Como descobrir se o seu negócio é uma Startup ou um Micro-SaaS?
Na última semana, participei do Startup Summit, e conversei com dezenas de empreendedores de Startups. E a conclusão a que cheguei?
Empreendedores da Comunidade PRO. Foto de milhões 🙂
A grande maioria das empresas que estavam lá são Micro-SaaS e não sabem disso.
Resolvi escrever este artigo simples e direto para mostrar a comparação entre uma Startup e um Micro-SaaS.
ps: vou pular o óbvio sobre o que é uma Startup e um Micro-SaaS.
1. O mindset
Tudo começa com o mindset correto. Enquanto um busca construir um negócio “calmo”, o outro busca crescimento.
- Startup: construir uma grande empresa, crescer, e se tornar uma referência no mercado. Construir um negócio de longo prazo que, um dia, irá abrir capital ou ser adquirido.
- Micro-SaaS: construir um negócio pequeno, no tempo livre, que resolva uma ou duas coisas muito bem, para um grupo específico de pessoas – um lifestyle business.
O mindset é o principal fator que define a diferença entre uma Startup e um Micro-SaaS.
No fim do dia, é sempre a decisão do empreendedor de que tipo de negócio quer construir.
2. Tempo de execução e ciclo de venda
O produto vai amadurecendo com o crescimento e com a injeção de capital, porém, os Micro-SaaS tendem a focar mais nas vendas do que no produto.
- Startup: quanto mais seu negócio cresce, maior é o seu ciclo de desenvolvimento, e mais robusto se torna seu produto.
- Micro-SaaS: é desenhado para ser ágil, com ciclos curtos, e com baixo risco para pivotar.
Outro ponto é o foco do nicho.
Quanto mais nichados são seu público e seu mercado, mais simples será desenvolver as “core features”. Já em um mercado muito aberto, e com alta concorrência, ter um produto robusto é um baita diferencial competitivo.
3. Construir a casa no terreno dos outros
Tecnologia e Propriedade intelectual são cruciais nas empresas. Grande parte do valuation vem da tecnologia do negócio.
- Startup: para uma Startup, escalar é fundamental. Construir uma casa no terreno dos outros é um risco muito grande, e afeta diretamente o valuation do negócio. Por exemplo, construir uma empresa em cima de uma API não oficial do Whatsapp.
- Micro-SaaS: para o Indie Hacker, tanto faz construir sua casa no terreno dos outros, ou no seu próprio terreno. Tecnologia é só um meio para um fim, e os projetos não são criados pensando em valuation, mas, sim, em captar dinheiro – sabendo do risco de o negócio morrer no dia seguinte.
4. Seu objetivo pessoal e momento de vida
Os objetivos e o momento da jornada influenciam diretamente na decisão do empreendedor.
- Startup: busca o sonho grande de um dia vender sua empresa ou fazer um exit. É a aposta de longo prazo. Para crescer, precisa mergulhar com corpo e mente. Seu maior foco compreende construir uma empresa de sucesso, contratar gente boa, e ter um produto matador.
- Micro-SaaS: o objetivo é manter os custos baixos, a operação enxuta, e com o crescimento controlado ao longo do tempo. O produto não precisa ser matador, e a equipe não precisa ser a melhor.
Se você não está em um momento para arriscar, para mergulhar de cabeça no projeto, isso vai impactar diretamente no crescimento do seu negócio.
5. Visão de investimento vs retorno no bolso
Eis a questão que todo empreendedor precisa decidir em algum momento.
“Você prefere ser rico ou ser REI?”
- Startup: busca o caminho do VC-path, ou seja, busca financiamento externo para crescer seu negócio. Esse caminho é o mais conhecido pelo mercado e é, até então, o mais almejado.
- Micro-SaaS: prefere um caminho mais solo (boostrapped), e prefere utilizar o próprio caixa para crescer seu negócio, sem trocar participação societária por dinheiro.
