Síndrome de impostor: por que um empreendedor generalista tem mais chances de sucesso como solo founder de Micro-SaaS?
Bruno Okamoto
10 Min de leitura
Como funciona a síndrome do impostor no empreendedor de Micro-SaaS

A síndrome do impostor do criador de Micro-SaaS

Durante minha semana tenho o hábito de conversar diariamente com as pessoas da minha comunidade. Todos os dias me surpreendo com o nível das pessoas e com tamanha experiência que todos têm – cada um com suas especialidades e habilidades.

A maioria ainda na fase de ideias e MVP, e outros vivendo da renda do seu próprio Micro-SaaS. Com o tempo e depois de tantas conversas, você começa a notar padrões entre os empreendedores e um dos mais que tenho visto é a síndrome do impostor. Ai a ideia deste artigo e um gentil lembrete.

O que é a síndrome do impostor?

De forma resumida a síndrome do impostor é um fenômeno psicológico no qual as pessoas duvidam de suas próprias habilidades. Muitas vezes, elas acreditam que o sucesso, se deve em grande parte ao acaso ou à sorte, e não somente a sua própria competência, esforço ou habilidade.

Isso faz com que as pessoas desvalorizem suas capacidades, evitando desafios ou oportunidades, podendo até às vezes temer serem expostas ou desmascaradas como “fraudes”.

Loucura né? Mas aposto que muitos de vocês estão lendo isso e se identificam de alguma forma. Para fins de curiosidade li que existem estudos que sugerem que mais de 70% podem experimentar este sentimento de fraude em algum momento de suas vidas.

A auto-sabotagem dos empreendedores de Micro-SaaS

O fato de a grande maioria dos empreendedores de Micro-SaaS trabalham sozinho, e empreender se torna uma jornada muito solitária. Às vezes fica difícil entender se estamos no caminho certo ou no errado, e a falta de feedback pode limitar nossa percepção de conquista e auto-realização.

Pesquisa realizada na comunidade recentemente.

Os principais motivos que levam os empreendedores a se sabotarem:

  1. Desafios técnicos e auto-dúvida: empreendedores de Micro-SaaS trabalham sozinhos ou em equipes enxutas e por natureza precisam ser autossuficientes e desempenhar múltiplas funções, tais como programação, marketing, design, suporte ao cliente, etc.. Isso pode levar à insegurança sobre suas habilidades em cada uma dessas áreas, criando a auto-dúvida.
  2. Lançamento de produto: O lançamento de um novo produto sempre é um momento de alta expectativa. Mas muita gente trava até antes de chegar no lançamento por conta do medo de fracassar. Essa barreira mental pode fazer com que os empreendedores fiquem presos a ciclos de aperfeiçoamento de produto intermináveis ou adiem demais seus lançamentos, perdendo oportunidades valiosas de mercado.
  3. Ter dúvidas constantemente sobre sua ideia: Essa é uma das barreiras que mais escuto e vejo na comunidade, onde os empreendedores constantemente se questionam sobre a originalidade ou valor das suas ideias.
  4. Exigência de constante aprendizado: Mudanças constantes no mercado, na tecnologia, nas linguagens de programação ou em frameworks. Essa mudança repentina e as novas tendências de mercado se tornam exigências que podem fazer o empreendedor se sentir incapaz ou despreparado para enfrentar desafios.
  5. Medo do fracasso: O medo de não atender às expectativas, não ser capaz de sustentar o negócio ou se achar que sua ideia é ruim, e consecutivamente as pessoas vão achar que ele é um empreendedor ruim, pode alimentar a síndrome do impostor.
  6. Resistência a promoção e networking: Muitos empreendedores podem sentir-se desconfortáveis ao expor, promover seu trabalho nas redes sociais ou networking. Isso acaba fechando muitas portas e tornando a jornada mais longa.

É curiosamente bizarro como o ser humano consegue construir paredes e impor limites, quando na verdade nossa criatividade e poder de construir é praticamente infinito.

Na prática, o que isso significa

Em nossa comunidade, 77% das pessoas ainda estão no início da sua jornada. Isso significa, na prática, que todo mundo tem uma barreira para quebrar – que é a do lançamento do seu produto.

A parte mais difícil de começar e lançar um Micro-SaaS, seja você desenvolvedor ou de negócios é a barreira de lançar seu projeto. Isso de longe, vai ser seu maior desafio e tudo depende exclusivamente de você. Famoso de 0 a 1.

