O que aprendi analisando os Micro-SaaS que mais faturam da comunidade
Desde abril de 2022, quando comecei a primeira edição desta newsletter e a comunidade no Telegram, converso diariamente com os empreendedores. Produzir conteúdo é estar imerso no ecossistema de Micro-SaaS, criando conexões, aprendendo com os outros, gerando negócios e ajudando as pessoas.
O ecossistema como um todo é fruto de muita imersão e conexão que troquei com as pessoas, sem esperar nada em troca. Quando a troca é genuína, todos ganham.
Essa imersão no meio de tantos empreendedores e muita reflexão, alinhados a minha experiência, me fizeram enxergar, em um tom único, essas lições, e traduzir em conteúdo, para então abrir a cabeça da galera sobre este novo mundo conhecido como a Nova economia do Micro-SaaS.
Eis que nessa imersão eu conversei com centenas de empreendedores dos mais diversos patamares, as quais, somadas, passaram de +100 projetos que tive a oportunidade de conhecer.
Pontos que eu analiso nos empreendedores/projetos
- Tento genuinamente conhecer o empreendedor e sua história;
- Busco ter uma perspectiva 360 do negócio;
- Entendo qual problema ele resolve e como ele ganha dinheiro;
- A visão dele sobre o mercado.
E eis os principais aprendizados dos maiores e mais lucrativos projetos da comunidade.
Aprendem a vender desde cedo
Todos os empreendedores de Micro-SaaS que faturam alto tem uma coisa em comum, sem exceção: sabem vender.
E, apesar de ser uma coisa extremamente óbvia e de todo mundo falar sobre isso o tempo inteiro, eu percebo que muitos empreendedores se sabotam durante a jornada e focam muito no que gostam de fazer, acabando por procrastinar naquilo que não gostam, o que muitas vezes acaba sendo vender.
Vender é, de forma unânime, a coisa mais importante em todas as minhas reflexões sobre Micro-SaaS.
Canal de distribuição ou produto. E como isso impacta seu Micro-SaaS
Canal de vendas é tudo
A maioria dos projetos com maior faturamento tem sua geração de leads através de tráfego pago. É um canal previsível, e funciona bem como primeiro canal, na grande maioria das vezes.
Outros canais que vejo frequentemente sendo utilizados: SEO, afiliados e parcerias com micro influenciadores, e algumas estratégias menores de cauda longa, como venda de infoprodutos.
Ando notando, nos últimos meses, muito interesse dos profissionais de marketing sobre o tema de Micro-SaaS/SaaS.
Muita coisa interessante pode acontecer quando se junta um profissional técnico e um comercial. Estou ansioso pelos grandes projetos que vão surgir dessas parcerias na comunidade nos próximos meses.
Deixo aqui uma dica para estes profissionais que estão começando nesta jornada.
O que você precisa saber para começar um Micro-SaaS
Os empreendedores são generalistas
Construir um negócio e escalar uma empresa requer uma compreensão (mesmo que mínima) de determinadas áreas de experiência de um negócio, como gestão de caixa, impostos, suporte, vendas, funil, comunicação, segurança, etc.
Eu não estou falando de hard-skills, como saber desenvolver ou montar uma campanha no Google Ads, mas, sim, de conectar as áreas e processos, e fazer seu negócio funcionar.
Mesmo que você não tenha interesse ou experiência no tema, para terceirizar o serviço você precisa ter ideia do que é e de como funciona, caso contrário, como você vai medir a qualidade do serviço prestado?
Todos os Micro-SaaS que faturam +R$ 100k MRR tem sócios
Só na comunidade privada temos 4 empreendedores que faturam +R$ 100 mil/mês. Mesmo que o Micro-SaaS tenha sido concebido por apenas um empreendedor, na jornada do projeto ele trouxe um sócio à bordo.
Ter um sócio ajuda no compartilhamento de decisões, na dividisão de responsabilidades, na mitigação do tempo investido para dominar determinadas funções, e deixa menos solitária a jornada, entre outros benefícios.
Não é uma regra ter sócios, mas a jornada fica mais fácil e encurta caminhos. Só não esqueça de ter um bom acordo de sócios e de ter muito claro quais as responsabilidades de cada um desde o primeiro dia.
Governança, parcerias, negócios e Micro-SaaS
Os projetos mais lucrativos que conheci foram feitos em menos de 1 mês
Os empreendedores que mais ganharam grana na comunidade fizeram o projeto em menos de 1 mês.
Inclusive, o empreendedor da comunidade que mais faturou (+R$ 500 mil em menos de 30 dias) fez o MVP em 2 semanas (veja a live com ele aqui).