Ser rei significa que você vai dar “all-in” no seu negócio. Todos os ovos em uma cesta. Apostar em se tornar líder no longo prazo, e construir uma empresa grande e de sucesso.
Já o rico pensa em construir um negócio rentável desde o primeiro dia, não almeja liderança no longo prazo, e pensa em jogar o jogo no tempo dele.
Ambas as visões estão corretas. Que tipo de visão você tem sobre o seu negócio?
6. Modelo de crescimento
Enquanto um foca em capturar mercado, o outro foca em capturar valor para o seu próprio bolso.
- Startup: focada em um crescimento escalável e exponencial, muitas vezes exigindo rounds de financiamento de investidores, expansão para novos mercados, e contratação de equipes grandes para sustentar o crescimento.
- Micro-SaaS: o crescimento é intencionalmente limitado e controlado, sendo muitas vezes operado por uma equipe pequena, ou até mesmo uma única pessoa. O objetivo é manter os custos baixos, a operação enxuta, e o controle total do produto.
Ou seja, um foca em crescer a qualquer “custo”, enquanto o outro foca em crescer de forma controlada.
Um excelente exemplo disso é o case do Meu James, que fatura R$ 150k ao mês, enquanto os sócios trabalham full-time em seus empregos.
7. ICP e canais de distribuição
Em tese, o tamanho da empresa e o canal de vendas não faz diferença em relação a ser uma Startup ou um Micro-SaaS, porém… existem algumas variáveis nessa conta.
- Startups: preferem clientes de ticket médio alto. Normalmente, focam em B2B mid-market/enterprise. O modelo favorito de vendas é sempre o Sales-led growth.
- Micro-SaaS: costumam ser produtos mais “self-service”, como freemium ou free trial. Os donos de Micro-SaaS, em sua maioria, têm preferência por ciclos curtos de vendas, pois dependem exclusivamente do caixa para sobreviver.
Outro caminho, também, pouco escolhido pelos donos de Startups, é o founder-led growth, que está se tornando cada vez mais comum entre os empreendedores de Micro-SaaS que buscam construir um portfólio de vários projetos.
8. Diversificação de produtos e foco
- Startups: a maior parte das Startups focam em construir um super produto, que, com o tempo, cresce e vai ganhando mercado. Raramente, diversificam fonte de receita por medo de perder o foco.
- Micro-SaaS: buscam pulverizar renda e risco. São negócios de nicho e, por isso, acabam sendo muito “sensíveis” às mudanças de mercado, ou por construir a casa no terreno dos outros. Nesse caso, os empreendedores, em sua grande maioria, preferem diversificar risco… e renda.
É comum as Startups oferecerem serviço embutido em seus negócios, mas, são raros os casos em que se constroem múltiplos produtos e, às vezes, até para mercados diferentes.
Já para os Indie Hackers, a diversificação faz parte da jornada. A grande maioria prefere ter um portfólio de Micro-SaaS.
Resumo
- Mindset: um foca em ser grande, e o outro em ser lucrativo.
- Tempo de execução e ciclo: um foca em montar produtos robustos, e o outro em ser ágil e simples.
- Construir a casa no terreno dos outros: um preza por ter toda a tecnologia dentro de casa, e o outro constrói para vender e fazer caixa.
- Seu objetivo pessoal e momento de vida: um precisa largar o emprego e apostar 100% no negócio, e o outro monta seu negócio paralelamente a sua atividade.
- Investimento vs retorno no bolso: um aposta no futuro, e o outro aposta no presente.
- Modelo de crescimento: um aposta no caminho de financiamento externo, e o outro foca em ter uma parte da receita no bolso.
- ICP e canais de distribuição: um foca em high ticket e sales-led, enquanto o outro busca vendas mais low-touch, e preferencialmente orgânicas.
- Diversificação de produtos e foco: um foca em montar um produto robusto que resolve vários problemas muito bem, enquanto o outro procura montar vários produtos para resolver poucos problemas bem.