Você faz parte dos 37% que já sabem o que vão construir? Então conheça nosso EBOOK com um passo a passo para te ajudar a validar sua ideia e lançar seu Micro-SaaS.

Como validar um Micro-SaaS

De 0 a 1 é a parte mais difícil da jornada

É normal ter dúvidas. O primeiro projeto é sempre o mais difícil. Faz parte do jogo. São poucos que já começam um Micro-SaaS conhecendo os caminhos. E para chegarem nessa etapa da jornada, é porque já caminharam muito.

Mas não esqueça: quando você lançar seu primeiro, você vai aprender várias lições de vida. No segundo, esses aprendizados se tornarão em caminhos mais curtos ao sucesso, e assim por diante.

O que importará é que você montou, lançou e aprendeu com esse processo.

Existe uma grande diferença entre montar um produto e montar um negócio

Montar um produto é uma habilidade técnica, dentre várias outras habilidades. Todo desenho de processo, fluxos, automações, integrações – tudo parte do mesmo pacote técnico.

Agora, você precisa aprender sobre marketing, vendas, otimizações, sociedade, financeiro, fiscal entre várias outras novas habilidades.

Elas não acontecem da noite para o dia. Talvez, você até dê sorte em lançar um projeto e conseguir crescer rápido em algum canal. Talvez você demore 2 anos para conseguir atingir um faturamento “ok”. Independentemente do caminho, o maior desafio ainda é lançar e todos os dias continuar fazendo alguma coisa para melhorar e crescer seu projeto, mesmo que seja menos execução e mais estudo.

Montar um negócio é uma arte. Essa é a maravilha de construir um negócio calmo. É dar um passo para frente todos os dias, curtir a jornada e saber que seu ROI (retorno de investimento) não é apenas financeiro, mas também para sua carreira.

Algumas dicas que já recebi de outros empreendedores

  1. Está com uma ideia parada na gaveta? Vá lá e faz. Mesmo que seja algo simples e com concorrentes.
  2. Tem um projeto que você curte muito lá de fora e acha que ele funcionaria no Brasil ou para outro nicho? Inspire-se e faça um por aqui.
  3. Um amigo ou um membro da comunidade te convidou para montar uma ideia e você curtiu mas não entende nada de sociedade? Arrisque. Só assim, você vai descobrir e aprender.
  4. Não encontrou a ideia perfeita ainda? Pare de procurar e faça algo simples. Use o Product Hunt ou o portal do Indie Hackers como fonte de inspiração
  5. Não sabe desenvolver, ou não entende de marketing? Se tiver tempo, aprenda o básico e comece por ai. Escreva 1 artigo por semana. Faça o curso do Renato Asse sobre Bubble (ferramenta no-code). Essas habilidades serão importantes na sua carreira como Indie Hacker.
  6. Não tem dinheiro ou tempo para começar? Estude ou terceirize. O mais difícil é começar.
  7. Tem medo das pessoas te julgarem? Não tenha. No fim do dia a opinião dos outros é irrelevante para seu side project. E no final você vai ganhar uma grana e eles não 🤷🏽
  8. Acredita não ser bom o suficiente para desenvolver um produto? Pensa duas vezes. Qualquer um pode aprender hoje em dia, ainda mais nesse momento com as AI (inteligência artificial) tomando força.
  9. Acha que tá muito velho para aprender algo novo? Não está. Os maiores empreendedores do mundo começaram depois dos 50.
  10. Não é de tecnologia? Eu também não. E mais 25% da comunidade também não. E mesmo assim, aqui estamos construindo projetos.

É dar um passo para frente todos os dias, curtir a jornada e saber que seu ROI (retorno de investimento) não é apenas financeiro, mas também para sua carreira.

Estudamos e tiramos diplomas, investindo ano após ano em estudos para conseguir um certificado que, no final do dia, diz que você tem experiência com isso ou aquilo.

Montar um Micro-SaaS é o seu certificado. Você pode estudar a teoria ou até mesmo construir um de uma super ideia. Mas a verdadeira experiência de construir um negócio vem da prática – e essa precisa acontecer todos os dias.

Engavetar projetos, menosprezar ideias ou procurar o produto perfeito não vai te dar seu diploma no final do curso, mas lançar um projeto e dar a cara a tapa, sim

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