A grande maioria dos Micro-SaaS de sucesso foram desenvolvidos com o MVP sendo realizado em paralelo à validação. Os empreendedores lançam rápido, pegam feedbacks e vão itinerando o MVP até chegar em um modelo funcional, para depois fazerem um Go to Market mais robusto.
Deixo aqui um artigo para ajudar quem ainda está na etapa de pesquisa de público-alvo.
Como descobrir seu público-alvo e nichar seu Micro-SaaS
Os projetos de maior crescimento fizeram uma boa lição de casa com SEO
Acredite se quiser, mas, curiosamente, os maiores projetos B2C da comunidade surgiram como um experimento de um empreendedor curioso que queria aprender sobre SEO e fez um “produtinho” para aprender com isso. Veja este exemplo.
Lembre-se antes de construir sua solução de entender se existe espaço para construir uma estratégia de cauda longa de palavras chaves com SEO.
É por isso que eu reforço a ideia de tratar seu Micro-SaaS como um laboratório de experimentos. O retorno não precisa ser somente financeiro.
Passo a passo de como construir um Micro-SaaS de cauda longa usando SEO
Os pilares de um Go To Market de sucesso
O que todos fazem muito bem no lançamento do seu negócio é:
- Ter muito bem definido o público-alvo;
- Saber como chegar no público (distribuição);
- Oferecer um suporte bom e rápido.
Se você acertar essa equação desde o início do seu MVP, parabéns! Você tem um Micro-SaaS de sucesso. Essa conclusão é tão clara que falo muito dela em meus conteúdos.
Fale mais com clientes e faça menos funcionalidades.
A maioria dos primeiros clientes de todos os projetos vieram da prospecção fria e boca a boca, seguido por trafego pago e depois canais orgânicos.
De 0 a 1 é mais difícil do que de 1 a 2
Uma coisa que notei em várias conversas é que os empreendedores sempre trazem as lembranças dos primeiros clientes e de como foi difícil essa etapa de chegar no seu público. São testes atrás de testes em busca do famoso Product Market-fit.
De longe, essa é a etapa em que os empreendedores mais investiram tempo. Eu não perguntei exatamente quanto tempo cada um levou, mas, se eu pudesse “chutar” uma média geral, eu diria que durou entre 2 a 6 meses esse estágio de busca pelo fit.
Por isso quando você estiver lançando seu primeiro Micro-SaaS não crie expectativas. O processo é lento e a curva de aprendizado é grande.
Métricas e Marketfit de Micro-SaaS
Os projetos mais bem sucedidos eram de nicho
Exceto o projeto do Rifa Digital, do Marcos Vinicius, que é um projeto mais “aberto”, digamos, apesar de rifa ser um nicho de jogos, todos os projetos são focados em algum tipo de nicho.
- Meu James: pequenos provedores de internet no interior;
- Filtrify: afiliados;
- Coredacao: alunos do ENEM;
- EasyRetro: Times de desenvolvimento de grandes empresas;
- Kitdodesignercatólico: Kit de artes para igrejas católicas.
Os maiores Micro-SaaS de 2023 tem AI
Se você acha que o hype da AI já passou, então você está enganado. Os maiores projetos que vi neste ano são de AI.
Todos eles nasceram e cresceram rapidamente. O segredo? A combinação de fatores que mencionei nos pontos acima, dentro de um nicho.
LearningStudioAI, do Maurício Pradella.
A grande maioria pivotou pelo menos 1x
Se você acha que o sucesso acontece da noite para o dia, ou que em 30 dias você vai faturar R$ 20k por mês, então você está no ramo errado.
Nenhum dos maiores projetos da comunidade acertaram de primeira seu modelo de negócio. Todos tiveram que mudar a direção alguma vez, seja no modelo operacional, no pricing, no público alvo, etc.
Depoimento recente do Giancarllo com seu Micro-SaaS CoRedacao (adicionando AI no seu core business)
Algumas referências da nossa comunidade
Você encontra todos esses empreendedores tanto na nossa comunidade aberta como na privada, onde conversamos diariamente em um grupo privado, no Telegram.
- Clonou, Meugrupovip: R$ 100k+
- MeuJames: R$ 100k+
- Coredacao: R$ 20k+
- Filtrify: R$ 500k+
- EasyRetro: N/A
- LearningStudioAI: R$ 30k+
- ClariceAI: R$ 30k+
- Changelogfy: R$ 15k+
- MyGroupMetrics: R$ 1k+ 😅 (nosso MicroSaaS)