O Laboratório de Micro-SaaS
A tese de ter um portfólio de Micro-SaaS
Na semana passada saiu uma entrevista com o Renato Asse sobre ter um portfólio de Micro-SaaS. Essa entrevista foi super divertida de gravar e gerou uma enorme repercussão entre as comunidades.
Como surgiu a visão do portfólio
A ideia de montar um portfólio de Micro-SaaS começou no ano passado, quando eu estava pesquisando sobre empreendedores seriais que tinham vários pequenos negócios bootstrapp (ou conhecidos como lifestyle business).
A partir dessa pesquisa, acabei conhecendo o mundo do Micro Private Equity e as startups de M&A que estavam surgindo como MicroAcquire, democratizando e simplificando todo o processo de comprar e vender produtos digitais.
Foi aí que me deu um estalo: se temos quase 14 mil startups no Brasil e menos de 30% delas capta investimento, o que será que acontece com as que não dão certo?
Os fundadores poderiam vender suas operações em plataformas de M&A, não sair do prejuízo e ainda ter o “carimbo” reputacional de ter vendido seu negócio? win-win.
Com essa visão, surgiu a primeira tese de ter um portfólio de Micro-SaaS e assim comecei essa newsletter.
Um portfólio de pequenas apostas
Passei 10 anos construindo minha startup EUNERD, uma empresa que já cresceu e caminha sozinha. Agora, quero passar os próximos 10 construindo um portfólio de pequenas apostas e não fazer mais “all-in” em um único negócio.
Eu entendo que montar um portfólio de pequenas apostas é demorado. O SEO por exemplo, não acontece da noite para o dia mas o benefício de ser um MicroSaaS é que o tempo passa a ser seu aliado.
Por isso a importância de se ter uma “nave mãe” operando – um ativo consolidado e que me trouxe toda experiência necessária para fazer as coisas com calma.
Por isso eu digo: construir um Micro-SaaS é construir um negócio calmo. Ter um portfólio é um jogo de longo prazo. E existem diversos caminhos..
O mercado internacional tem suas teses também
Descobri várias teses diferentes de novos empreendedores e investidores sobre ter um portfólio de Micro-SaaS. Na foto abaixo por exemplo, comprar e montar um portfólio de MicroSaaS é parecido com investimento imobiliário.
Para a Xo Capital, comprar Micro-SaaS é muito parecido com investimento imobiliário.
Passei meses conjecturando alguns modelos de negócios sobre como fazer isso no Brasil, e essas são algumas ideias que tive no caminho:
- Comprar startups early-stage
(não é o timing no BR); - Montar uma plataforma de M&A estilo MicroAcquire
(não é o timing no BR); - Montar uma empresa que sejaum “host” de SaaS para investidores. Eles compram os produtos e nós fazemos a manutenção em troca de um take-rate (
complexo demais); - Investir e pegar pequenos “take-rates” de dividendos de Micro-SaaS
(estou testando); - Comprar e vender faturamento de Micro-SaaS através de tokens e NTF
(acho que o mercado é muito incipiente); - Construir um centro de serviço compartilhado com troca de equity
(ainda não tenho um funil grande o suficiente mas acho vou testar ela em breve);
Cheguei, inclusive, a montar um backlog para documentar todo o processo de validação e braindump, com o objetivo de escrever um livro sobre como surgiu e como validei a construção de um negócio que não existe mundo afora (que vai crescer e ser muito foda).
ps: te interessa saber mais sobre as teorias e validações que montamos?
Construindo uma empresa de Micro-SaaS – Watch Video
A comunidade/audiência é a sustentação do portfólio
O principal pilar para se ter um portfólio de Micro-SaaS é montar uma audiência ou comunidade.
O famoso “Scratch your own itch” se torna mais fácil quando você tem uma audiência. Todos meus benchmarks que estudei para montar um portfólio de Micro-SaaS tem uma comunidade em torno do empreendedor ou da tese de negócio, sem excessão.
Imagina se tivesse passado por todas essas validações de ideias e projetos sem ter uma comunidade para consultar e testar?
Por isso a importância de se ter produtos simples, que resolvam um ou dois problemas e que as vendas sejam o mais “low touch” possível.
Você precisa ser rápido em entender a proposta de valor do seu público.
Veja seu Micro-SaaS como um laboratório
Construir um negócio é um aprendizado magnífico.
Não tem um dia em que você não aprenda uma coisa nova – seja sobre vendas, marketing, produto, clientes, suporte, processos… e assim por diante.
Agora, imagine você ter que passar por todas essas experiências com vários projetos ao mesmo tempo? Como distribuir seu tempo e manter sua motivação?
Não existe renda passiva. Não existe atalho. Existe consistência e perseverança.
A maravilha de você construir um projeto que, na sua essência, nasce micro, é que você não precisa se preocupar em correr contra o tempo para fazer algo. E construir negócios calmos te ajuda a manter consistência.
Um Micro-SaaS é um laboratório perfeito para você testar novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Sabe programar? Ótimo! Agora, qual é a próxima habilidade que você quer aprender? Por exemplo, você não precisa “procurar uma ideia”, você pode montar um Micro-SaaS em cima de volume de pesquisas no Google (veja este case).
Você sabe sobre marketing? Você pode aprender no-code montando um Micro-SaaS.
Construir um portfólio de Micro-SaaS é uma tarefa de repetição
Depois que você aprender o básico de lançamento e tração, você tem a etapa de unir o tráfego do seu portfólio (criar MicroSaaS exclusivamente para gerar trafego, por exemplo para seu projeto principal) e ter uma boa cadência de produção de conteúdo para sua audiência ou comunidade.
Uma vez que você aprende o processo de construir e lançar rápido para sua própria base, a roda começa a girar.
Dica bônus: Você não precisa de sócios agora
Porque, se você ainda não tem essa experiência de construir e lançar um Micro-SaaS, ter um sócio pode te tirar essa oportunidade de aprender algumas lições importantes no início. No final do dia, trate seu Micro-SaaS como um laboratório e não exclusivamente como uma fonte de renda.
Você pode se surpreender com o resultado!
Remember: Ramen profitable means a startup makes just enough to pay the founders’ living expenses. The main importance of ramen profitability is that it buys you time.