS em outros canais e plataformas.

Não colocar todos os ovos em uma cesta permite pulverizar o risco no médio/longo prazo.

Tenha um portfólio de Micro-SaaS.
Esse é, inclusive, um dos melhores conselhos que eu lhes dou aqui nesta edição.

Acompanhe de perto as mudanças na plataforma

Acompanhe as políticas da plataforma e as mudanças que são feitas regularmente. Seja proativo na abordagem de qualquer mudança que possa afetar o seu produto. Se possível, participe de fóruns e grupos de discussão em que você possa discutir as mudanças com outros desenvolvedores.

Você pode acompanhar em grupos do Facebook, Linkedin ou simplesmente via RSS. Não seja pego de surpresa e esteja um passo na frente, sempre.

Algumas dicas de outros Indie Hackers

  1. Diversifique suas plataformas: Não dependa de uma única plataforma para gerar toda a sua receita. Se possível, construa seu produto em várias plataformas. Isso pode incluir a criação de extensões de navegador para navegadores populares, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis em várias lojas de aplicativos, bem como a hospedagem do seu produto em diferentes plataformas de nuvem.
  2. Mantenha contato com seus clientes: Certifique-se de que seus clientes tenham uma maneira de entrar em contato com você que não dependa da plataforma. Isso pode ser por meio de uma lista de email ou redes sociais. Dessa forma, se algo acontecer com a plataforma, você ainda poderá manter contato com seus clientes e trabalhar para resolver qualquer problema.
  3. Faça backups regularmente: Certifique-se de que tem backups do seu produto em um lugar seguro e fácil de acessar. Isso é particularmente importante se você está construindo em uma plataforma que não oferece backup automático.
  4. Esteja preparado para se mudar rapidamente: Se a plataforma mudar suas políticas ou se você tiver algum problema com a plataforma, esteja preparado para mudar rapidamente. Tenha um plano de contingência em vigor para mover seu produto para outra plataforma, se necessário.
  5. Mantenha-se em contato com outros desenvolvedores: Esteja em contato com outros desenvolvedores que estão construindo produtos semelhantes. Eles podem ter insights valiosos sobre como lidar com os desafios da construção em plataformas terceiras, e podem ser capazes de ajudá-lo a se preparar para mudanças futuras.

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